A personalização da experiência de compra é uma ótima maneira de vender mais e fidelizar clientes. O objetivo é tornar a experiência do usuário única para cada consumidor, facilitando a jornada de compra e aumentando as chances de conversão. Por isso, ela é cada vez mais essencial para o comércio eletrônico e pode fazer toda a diferença na sua estratégia de Black Friday.
Listamos 7 ideias de personalização da experiência de compra para você aplicar na sua loja virtual na Black Friday 2021.
- Réguas de comunicação
- Remarketing
- Vitrines de recomendação
- Busca inteligente
- Banner na busca
- Hotsites
- Pop-ups de retenção
Navegação rápida
1. Réguas de comunicação
Fazer uso de réguas de comunicação com os leads e clientes é uma das principais ideias para personalizar a experiência nas lojas virtuais e pode ser uma ótima estratégia na Black Friday.
As réguas de comunicação consistem em analisar as ações do usuário durante toda a jornada de compra e, com base em seus interesses, se comunicar e oferecer conteúdos personalizados.
Assim, é possível aumentar as conversões de vendas e fidelização de clientes, criando mensagens de e-mail marketing, WhatsApp e ofertas exclusivas para cada segmento.
Para isso, é essencial utilizar ferramentas de automação de marketing, pois elas registram todas as ações do usuário dentro do site, redes sociais e e-mails e possibilitam a criação de diferentes segmentações de público, com base no perfil e nas interações que tiveram.
2. Remarketing
Outra ideia para personalizar a experiência de compra na Black Friday e em qualquer época do ano é apostar no remarketing. Ou seja, criar campanhas direcionadas para consumidores que já visualizaram e interagiram com a sua loja virtual, oferecendo o mesmo produto em que ele se interessou ou similares.
O remarketing é utilizado principalmente em campanhas de mídia paga, como no Google Ads e Social Ads, mas também pode ser feito com mensagens de push, SMS, e-mail, WhatsApp, entre outras.
3. Vitrines de recomendação
Quando se pensa em personalização da experiência de compra dentro da loja virtual, as vitrines de recomendação com certeza são as mais populares e não podem faltar na sua estratégia para a Black Friday 2021.
Afinal, quem nunca se sentiu impactado e navegou mais tempo dentro da loja ao se deparar com vitrines como a “Recomendado para você”, “Quem viu este produto acabou comprando” e “Isto combina com”?
Os sistemas de recomendação que utilizam inteligência artificial conseguem ser ainda mais eficientes com as chamadas vitrines autônomas.
Isso porque a IA identifica o comportamento dos usuários dentro da loja em tempo real e, assim, consegue recomendar os produtos mais relevantes para ele. Dessa forma, elas personalizam a experiência, facilitam a jornada de compra e incentivam a tomada de decisão.
4. Busca inteligente
Com uma busca inteligente, é possível personalizar a experiência de compra até mesmo no campo de busca da loja. Essa característica se chama busca comportamental.
Ela é possível, pois a busca inteligente também é baseada em inteligência artificial e, por isso, faz análises de navegação dos consumidores e potenciais consumidores para entender o perfil e comportamento de cada um e, assim, personalizar os resultados para eles.
Dessa forma, os resultados de busca são gerados de acordo com as interações do cliente dentro da loja, como buscas realizadas e cliques em vitrines, categorias e produtos.
Por exemplo, suponha que ele tenha navegado em busca de jaquetas de couro pretas e clicado em algumas. A partir disso, a IA vai identificar esse interesse e na próxima busca, mesmo que ele digite apenas “jaqueta” no campo de busca, os primeiros resultados serão de jaquetas de couro pretas iguais ou semelhantes às já visualizadas por ele. Isso facilita a jornada de compra e aumenta muito as chances de conversão.
A geolocalização é outra característica da busca inteligente que ajuda a personalizar e elevar a experiência no e-commerce. Afinal, dar destaque para os itens que estão geograficamente mais próximos do cliente reduz custos de frete e tempo de entrega.
Por isso, ter uma busca inteligente dentro da loja virtual certamente é uma das principais ideias para elevar a experiência e fidelizar clientes durante a Black Friday.
5. Banner na busca
Outra ideia para personalizar a experiência de compra no e-commerce nesta Black Friday é inserir banners para buscas específicas dentro da loja virtual.
Por exemplo, se o cliente estava pesquisando por aspirador, é possível mostrar a ele, um banner promocional com aspiradores de uma marca que você queira destacar.
Como o conteúdo do banner está diretamente relacionado ao que ele está buscando, há grandes chances de clique e conversão de venda.
6. Hotsites
Criar hotsites com promoções de produtos específicos para diferentes tipos de interesse também é uma ótima ideia para aplicar a personalização no seu e-commerce nesta Black Friday.
Além disso, você pode divulgar essas páginas enviando e-mail marketing e também através do remarketing, para quem se interessou por esses produtos e/ou categoria antes. Por exemplo: pessoas que navegaram na categoria de saias.
Essa estratégia é muito mais assertiva para o cliente do que ele entrar no seu site e se deparar com descontos em um monte de produtos que não tem interesse.
7. Pop-ups de retenção
Outra ideia de personalização para a Black Friday e qualquer outra data é utilizar pop-ups de retenção com desconto nos produtos já visualizados ou colocados no carrinho.
Uma prática comum que dá bastante resultado, é usar promoções relâmpago com contador regressivo nos pop-ups. Isso gera urgência, acelera a tomada de decisão e, assim, aumenta as chances de o cliente querer fechar a compra e aproveitar o desconto.
Quer personalizar a experiência da sua loja virtual na Black Friday? A SmartHint pode te ajudar com isso. Conheça a SmartFriday!

SmartHint
https://www.smarthint.co/