Quais os principais desafios de logística para e-commerce?

Quais os principais desafios de logística para e-commerce?

Quer entender melhor como a logística impacta um e-commerce e como lidar com os desafios que este conjunto de atividades pode trazer? Confira o post!

 

A logística é uma das partes mais importantes quando falamos de um negócio que envolve a venda de produtos, seja através de lojas físicas ou lojas virtuais. E a venda online traz desafios diferentes para o lojista que se aventura nesse setor, principalmente relacionados ao controle de estoque, frete, distribuição e entrega dos itens vendidos.

Além disso, em uma compra online, esse é um ponto de maior sensibilidade ainda para o consumidor. Afinal, ele não tem em mãos o produto no momento da compra e precisa aguardar ansiosamente a chegada da encomenda.

Por isso, se preocupar com as questões de logística do seu e-commerce é primordial para manter uma boa imagem para a sua marca e para evitar dores de cabeça para o seu negócio.

Quer entender melhor como isso funciona? Continue lendo o post que preparamos!

 

Qual a importância da logística para e-commerce?

 

Para que a sua loja virtual possa estar no ar e em funcionamento você precisa, é claro, contar com uma plataforma robusta que dê todo o suporte técnico e ofereça a estrutura necessária para sua marca oferecer os produtos e criar um fluxo e dinâmica de vendas pela internet.

Mas a logística também é parte vital no funcionamento de uma loja virtual. Se seu produto não chegar, chegar em mau estado ou com muito atraso, por exemplo, isso pode estragar a experiência de consumo que o cliente tem com a sua loja.

Uma logística bem estruturada e que entrega boas experiências para o consumidor pode fazer toda a diferença na hora de promover a sua loja, conquistar novos clientes e fidelizar quem comprar com a sua marca.

 

Quais os principais desafios das lojas virtuais?

 

As estratégias de logística precisam estar afinadas para que o consumidor tenha a melhor experiência de consumo com a sua marca e para que a sua empresa não deixe de crescer, exergue possibilidades e não tenha problemas no futuro.

Mas você conhece as dificuldades enfrentadas pelos lojistas quando falamos sobre logística para e-commerce? Te apresentamos algumas abaixo, bem como formas de amenizar esses problemas.

 

Gerenciamento de estoque

 

Um dos principais desafios de logística é a administração do estoque de produtos. Ele vai além de simplesmente organizar um espaço físico para o produtos que serão vendidos – o que por si só já pode ser complicado, principalmente para quem só vende online e não tem um ponto de apoio como uma loja física.

É na fase de gerenciamento de estoque que devem estar distribuídos alguns processos essenciais para a venda e funcionamento saudável da empresa: recebimento e conferência dos materiais de produção, previsão de compras, preparação e embalagem de pedidos.

O gerenciamento é fundamental para evitar questões como a falta ou demora na reposição de produtos ou estoque encalhado.

Você também pode gostar de ler: Qual o próximo passo para o seu negócio continuar crescendo?

 

Altos custos do frete

 

A logística é uma das contas mais caras da operação de um negócio. Os custos envolvem desde equipe, passando por custos de estoque físico, sistema de controle, custos com transporte e taxas de envio.

O desafio está em cobrar por valores justos de frete que arquem com esses custos e garantam a sustentabilidade da loja e ainda deixar esses valores interessantes para o consumidor. Afinal, o valor do frete para o consumidor é um determinante na hora de fechar ou não a compra e é um dos principais fatores de abandono de carrinho.

Otimizar e reduzir esses custos é uma luta constante na vida de qualquer empreendedor. Acompanhar de perto os processos pode ajudar a encontrar falhas ou ponto de melhoria – e de economia!

Ter uma plataforma com recursos de backoffice, que te ajudam a controlar toda a parte prática da logística do seu e-commerce faz diferença nesse sentido. Assim, você automatiza os controles e relatórios e tem mais tempo para dar atenção ao que realmente importa.

 

Qualidade na entrega

 

Entregar com qualidade e dentro de prazos interessantes para o consumidor é umas das questões que dividem e-commerces de sucesso daqueles que têm muitos problemas no pós-venda.

Nessa etapa da logística do e-commerce, cuide com atenção de passos como o despacho das embalagens, seja via Correios ou outras transportadoras escolhidas como fornecedores, o monitoramento dos pedidos enviados (com rastreamento) e o gerenciamento das entregas de todos os pedidos encaminhados.

Antecipar possíveis imprevistos e deixar o cliente a par do que está acontecendo é o ideal.

 

Logística reversa

 

Todo cliente que faz uma compra online tem o direito garantido por lei de solicitar a troca ou a devolução. Minimizar os erros na produção e distribuição dos pedidos diminui diretamente os custos com logística reversa, mas mesmo assim essa dinâmica também precisa ser algo previsto para as vendas da sua loja.

Contar com as ferramentas certas para essa fase, como um pós-venda agilizado, um controle e uma política de trocas e devoluções bem definidas com certeza ajudará a resolver esse tipo de situação, quando ela vier a acontecer.

Por todos esses desafios, ter um planejamento e acompanhamento da logística para e-commerce é fundamental. Esteja atento aos processos, conheça os detalhes de todos eles, busque constantemente pontos de melhorias e oportunidades e conte com as ferramentas certas para ajudar a otimizar o seu tempo.

 

*Este conteúdo foi produzido pela equipe da minestore. Conheça nossa plataforma de e-commerce e crie sua loja virtual sem limitações! Gostou do conteúdo? Acompanhe outros posts no nosso blog.

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Por 13 de março de 2019 às 11:00

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Por 13 de março de 2019 às 11:00