A sigla SKU é a abreviação de Stock Keeping Unit, que em português significa “unidade de manutenção de estoque”.
O que não falta hoje em dia são estratégias que facilitam o dia-a-dia de quem vende dentro e fora da internet.
Uma dessas tecnologias é o SKU – código que melhora a organização e torna os processos internos das empresas mais rápidos. Mas você sabe o que é SKU e como esse código pode ajudar sua empresa? Quer descobrir como fazer isso? Continue a leitura!
Aproveite para economizar nos envios do seu e-commerce. Comece a calcular frete usando uma conta gratuita no Melhor Envio!
Navegação rápida
O que é SKU de um produto?
A sigla SKU é a abreviação de Stock Keeping Unit, que em português significa “unidade de manutenção de estoque”.
SKU é um código dentro de cada empresa que ajuda a gerenciar o estoque, liberar produtos e garantir que as especificações sejam cumpridas.
É uma espécie de CPF do seu produto. Ele identifica a mercadoria de todas as formas, como tamanho, cor, peso e outras características. Dessa forma, cada empresa cria seus próprios códigos SKU para os produtos, e consegue entender com mais facilidade quantos produtos foram vendidos e quais serão as próximas compras.
O mais interessante, é que o código SKU pode ser usado dentro da realidade de cada tipo de negócio, desde marketplaces até lojas físicas.
Como usar SKU de produto?
Vamos supor que você trabalha com venda de roupas. Dentro do estoque da sua loja tem roupas com diversas numerações, cores e materiais diferentes.
Porém, cada conjunto de produtos iguais vai ter o seu próprio código SKU, e cada variação em um mesmo produto vai ter um código individual. Dessa forma, as roupas pretas e brancas, mesmo que sejam do mesmo material, terão SKUs diferentes.
Isso faz com seja mais fácil entender e controlar o seu estoque.
Benefícios e vantagens de usar SKUs no seu e-commerce
O uso do código SKU traz uma série de benefícios para a empresa. É uma forma de facilitar e integrar a gestão do estoque. Dentre esses benefícios, podemos citar como os principais:
- Agilidade na localização dos produtos: com o estoque bem organizado, encontrar os produtos fica muito mais fácil e rápido, agilizando o processo de entrega das encomendas;
- Evita erros: com o uso dos SKUs é mais fácil diferenciar os produtos, mesmo que eles não sejam facilmente visíveis;
- Fácil integração com sistemas: se a empresa decidir automatizar seus processos, o uso de SKU torna esse processo mais rápido e prático;
- Facilidade na comunicação: é muito mais simples se referir a mercadoria por meio de códigos do que descrevendo toda ela;
- Maior produtividade: como os SKUs agilizam a localização e a movimentação de cada produto, isso evita falhas no processo, como o envio de pedidos errados;
- Maior organização: com a ajuda do SKU, é possível classificar e organizar o estoque de forma mais eficiente.
A importância do SKU para a logística da sua empresa
Como os códigos SKUs permitem uma gestão eficiente dos itens de um estoque, garantindo assertividade em encontrar os produtos, ele é importantíssimo para a boa logística de uma empresa ou e-commerce.
Ainda mais para quem trabalha com a venda de muitos itens diferentes. Com os códigos é possível ter uma comunicação mais eficaz entre as equipes.
Basta apenas usar o código para saber onde o produto está e quantos ainda restam no estoque.
Para o e-commerce, o SKU permite realizar uma integração mais eficaz do estoque da loja virtual, diminuindo a margem de erros nos envios dos produtos vendidos.
O uso do SKU vai além de apenas organizar o estoque. Ele permite que a empresa trabalhe de uma forma mais eficaz, se livrando de erros que trazem muitos prejuízos.
Como criar o SKU de um produto?
Antes de criar um SKU de cada produto, é importante entender que o código funciona para identificar um produto por suas principais características como cor, material e marca.
Vamos voltar ao exemplo das roupas, a camisa é da marca YY, o tecido é linho (LI), a cor é cinza (C) e a numeração é 16. Nesse caso, o SKU desse produto poderia ser: YYLIC16.
Dessa forma, você consegue, por meio da SKU desse item, classificá-lo com base nas suas principais características.
Algumas dicas que podem te ajudar na hora de criar SKUs são:
- usar a lógica e não criar SKUs muito grandes
- usar somente números e letras
- ter um código para cada produto
- e priorizar as principais características
Diferença entre SKU e código de barras
O SKU e o código de barras até que se parecem, né? Mas a diferença entre eles é grande.
O SKU é usado para a organização interna da empresa, e pode ser identificado por qualquer funcionário, além disso, não precisa de um leitor específico.
Já o código de barras, é gerado pelo sistema do fabricante do produto e é acompanhado de uma representação gráfica em formato de barras, o que torna necessário ter um leitor óptico específico para identificá-lo.
Viu só como é fácil controlar o estoque da sua loja usando SKU?
Agora que você já sabe o que é SKU e como ele pode beneficiar a logística da sua empresa, não perca tempo e mantenha o seu estoque sempre atualizado, garantindo a sua empresa um bom funcionamento.
Gostou de saber mais sobre SKUs e como usá-los no seu e-commerce? Descubra também como oferecer frete mais barato no seu negócio para oferecer a melhor experiência para o cliente!
Calcular o frete do seu e-commerce é mais fácil com o Melhor Envio
O Melhor Envio é uma plataforma que ajuda a cotar e gerar fretes para e-commerce de todos os tamanhos. Só aqui você consegue calcular fretes com diversas transportadoras ao mesmo tempo, e economiza até 80% nas etiquetas.
Sem mensalidade ou limite mínimo de envios, você só paga pelos fretes que usar!
Quer oferecer frete barato no seu e-commerce? Conte com o Melhor Envio!
Crie uma conta grátis e comece a usar a tecnologia do Melhor Envio para economizar nos envios da sua loja virtual.