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O que é preciso saber antes de abrir uma loja virtual?

Antes de criar sua loja virtual existem alguns pontos fundamentais que precisam estar alinhados. Quer saber quais são eles? Confira no post

 

Está pensando em abrir uma loja virtual para chamar de sua? Existem alguns passos importantes que precisam ser feitos antes mesmo de escolher uma plataforma e colocar seu e-commerce no ar. Continue lendo o post que preparamos para saber quais são eles e como começar seu negócio da maneira ideal.

 

Decidi abrir uma loja virtual! O que preciso fazer agora?

 

Na vontade de começar logo um novo negócio, alguns empreendedores acabam pecando em não planejar alguns pontos que fazem diferença na hora de iniciar um investimento. Antes de sair publicando os primeiros produtos à venda, vale dedicar uma parte do seu tempo para responder às seguintes questões:

 

Quem é o seu público?

 

Essa é a pergunta que vai direcionar todo o seu negócio. Quem é o consumidor ideal da sua loja virtual? É pensando nessa resposta que você vai alinhar a linguagem e posicionamento da sua marca, vai pensar em que tipo de necessidade seus produtos irão atender, quanto eles irão custar, como irá desenhar todo o seu site e em que canais irá divulgar a sua loja.

Faça pesquisas com pessoas que você acredita que consumiriam da sua empresa, para entender como é o dia a dia delas e como o seu produto se encaixa nessa rotina.

Acredite, saber com clareza para quem você quer vender vai te dar ideias que os seus concorrentes podem não ter tido ainda – sua empresa já dá o primeiro passo saindo na frente.

 

Qual é o diferencial do seu produto?



Mais do que oferecer uma solução que faça sentido para o seu público e que seja uma demanda atual do mercado em que você quer se inserir como marca, pense no que seu produto se difere das opções oferecidas pelos concorrentes.

Quando falamos em diferencial, não estamos dizendo que precisa ser uma inovação mirabolante, nunca vista antes. O que vai destacar seu produto pode ser o material de confecção, a gama de variações, o nome pelo qual você o chamará, a forma como você vai vendê-lo.

Além de destacar seu produto no mercado, esse diferencial poderá ser utilizado como gancho para a divulgação da sua loja.

Você também pode se interessar: Como saber se você está pronto para começar a vender pela internet?

 

Qual será a identidade da sua marca?

 

Já parou para pensar com quantas marcas você entra em contato em um único dia? Hoje, ainda mais com a exposição online, somos constantemente bombardeados de informação e a cada dia novas marcas – como a sua – nascem.

Por isso, as marcas precisam ter uma boa construção, afinal, o consumidor hoje não busca apenas por um produto, mas sim, pela experiência e por marcas com as quais ele se identifica.

Por isso, nossa dica aqui é investir nessa fase de branding. E deixe transparecer o propósito da sua marca. Isso irá encantar o perfil de comprador que você deseja atingir.

 

Como será a logística do seu negócio?



Além de pensar em todos os pontos citados aqui, com os quais o seu cliente em potencial terá contato direto, você precisa desenhar como será a estrutura por trás da sua loja virtual.

Como e onde funcionará a operação do seu negócio, se você trabalhará com estoque ou sob encomenda, se no início fará tudo sozinho ou se contará com uma equipe, como será o processo de embalagem e transporte dos itens, quanto tempo você terá para dedicar ao seu novo empreendimento.

Essas são apenas algumas perguntas que você deve responder e processos que precisa esquematizar antes de iniciar suas vendas online.

 

Quais são as necessidades da sua loja virtual?

 

Depois de ter traçadas essas importantes definições do seu negócio, você com certeza vai estar com mais vontade do que nunca de tirar a ideia do papel e colocar sua loja no ar para iniciar as vendas!

Determine também um plano de negócios com objetivos e metas, dentro de períodos definidos. Isso facilitará o controle e acompanhamento do desenvolvimento do seu negócio.

Para fazer com que todo o planejamento que você fez até aqui se torne realidade, você vai precisar de uma ferramenta específica para tornar sua loja disponível, integrada com ferramentas de cobrança e envio dos produtos, em perfeito funcionamento e pronta para a divulgação.

Para escolher de forma assertiva entre as plataformas de e-commerce disponíveis no mercado, pesquise bastante e liste todas as funcionalidades e integrações de que você não abre mão na sua loja virtual.

Abordamos os tipos de plataformas para loja virtual e as vantagens e desvantagens de cada uma delas no post “Como uma plataforma de e-commerce pode ajudar a criar sua loja virtual?

Seja objetivo para encontrar a solução que você precisa agora, para o início da sua loja virtual, mas também não prenda-se a esse momento do seu negócio. Afinal, você está começando esse novo investimento para que ele cresça, certo?

Portanto, não escolha uma plataforma tão simples a ponto de limitar esse crescimento. Pense no futuro do seu negócio e já antecipe algumas funcionalidades que podem ser interessantes conforme sua marca for se desenvolvendo e o número de acessos e vendas aumentando.

Além de todos esses pontos, é preciso estar preparado! Empreender dá trabalho, demanda tempo e muito esforço, mas é extremamente compensador ver algo que você criou dando certo.

Tem alguma dúvida sobre alguma das etapas que citamos aqui? Deixe nos comentários 🙂

 

Este conteúdo foi produzido pela equipe da minestore. Conheça nossa plataforma de e-commerce e crie sua loja virtual sem limitações! Gostou do conteúdo? Acompanhe outros posts no nosso blog.

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