Quem tem um negócio próprio sabe que adotar a venda em vários canais é imprescindível para obter sucesso na era digital, pois, independentemente do segmento de mercado ou do tipo de público que você costuma atender, eles são mais uma forma do público entrar em contato com sua empresa e/ou marca.
Até poucos anos atrás, ter um local físico para expor e vender seus produtos era algo obrigatório e mais que suficiente para um comerciante, mas esse cenário vem se modificando significativamente nos últimos anos – especialmente após a pandemia.
Com uma migração cada vez maior do comércio para o modelo digital ou híbrido (on-line e físico), os canais de venda têm sido os meios usados para as empresas levarem os seus produtos ou serviços até o consumidor e fechar o negócio.
A expansão dos negócios on-line tornou quase que obrigatório para as empresas marcarem presença nos canais de venda e a tendência é que isso se intensifique cada vez mais.
Pensando assim, vamos falar hoje sobre os canais de venda, por que são importantes, quais os principais tipos e como atuar em múltiplos canais sem deixar a organização de lado.
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Mas o que são os canais de venda?
Entender profundamente o que são os canais de venda é o passo inicial para entender sua importância.
Eles são meios pelos quais as empresas colocam suas soluções à venda para o seu público alvo, para comercializarem-se produtos ou serviços, independentemente da área de atuação.
Por que eles são importantes?
Eles são muito importantes, pois é através deles que um possível cliente poderá ter contato com a sua empresa, atraindo aquele público que ainda não faz parte da sua carteira de clientes, mas tem intenção de comprar seu produto ou serviço.
Ou seja, por exemplo, se você vende peças automotivas e um cliente necessita disso, se você estiver usando algum canal de venda provavelmente será encontrado por esse consumidor. É por meio dos canais de venda que o cliente terá contato com o seu negócio.
Nesse ínterim, eles são muito importantes no cotidiano de qualquer empresa que deseje alavancar as vendas do seu negócio.
Afinal, se o negócio de peças automotivas do exemplo acima estiver em vários canais de venda, maior a probabilidade de ser visto, conhecido pelos consumidores e consequentemente maiores as chances de fechar vendas.
Esse é um fato! A empresa dispor de vários canais de venda é fundamental para obter sucesso no negócio.
Quais são os canais de venda mais utilizados?
As empresas podem contar com diversos canais de venda que podem ser on-line ou o tradicional meio off-line, que são os estabelecimentos físicos. Confira quais são os mais utilizados.
O WhatsApp é um app de mensagens instantâneas que ganhou grande popularidade entre os brasileiros, tendo forte protagonismo no meio empresarial.
Com ele, a empresa consegue uma interação direta com o seu cliente e torna o atendimento personalizado como se o cliente estivesse dentro da loja física.
Esse canal de venda passou a ser quase que uma obrigatoriedade e ele pode ser utilizado para várias funções:
- Contato com leads;
- Envio de promoções;
- Tirar dúvidas do cliente;
- Segmentação dos consumidores;
- Catálogo de produtos;
- Mensagens automatizadas;
- E muito mais.
Isso tudo ajuda a concretizar suas vendas online, basta utilizar plataformas e gateways de pagamento. E não esqueça de usar a versão Business, que oferece funções específicas para ajudar as empresas.
E-Commerce
Velho conhecido dos brasileiros, pois mesmo antes da pandemia já existiam centenas de empresas tendo sucesso com esse canal de venda. Consiste em um site no qual é possível promover seus produtos para os consumidores.
Em um único site, o consumidor consegue reunir as informações sobre o produto que deseja, colocá-lo no carrinho, fazer o pagamento, inserir seu endereço e programar a entrega.
Redes sociais
As redes sociais deixaram de ser só um passatempo e passaram a ser canais de venda bem ativos, e cada rede tem características e funções específicas para auxiliar os empreendedores.
No Instagram, é possível usar fotografias, linkar o perfil ao site do seu e-commerce, utilizar o recurso de precificação dos produtos/serviços expostos na foto, criação de vídeos e stories, firmar parcerias e mais.
