Texto produzido pela Vindi, plataforma de serviços financeiros.
A cotação de frete é indispensável para empresas de e-commerce.
Afinal, os custos para o envio dos produtos aos clientes podem variar bastante de acordo com vários fatores.
Sem uma cotação, o alto custo do frete pode até mesmo ser um obstáculo para alcançar o equilíbrio financeiro e manter a saúde dos serviços financeiros da empresa.
Por isso, muito ajuda na gestão desse componente contar com uma ferramenta de comparação de valores do serviço.
Ao seguir as etapas que vamos mostrar neste conteúdo, você pode até mesmo vender mais, já que o preço do transporte não será mais um problema.
Continue lendo para entender o que é cotação de frete, quais fatores influenciam no custo e como realizar essa comparação na sua empresa.
Navegação rápida
O que é cotação de frete?
Cotação de frete é a verificação dos preços cobrados pelas transportadoras para enviar produtos a determinado destino.
Essa atividade faz parte da rotina no e-commerce, no qual empresas vendem para clientes de vários estados.
O desafio é encontrar o melhor custo-benefício possível, pois existem vários fatores que podem interferir no preço do frete.
Por isso, para cada modelo de negócio existe uma solução mais adequada. Entenda a importância desse processo lendo o próximo tópico.
Por que fazer cotação de frete em um e-commerce?
O preço do envio de um produto tem relação direta com o faturamento da empresa.
Afinal, quando a empresa precisa arcar com esse valor, o impacto sobre a receita da venda é muito alto, e pode inclusive comprometer a margem de lucro.
Por outro lado, se é o cliente quem paga pela entrega, um valor muito alto pode levar ao temido abandono do carrinho.
Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 66% dos consumidores apontaram o preço do transporte como o principal motivo para a desistência de uma compra.
Por isso, a cotação do frete é uma maneira de alavancar as vendas.
Além disso, esse processo é importante para que a empresa encontre uma transportadora capaz de realizar o serviço nos moldes que a empresa precisa, evitando falhas que podem causar prejuízos.
Por exemplo, em algumas vendas, um atraso muito grande na entrega pode prejudicar o relacionamento com os clientes ou até causar o ressarcimento no pagamento, dependendo do contrato da venda.
Veja no próximo tópico como esse processo funciona.
Como funciona a cotação de frete?
A cotação do frete é um processo de análise que leva em consideração vários fatores para identificar a melhor alternativa para cada caso.
Portanto, não basta apenas comparar preços, já que é preciso cumprir diferentes requisitos. Conheça agora o que é necessário para realizar a cotação de frete.
Características do pacote
O primeiro fator a ser levado em conta é o tipo de mercadoria a ser enviada.
Em geral, o e-commerce trabalha com carga fracionada, ou seja, vários pequenos pacotes são colocados na carroceria do veículo. Porém, lojas de móveis e outros artigos mais volumosos podem precisar trabalhar com carga fechada, em que o produto ocupa praticamente todo o espaço.
O tamanho e o peso do produto devem ser informados durante a cotação.
Tipo de contratação
O frete pode ser contratado em três formatos diferentes:
- Normal ou direto: é o formato mais simples, em que a transportadora para fazer a entrega em um endereço estabelecido
- Subcontratação: a empresa de transportes atua como intermediadora, terceirizando o transporte e cuidando da logística
- Redespacho: uma segunda contratação é realizada para transportar o item por uma parte do caminho, em uma prática comum em entregas para endereços em localidades remotas.
Responsabilidades
Em relação ao seguro da mercadoria transportada, o frete pode ter duas classificações:
- Frete CIF: a responsabilidade sobre o produto fica a cargo do remetente
- Frete FOB: o cliente é responsável pelos custos e riscos da operação.
Distância
A distância entre os pontos de coleta e de entrega também faz diferença.
Além disso, algumas transportadoras ainda levam em conta fatores como a qualidade da estrada e a incidência de assaltos registrados na via pela qual o objeto será entregue.
ICMS
O Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) é o principal tributo que incide sobre o transporte de mercadorias.
O valor varia conforme o estado de partida e de destino, por isso é preciso consultar a tabela do ICMS para observar o valor a ser cobrado.
Existe ainda o cálculo do Diferencial entre as Alíquotas (Difal), que serve para equilibrar os valores em operações interestaduais.
