Prepare seu e-commerce para o Dia das Mães

Prepare seu e-commerce para o Dia das Mães

Não perca tempo e comece logo os preparativos do seu e-commerce para uma das datas mais quentes do calendário comercial, o Dia das Mães!

 

Não é novidade para ninguém a força das datas comemorativas  no aquecimento do mercado. Principalmente, o Dia das Mães, que mesmo após a revolução da experiência do usuário, mantém o apelo na preferência dos consumidores. E como era de se esperar, atrai a atenção de todos no e-commerce.

Mas, se você ainda tem dúvidas, basta conferir o volume buscas pela palavra-chave “dia das mães” no Google Ads. Na página do Planejador de palavras-chave estará a prova incontestável:  a marca de 7,48 milhões de pesquisas correspondentes à data!

Entretanto, não é da sazonalidade do calendário de vendas que vamos falar hoje. Nosso objetivo neste conteúdo é ajudá-lo a fazer bonito e alavancar seu faturamento em uma das melhores oportunidades do ano!

Então, separe papel e caneta ou, já abra o arquivo no computador para fazer o checklist. O preparo do seu e-commerce para o Dia das Mães começa agora!

 

Uma supremacia chamada Dia das Mães

 

Para entender com clareza a manutenção desse panorama, saiba que em 2018 a procura começou em março, com 165 mil buscas. Em abril esse volume saltou para 823 mil, seguido do maior pico de buscas na internet em maio com 7,48 milhões de pesquisas.

Portanto, assim como a época é um excelente momento para o seu e-commerce ganhar visibilidade e vender mais, a concorrência também será acirrada. O que torna essencial qualificar o seu negócio ao máximo para brigar entre os carrinhos que realmente terão as compras finalizadas!

 

Prepare seu e-commerce para o Dia das Mães

 

A 39ª Webshoppers, pesquisa produzida pela Ebit/Nielsen, apontou o faturamento de mais de R$ 2,1 bilhões somente no Dia das Mães em 2018. Confira os números das principais datas comemorativas conforme levantamento da empresa referência em dados sobre o e-commerce:

 

Prepare seu e-commerce para o Dia das Mães

 

A hora é essa!

 

No momento de decidir como incrementar o estoque para a data, a primeira dica é seja clichê. Isso mesmo! Quando o assunto for presentear as mães, obedeça regra geral. Acompanhe a preferência nacional e aposte nos artigos de maior desejo popular.

Nessa vibe, vale negociar com fornecedores e tentar preços mais baixos. Esta margem de desconto poderá ser repassada ao público. Com isso, você cria condições mais seguras para oferecer valores menores como atrativo em sua loja.

Dessa forma, seu e-commerce se destaca na concorrência com um fator de sedução importante para a decisão de compra. E o melhor, sem impactar seu orçamento.

 

No Dia das Mães, use e abuse das promoções

 

Obviamente a maior sacada está em usar o período como um motivo extra para criar uma promoção vinculada à data. Mas como colocar isso em prática? Comece definindo o tempo de duração da campanha.

Pense no tempo que sua loja virtual disponibilizará preços ou condições especiais para o Dia das Mães. Afinal, tudo tem um começo, um meio e um final, não é mesmo?

Além de definir a duração da promoção, determine a abrangência da estratégia: todos os artigos serão contemplados? Ou você limitará a extensão dos descontos a apenas alguns itens?

Uma boa forma de explorar essa metodologia é elaborar faixas diversas de descontos. Ou seja, para itens mais caros, a faixa de abatimento pode ser maior.

Você pode apostar também em cupons promocionais. Eles servem inclusive, tanto para dar forma e visibilidade quanto para organizar as promoções.

 

Cupons promocionais? Temos!

 

Imagine um e-commerce que investiu em cupons diferenciados para atrair a clientela. Ao usar faixas de descontos de 30%, 20% e 10%, por exemplo, você pode oferecer uma redução maior nos produtos com preços mais elevados como TVs e smartphones.

Já no caso de peças como secador de cabelo, chapinha e modelador de cachos, o desconto seria menor, em função do preço ser inferior.

Focar em um desconto único também pode ser uma decisão acertada. O que irá influenciar sua margem de abatimento serão os valores dos produtos e sua capacidade de redução de preços finais.

Entretanto, avalie cada possibilidade com cuidado para não sair no prejuízo!

 

Lembre que é o cliente quem manda

 

Você deve estar ciente disso, mas não custa nada lembrá-lo da importância da experiência de compra. Com a concorrência no e-commerce e o empurrão da tecnologia, cada etapa do processo é fundamental.

Proporcionar a melhor jornada é imperativo para sobreviver no mercado de venda online. Portanto, ofereça o seu máximo do momento em que o consumidor entra em sua página, até a entrega da encomenda.

Revise as informações de cada peça, verifique a correção das descrições, valores e imagens dos itens. Garanta que tudo esteja em ordem e evite mal-entendidos, principalmente, neste período.

Outro alerta fica por conta da visualização do seu e-commerce nas telas de dispositivos móveis como smartphones. Elas são responsáveis por uma fatia cada vez mais expressiva de faturamento.

Se as suas páginas ainda não são responsivas ao sistema mobile (adaptadas para navegação em celulares e tablets) você pode perder potenciais clientes.

Se você optou utilizar uma plataforma e-commerce para criar a sua loja, verifique se essa desenvolvedora disponibiliza esta adaptação.

Já se você contratou um profissional para desenvolver o seu e-commerce, procure um especialista para atualizar sua loja.

 

Reforce sua logística para o Dia das Mães

 

Ainda no quesito “garantir que tudo esteja em ordem” analise a integração entre as informações do seu estoque e os produtos disponíveis para a venda.

Você não pode correr o risco de um usuário fechar a compra de um algo que acabou em seu estoque! Tire um tempo para avaliar se essa comunicação está funcionando eficientemente.

Outro ponto a ser preparado para o aumento da demanda é o seu atendimento. Se o seu e-commerce tem um time ou pessoa dedicada a essa função, oriente-os estar mais disponível do que nunca para solucionar dúvidas.

O mesmo vale se você mesmo é responsável pelo contato com os consumidores. Entenda que será preciso um esforço extra para responder as pessoas que entrarem em contato com a sua loja.

 

Dê a devida importância às entregas

 

Como falamos anteriormente, estamos diante de um grande momento. Mas para ter sucesso no Dia das Mães você deve estar bem preparado. O que inclui oferecer um transporte de qualidade e condizente com o seu negócio.

Com o Melhor Envio a sua gestão de entregas se torna muito mais ágil e prática! Cote fretes gratuitamente em nossa plataforma com Correios e transportadoras privadas. Assim, compare condições de envio e gere fretes mais competitivos.

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Por 3 de abril de 2019 às 11:00

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