No Facebook, a ideia de comunidade é que deve ser explorada, criando grupos e páginas que reúnem pessoas com interesses em comum – inclusive de compra e venda. O marketplace também é uma excelente ferramenta, na qual as empresas podem divulgar seus produtos e serviços.
E-mail marketing
Mesmo tendo perdido espaço, o e-mail marketing ainda é utilizado por centenas de empresas. Por meio desse canal de venda, sua empresa consegue aquecer uma lista de possíveis clientes e levá-los até o seu site, rede social ou loja física.
Loja física
Mesmo com o crescimento das vendas digitais, a boa e velha loja física não perde a sua importância, especialmente para clientes que têm medo de comprar on-line, ou gostam de ver pessoalmente o produto antes de fechar a compra. Dessa forma o ideal é aliar a loja física com as soluções virtuais, assim você agrada a gregos e a troianos.
Catálogo
Catálogos ainda são utilizados por muitas empresas no Brasil e podem ser um excelente canal de divulgação e marketing para o seu negócio. Eles podem ser físicos ou virtuais. No caso dos físicos, os catálogos devem ser distribuídos em locais específicos que elevem as chances de negócios.
YouTube
Vender no YouTube tende a dar ótimos resultados, pois a plataforma oferece o recurso de criar vídeos engajadores, que levem o usuário a comprar. Os vídeos ainda geram destaque para sua empresa no Google, gerando tráfego orgânico para o seu site, elevando a autoridade da sua marca e também as vendas.
Aplicativos
Aplicativos de loja virtual possibilitam o acesso por smartphones e a ideia é parecida com a de uma plataforma de e-commerce, mas com usabilidade desenvolvida para navegação mobile. Eles são ótimos para fazer um marketing da sua marca, estimulando o download para ter acesso a promoções exclusivas, por exemplo.
Marketplaces
Ele é uma espécie de shopping virtual, no qual as marcas utilizam o espaço de grandes sites já consolidados para anunciar suas mercadorias, o que aumenta os níveis de confiança dos consumidores para o fechamento das compras e agiliza as vendas.
Eles são uma grande vantagem para as empresas, pois 95% dos compradores afirmam preferir marketplaces para comprar.
Além disso, para as empresas, investir neles é mais em conta do que em uma loja on-line, por não precisar pagar pela plataforma, selos de segurança, intermediadores de pagamento, estratégias de marketing, além de que optar por um site com alta reputação é colocar seus produtos para apreciação de um número maior de pessoas.
Quais canais de venda sua empresa deve escolher?
Com tantos exemplos pode parecer difícil escolher. E esses pontos devem ser muito bem analisados para que a empresa não gaste seus recursos sem obter os resultados esperados.
Identificar os canais de venda ideais para o seu negócio, envolve alguns passos pois, além de conhecer cada um deles, é essencial saber como utilizá-los de forma correta para atrair o seu público alvo e vender seus produtos ou serviços.
Conheça bem o seu público-alvo
Essa é a dica mais importante para definir os canais de venda do seu negócio, então você deve pesquisar sobre as preferências dos seus clientes, para ter mais clareza sobre os canais de venda que eles preferem.
Faça testes
Fazer pequenos testes para entender a receptividade dos clientes quanto aos canais de venda é uma boa pedida, então experimente oferecer produtos ou serviços por meio de determinado canal e veja qual será a reação dos seus clientes. Isso ajuda a definir o canal de venda mais adequado para o seu estabelecimento.
Desenvolva uma estrutura focada nos canais de venda
Ao chegar a uma definição sobre os canais de venda que serão implementados em seu negócio, você deve focar e estruturar esse ponto, para que ele cumpra com o seu papel de atrair clientes, gerar vendas e fidelizar os clientes que seu estabelecimento já possui.
Como manter a organização atuando em múltiplos canais de venda?
Você já viu que mais canais geram mais vendas, mas obviamente também mais trabalho, o que é normal devido à multiplicidade dos canais e às especificidades de cada um, o que pode tornar a organização um desafio. Por isso, selecionamos dicas nos próximos tópicos para auxiliar você nessa empreitada.
