O maior benefício de um chatbot não é ganhar dinheiro, mas deixar de gastar. Isso porque você economiza tempo de atendimento, já que chatbot pode responder perguntas de usuários, ajudar a encontrar produtos, encontrar informações sobre pedidos e trocas e muito mais. outra vantagem é que essa ferramenta oferece atendimento 24 horas por dia, durante 7 dias por semana.
Os algoritmos de machine learning analisam dados sobre os comportamentos de compra dos usuários. Essa análise é baseada em histórico de compras, pesquisas, preferências do usuário e itens visualizados. E assim, a inteligência artificial pode ser usada para exibir listas personalizadas de produtos para diferentes usuários.
Uma inteligência artificial pode ser utilizada para aprimorar os resultados de busca do e-commerce, por exemplo, por produtos com nome semelhante, de cor semelhante e até mesmo relacionadas ao comportamento e interesses do usuário.
Recursos de inteligência artificial nos e-commerces também podem ser aplicados em um contexto mais criativo no seu e-commerce, por exemplo: - Criar descrições de produtos; - Criar copys chamativos; - Criar reviews de produtos; - Criar elementos de SEO, como descrições e títulos. A ferramenta mais conhecida para isso é o ChatGPT.
Um dos usos mais conhecidos de inteligência artificial e machine learning é para coleta e processamento de dados de forma automatizada. Existem diversas ferramentas que processam dados, de tráfego, vendas e comportamento e geram insights e informações relevantes para tomada de decisão no negócio.