O Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro. Separamos as melhores estratégias para você ter sucesso e aumentar as vendas na data.
A sua empresa comemora o Dia do Cliente? Sem dúvidas, um dos segredos para o sucesso de um negócio é ter um bom relacionamento com quem compra nele.
Segundo pesquisa realizada Bain&Company, clientes fidelizados compram 67% a mais que novos compradores, o que mostra a importância de se dar uma atenção especial a quem, de fato, é cliente do seu negócio!
E que momento seria melhor para mostrar que você valoriza o seu comprador, principalmente os mais recorrentes, do que um dia dedicado só ao seu cliente.
Neste artigo, você vai aprender o que é e como surgiu o Dia do Cliente, ver dicas de posts e promoções para vender mais durante a data, além de descobrir como garantir fretes mais baratos com uma ferramenta gratuita para lojas virtuais. Confere só!
Quando é o Dia do Cliente?
O Dia do Cliente é comemorado anualmente em 15 de setembro no Brasil – 6 meses após o Dia do Consumidor – e foi criado em 2003 pelo empresário João Carlos Rego.
O objetivo era criar uma data específica para estreitar o relacionamento entre consumidores e empresas, ao mesmo tempo que incentiva compras em um mês de vendas mais baixas.
Qual a diferença entre o Dia do Cliente e Dia do Consumidor?
Não tem como falar em Dia do Cliente sem falar no Dia do Consumidor, não é mesmo? As datas são celebradas em dias diferentes.
O Dia do Consumidor, que é considerado a Black Friday do primeiro semestre, aconteceu no dia 15 de março, já o Dia do Cliente, que funciona como uma pré-Black Friday, é agora 15 de setembro.
Mas você sabia que as palavras “cliente” e “consumidor” não significam a mesma coisa?
O termo “cliente” se refere a uma pessoa, física ou jurídica, que possui relação de confiança e lealdade com uma marca. Enquanto “consumidor” tem foco na compra do produto ou serviço, sem ter necessariamente uma fidelização com a empresa. Sendo assim, durante o Dia do Cliente pense em promoções e comunicações especiais para quem já compra na sua loja online.
Por que fazer uma campanha de Dia do Cliente?
Como dissemos, assim como no Dia do Consumidor, que celebra os direitos dos consumidores com ofertas e condições especiais, o Dia do Cliente é uma data dedicada aos compradores.
Mais do que oferecer vantagens e condições de compra, a data é dedicada à valorização do cliente – que é o foco de toda relação de consumo.
Portanto, além de servir como data estratégica para vender mais e construir relações, pense que esse é um momento para reconhecer o protagonismo de quem confiou no propósito do seu negócio.
3 dicas para vender mais e comemorar o Dia do Cliente
Confira algumas ideias de ações para atrair e fidelizar consumidores e claro, vender mais no Dia do Cliente.
1. Ofereça descontos promocionais
Quem não gosta de um desconto? O Dia do Cliente é uma excelente oportunidade para oferecer seus produtos ou serviços com preços reduzidos.
Uma boa ideia são os descontos progressivos, em que a dedução do valor é maior à medida que o cliente compra mais.
Esse é um ótimo momento para dar destaques aos seus produtos campeões ou, até mesmo, fazer uma queima promocional de produtos que estão mais tempo no estoque.
2. Ofereça entrega expressa e frete grátis
Disponibilizar entrega expressa é uma forma de agradar clientes que têm pressa em receber o produto, como acontece em compras de última hora ou de alimentos perecíveis.
Já o frete grátis é outra ação interessante para impulsionar as vendas durante o Dia do Cliente. Afinal de contas, o custo do envio, muitas vezes, é um dos principais motivos de desistência de compras online.
Uma boa dica é atrelar o frete grátis a um valor gasto, isso incentiva os clientes a encherem o carrinho.
3. Faça combos e kits de produtos
Montar kits de produtos é uma estratégia que vai ajudar a aumentar o ticket médio de compras na sua loja, isso porque os consumidores podem dar mais de um presente, com itens relacionados, e por um preço menor que pagaria na aquisição de cada item individualmente.
Montar combos como “Kit Dia do Cliente” é uma ótima estratégia para movimentar o seu estoque.
Você pode incluir aqueles produtos menos procurados com outros queridinhos e assim “desencalhar” alguns itens que estão parados.
Mensagem Dia do Cliente: frases modelo e exemplos prático
Uma boa prática muito comum durante a data é enviar mensagens de Dia do Cliente, seja por e-mail, posts em redes sociais ou no WhatsApp.
Agradecer é um gesto nobre e todo cliente fica feliz em ser valorizado.
Confira algumas dicas de mensagem para o Dia do Cliente:
- Oi, [nome da pessoa]. Que tal celebrar o Dia do Cliente de um jeito especial?
- Dia 15 de setembro, celebramos quem faz o nosso negócio dar certo: você. Feliz Dia do Cliente!
- [nome da pessoa], pare de ficar “dando só uma olhadinha”. Coloque seus produtos favoritos no carrinho que hoje o frete grátis é por nossa conta!
- A equipe da [nome da empresa], gostaríamos de homenagear nossas consumidoras e consumidores. A confiança de vocês é o que nos move.
- Hoje é seu dia, [nome da pessoa]. Para celebrar a importância que você tem para a [nome da empresa], liberamos um cupom de 15% de desconto. Corre lá no site e aproveite!
- Feliz Dia do Cliente! A [nome da empresa] agradece sua confiança.
- Nosso compromisso será sempre garantir a sua satisfação. Feliz Dia do Cliente!
- Obrigado pela confiança na [nome da empresa], feliz Dia do Cliente!
- Olá, [nome da pessoa]. Desejamos um feliz Dia do Cliente! Aproveita e dá uma passadinha no site para conferir a surpresa que preparamos para você.
- Neste Dia do Cliente queremos te agradecer, [nome da pessoa], por ter nos escolhido. Para retribuir, vamos dar um cupom de desconto [nome do cupom] para você usar durante o mês de setembro.
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