Você sabe o que fazer quando a mensagem carteiro não atendido aparece no status do rastreamento dos Correios? Não?! Nós vamos ajudar!
Selecionamos uma série de dúvidas relacionadas ao tema e vamos responder cada uma ao longo do artigo!
Você vai encontrar:
- O que significa carteiro não atendido
- O que os Correios recomendam em situações onde clientes relatam que “carteiro não atendido é mentira”
- O que acontece se status “objeto não entregue carteiro não atendido” aparecer
- O que acontece quando o carteiro não é atendido?
- O que fazer quando o carteiro não é atendido?
- O que significa “tentativa de entrega não efetuada”?
- Quantas tentativas de entrega o Correio faz
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Carteiro não atendido: o que significa?
O status “Carteiro não atendido” significa que o carteiro foi até o endereço de entrega, mas não tinha ninguém no local para receber a encomenda. Essa mensagem tira o sossego de muitas pessoas, no entanto, existem maneiras de resolver essa situação e vamos mostrar o que você deve fazer em cada caso.
Carteiro não atendido: mentira eu estava em casa. O que fazer neste caso?
Em uma busca pela internet encontramos reclamações de pessoas relatando falsas tentativas de entrega dos Correios. Segundo a transportadora, os contratempos desta natureza devem ser reportados diretamente à empresa.
A estatal afirma que possui meios para averiguar se o carteiro foi até o local. Porém, para que seja feita a verificação, clientes que se sentirem lesados precisam entrar em contato diretamente em alguns dos canais de atendimento dos Correios:
- 3003-0100 – capitais e regiões metropolitanas
- 0800 725 7282 – demais localidades
- 0800 725 0100 – todo Brasil (fixo)
- 0800 725 0898 – exclusivo para pessoas portadoras de deficiência auditiva
- Fale Conosco dos Correios – disponível via site
Objeto não entregue, carteiro não atendido: o Melhor Envio pode ajudar
Mensagens como “Entrega não pode ser efetuada, carteiro não atendido” causam um frio na barriga, né?! Mas calma, se você contratou etiquetas de frete pelo Melhor Envio e seus clientes estão enfrentando dificuldades com a entrega, saiba que nosso time de atendimento também está à disposição para ajudar.
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Leia também: Como entrar em contato com o Melhor Envio
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O que acontece quando o carteiro não é atendido?
Quando o carteiro não é atendido, os Correios geralmente fazem novas tentativas.
Além disso, quando a tentativa de entrega é frustrada, o entregador costuma deixar um Aviso de Tentativa de Entrega (ATE) na caixa de correio ou na porta do destinatário, informando que será feita uma nova tentativa ou que a encomenda estará disponível para retirada em uma agência dos Correios.
O que fazer quando o carteiro não é atendido?
Se o carteiro não for atendido em nenhuma das tentativas de entrega, o objeto é encaminhado para a unidade dos Correios para que o destinatário faça a retirada. A transportadora pode informar, por meio do rastreamento, o endereço da unidade onde a encomenda ficará disponível para retirada.
Entretanto, as modalidades de frete SEDEX 10, SEDEX 12, SEDEX Hoje e alguns serviços premium dos Correios retornam ao remetente automaticamente, após a última tentativa de entrega não efetuada.
Nos demais casos, é preciso buscar o pedido em até 7 dias corridos. Caso contrário, o pacote entra em processo de devolução.
Leia também: Autorização Correios: como retirar uma encomenda no nome de outra pessoa
O que significa “tentativa de entrega não efetuada”?
A “tentativa de entrega não efetuada” ocorre quando o carteiro sai com as correspondências/encomendas da agência, mas não tem tempo suficiente para concluir a entrega. Ou ainda quando há problemas operacionais que o impeçam de levar a remessa até o destinatário.
Quando isso acontece, o carteiro retorna ao local no próximo dia útil (desde que não tenha esgotado o limite de tentativas de entrega).
Essa mensagem também pode aparecer quando:
- há divergências no endereço ou a numeração é irregular. Neste caso, é importante que o lojista entre em contato com a pessoa que está aguardando o recebimento para que ela informe um endereço correto ou faça a retirada nos Correios.
- o carteiro vai até o endereço da entrega, mas a pessoa que estava no local informa que não conhece o destinatário.
- há a recusa do próprio destinatário em receber a mercadoria.
- o objeto postado não está dentro dos formatos padrões aceitos pela transportadora.
Quando o próprio vendedor solicita a suspensão do envio, também ocasiona a “tentativa de entrega não efetuada”.
Quantas tentativas de entrega os Correios fazem?
Os Correios fazem no máximo 3 tentativas de entrega. Se o entregador não for atendido em nenhuma delas, vai constar a seguinte mensagem no status do rastreio: “Objeto não entregue – Carteiro não atendido”.
Neste caso, é preciso ficar atento ao rastreamento, pois será informada a unidade em que o pacote estará disponível para retirada. O destinatário deve comparecer ao local portando algum documento de identificação com foto e o código de rastreio do pedido.
Também é possível preencher um documento de autorização, que pode ser baixado neste link, para que outra pessoa busque o objeto.
Dica: os Correios aceitam documentos de identificação digitais como CNH-e, E-Título e Identidade Digital, desde que seja possível identificar a pessoa pela fotografia. Além disso, não são aceitos prints de tela. Quem for fazer a retirada, deve acessar o aplicativo na presença do atendente.
Agora que você já sabe o que acontece se o carteiro não for atendido e que pode contar com o apoio do time de especialistas do Melhor Envio, faça seu cadastro.
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