Outras taxas
Muitas empresas ainda cobram outras taxas, referentes a situações como:
- Frete valor: serve para cobrir o custo do seguro obrigatório
- Frete peso: considera o peso do produto a ser entregue
- Gerenciamento de Risco e Segurança: é cobrada para o transporte em regiões de risco de assaltos
- Taxa de Restrição de Trânsito: é cobrada quando há necessidade de enfrentar limitações para trafegar em uma área, como proibição de veículos de carga em determinados horários
- Taxa de Dificuldade na Entrega: é cobrada quando algum imprevisto impacta no tempo de entrega.
A partir desses critérios, a cotação de frete é realizada conforme as instruções que vamos dar no próximo tópico.
Como fazer a cotação de frete para e-commerce?
A cotação de frete é um processo simples, pois existem plataformas que facilitam esse trabalho.
Conheça agora os passos necessários:
1. Analise seus pacotes
A primeira etapa da cotação de frete é a análise do tipo de carga a ser enviada.
Itens pequenos, como cartões de memória e cápsulas, são transportados por um valor mais baixo, enquanto o frete de pacotes mais volumosos e pesados é mais caro.
Caso você trabalhe com alimentos perecíveis ou cargas perigosas, também é preciso levar em conta essas características.
2. Procure uma plataforma para cotação de frete
A cotação de frete pode ser feita facilmente a partir de uma plataforma própria para isso.
Os Correios contam com esse serviço, e várias transportadoras têm essa funcionalidade em seus sites e disponibilizam aplicativos para cotação de frete em dispositivos móveis.
Além disso, existem ainda sites que agregam os dados de diferentes transportadoras e listam as opções mais em conta para cada caso, como o Melhor Envio.
3. Informe os dados da carga
Ao acessar uma dessas plataformas, você encontrará campos para preencher os dados do envio que você pretende fazer.
É importante ter à mão as principais informações, como:
- Cidade de origem
- Cidade de destino
- Valor da nota fiscal do produto
- Quantidade de itens a serem enviados
- Altura, largura e comprimento de cada pacote
- Peso de cada pacote.
4. Confira os dados informados
Após o envio das informações, a plataforma vai encaminhar os seguintes dados:
- Preço do transporte e da embalagem
- Prazo estimado para a entrega
- Preço do aviso de recebimento
- Preço do serviço de valor declarado
- Eventuais taxas adicionais
- Valor total do frete.
Então, basta conferir todas essas informações para analisar qual é o melhor custo-benefício para o seu negócio.
5. Crie uma planilha para cotação de frete
A partir das informações dos valores obtidos nas cotações de frete, você pode ir registrando em uma planilha para ter uma ideia do quanto costuma ser cobrado pelo envio dos itens.
Sua planilha deverá ter os seguintes dados:
- Intervalo de CEPs associados
- Faixas de peso
- Valor fixo do frete
- Eventuais taxas que podem ser cobradas
- Volume máximo de envio
- Prazo de entrega
- País
- Valor de seguro.
Com essas informações, você terá uma base para criar políticas de frete atrativas para seus consumidores.
Por exemplo, você pode oferecer a entrega gratuita apenas para quem mora em um determinada região, na qual você geralmente tem boas vendas e o valor de envio não é tão alto.
Como a cotação de frete impacta na gestão financeira?
Toda empresa precisa controlar despesas, e os preços definidos na cotação de frete fazem parte do dia a dia do negócio.
Como atividade de gestão financeira, o monitoramento desses gastos ajuda a organização a estimar seus custos e, assim, elaborar um orçamento eficiente.
Além disso, ao comparar valores cobrados por várias transportadoras, é possível encontrar opções que permitam criar promoções de frete grátis para atrair ainda mais consumidores sem abrir mão da lucratividade.
Quando falamos em frete, também é importante ressaltar que vários fatores podem impactar nesses custos, como aumentos nos preços de combustíveis, problemas em rodovias e crimes.
Nesses cenários, os dados obtidos nas cotações de frete servem como base para os gestores do negócio definirem quais ações adotarão para contornar esses obstáculos.
Dependendo do caso, o valor do frete pode impactar na própria precificação do produto. Por isso, tem um impacto direto na margem de lucro e na competitividade. Cabe à empresa tentar superar a concorrência sem abrir mão de seus ganhos.
E como você conferiu neste conteúdo, a cotação de frete cumpre um papel importante nesse processo, ajudando a empresa a economizar e vender mais.