Responda aos clientes com agilidade
No mundo digital tudo é urgente, os consumidores querem seus problemas resolvidos com rapidez e a tolerância com a espera diminui, de forma que se você não se preocupar com isso, dará chance ao concorrente.
Respostas ágeis mantêm o consumidor interessado, então é interessante contar com chatbots, que fazem uma triagem inicial e resolvem questões simples, ou ainda optar por ferramentas de gestão de redes sociais que enviem respostas automáticas – mas sem esquecer de inspecionar os relatórios e certificar-se de que as questões foram solucionadas.
Tenha um sistema de relacionamento com sua clientela
Investir em um CRM (Customer Relationship Management) facilita a gerenciar o relacionamento da empresa com os clientes e prospectar novos, além de melhorar a conexão com os atuais e até reconquistar os perdidos.
Como esses sistemas compartilham dados significativos, essas informações, quando cruzadas, resultam em um melhor entendimento sobre o comportamento do seu consumidor, o que permite personalizar campanhas, otimizar as estratégias e aumentar as vendas.
Atenção com a logística dos pedidos
Mesmo que as vendas sejam pelos marketplaces, a responsabilidade da logística é do lojista, e tomar conta de vários canais ao mesmo tempo torna-se um desafio, então evite entregas atrasadas, e outras questões que acarretem em insatisfação.
Um cliente descontente pode influenciar outros compradores, por isso foque em deixar os processos transparentes, com organização e agilidade – então monitore cada etapa:
- Transporte;
- Frete;
- Rastreio da encomenda;
- Controle do estoque.
Usar tecnologias que amparem as soluções logísticas ajuda a centralizar as informações de pedidos e estoque.
Invista em estratégias de marketing específicas para cada canal
Sabendo que cada canal de venda tem suas particularidades, obviamente torna-se necessário personalizar os anúncios e formas de comunicação para obter resultados mais expressivos. Aposte em ações que levem os seguidores a circular por diferentes canais, pois isso gera tráfego e ajuda a deixar a consolidar sua marca.
Avalie a possibilidade de ser omnichannel
Ser omnichannel é interligar os diferentes canais de venda, centralizando as informações e aprimorando a experiência do cliente. Assim, ao comprar um produto on-line, o cliente tem a mesma experiência daquela que prefere fazer a compra na loja física ou no WhatsApp, por exemplo.
Como os canais são interligados, os dados referentes ao perfil do consumidor também ficam centralizados, assim, quando for preciso resolver qualquer problema, não existirão dificuldades, nem repetição ou erro das informações.
Isso torna a imagem da marca mais sólida e aumenta a satisfação dos consumidores, consolidando oportunidades de fidelização.
Monitore os resultados obtidos
Monitorar resultados é fundamental para ter informações concretas sobre a realidade do seu negócio e elaborar estratégias de crescimento. Um exemplo é o Google Analytics, que ajuda na observação de alguns indicadores da sua loja virtual em tempo real: como monitoramento da quantidade de visitantes no site, localização geográfica, entre outras informações que possibilitam identificar pontos de melhoria.
Invista em um sistema ERP
O sistema ERP (Enterprise Resource Planning) auxilia a realizar a integração entre canais, como e-commerces e marketplaces, efetivando a ideia de centralizar informações e facilitar o processo de logística – pois se um pedido for feito por determinado canal, a ferramenta envia essas informações para todos os canais.
Isso impede que uma venda seja perdida por falta de organização ou que sejam vendidos produtos fora de estoque.
Além disso, contar com um ERP permite à empresa ter maior controle financeiro, relatórios assertivos sobre as vendas, automação de processos, emissão de notas fiscais, inserção automática de dados dos produtos, cadastros de clientes e muito mais.
Ampliar os canais de venda com um parceiro fica ainda mais fácil!
Como você viu, um ERP é o parceiro ideal para que sua empresa atue em vários canais de venda com organização e deixando seus clientes satisfeitos!
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