Confira a 4ª edição do relatório da Nuvem Shop e veja como a análise de 2018 pode ajudar o seu e-commerce a crescer em 2019
Estar sempre de olho na evolução da sua área de atuação é vital para qualquer tipo de negócio. No comércio eletrônico não é diferente. Por isso, a Nuvem Shop, plataforma de e-commerce, elaborou a 4ª edição do NuvemCommerce: relatório anual do e-commerce em 2018 e tendências para 2019.
Conforme o estudo, mesmo diante da instabilidade financeira o e-commerce avançou 10,6% em 2018. O crescimento da quantidade de consumidores digitais é a justificativa apontada para o aumento em relação ao ano anterior.
Para esclarecer melhor os principais pontos levantados no NuvemCommerce, reunimos neste artigo os principais insights apontados. Tudo para ajudá-lo a entender o mercado e como isso influencia na gestão do seu negócio. Confira!
Navegação rápida
Impacto do mobile no e-commerce
Um dos fatores de extrema relevância na jornada de compra é a experiência do cliente. Garantir que esse fator seja sempre sinônimo de qualidade para os seu clientes é primordial. Neste sentido, o estudo aponta um indicador que não pode ser ignorado: o tipo de recurso utilizado pelo internauta para encontrar os produtos.
Apesar de ter caído 3 pontos percentuais em 2018, as visitas realizadas em dispositivos mobile, como smartphones e tablets, mantiveram o protagonismo. Isso por que as pequenas telas ocupam a maioria na preferência dos usuários.
O que indica a importância das páginas dos e-commerces serem responsivas, ou seja, adaptadas para se ajustar à navegação e à visualização em dispositivos móveis.
O principal objetivo neste quesito precisa ser evitar que o usuário tenha dificuldade para visualizar as informações. Isso impacta diretamente na qualidade da experiência do cliente em seu e-commerce.
Se ele precisar dar zoom para conferir o conteúdo ou se obrigar a arrastar a tela de um lado para o outro, pode desistir de comprar de você. Não permita que isso aconteça!
Atendimento ao cliente
Aqui o relatório NuvemCommerce traz um alerta: apenas 38% dos clientes têm suas dúvidas esclarecidas em um atendimento. Isso demonstra que 62% do público está descontente com a comunicação voltada ao consumidor.
Entretanto, nossa intenção não é chocar, nem desestimular ninguém. Pelo contrário, reforçamos o quanto este dado caracteriza um indicador útil para qualificar sua atuação.
Por outro lado, a pesquisa demonstrou que o Whatsapp, e-mail e o Facebook Messenger foram as plataformas mais utilizadas para conversar com o público. Essa é uma informação positiva, pois acompanha a tendência dos canais de comunicação presentes na rotina do público.
Desse modo, a forma e a agilidade ao dialogar com o consumidor caracteriza o foco a ser aprimorado. Você precisa ter um atendimento que esteja de prontidão nesses canais para solucionar as dúvidas dos consumidores.
Deixar o cliente sem respostas ou muito tempo à espera de um retorno seu é a receita para o fracasso! Evite o abandono do carrinho ao oferecer o suporte que o usuário necessitar para concluir a compra.
As estratégias em alta no e-commerce
Como você pode ver a seguir, as promoções foram o carro chefe da maioria das ações em 2018. Afinal, que levante a mão quem não gosta de uma boa oferta, não é mesmo? E foi pensando exatamente nisso, que os vendedores traçaram o planejamento para alavancar as vendas durante todo o ano.
Como já era de se esperar, o frete grátis também está entre as primeiras posições da listagem de benefícios oferecidos ao cliente. Esta é um tipo de abordagem que já caiu no gosto do público, por isso é sempre tão utilizada.
Chamamos a atenção, entretanto, para uma avaliação prévia e consistente da real capacidade do seu e-commerce em recorrer ao frete grátis. Obviamente, esta é uma ótima maneira de atrair os consumidores, principalmente, diante da concorrência. Mas é preciso ter cautela e não tomar decisões precipitadas.
A dica é definir uma política clara de frete gratuito de acordo com a realidade do seu e-commerce. Para isso, você pode definir faixas de preço mínimas ou embutir o custo do transporte (ou parte dele) no valor do produto.
Entretanto, fique atento aos preços praticados pelos concorrentes e cuide para a inclusão da entrega no preço do produto não tornar os artigos da sua loja virtual mais caros.
Outra saída interessante, como o gráfico anterior destaca, é apostar em cupons promocionais. O bom e velho desconto nunca sai de moda e, mais do que nunca, é uma moeda de troca interessante na batalha pela a atenção dos clientes.
Aqui a lógica é a mesma, analise seu faturamento para definir quais margens de redução podem ser transformadas em cupons.
Falando em criar oportunidades para vendas, você precisa conferir os insights de como as promoções se encaixam em eventos comemorativos! É o próximo assunto da nossa lista.
A festa das datas comerciais
Se ao ler este título você pensou automaticamente em Black Friday e Natal, parabéns! Você acertou! As duas datas foram as recordistas do calendário comercial, tanto na adesão do e-commerce quanto do público. Consequentemente, foram decisivas para elevar as vendas em 2018 em momentos chave no cronograma. Confira o ranking.
Não é surpresa para ninguém que cresce a cada ano o apelo da grande febre de vendas da última semana de novembro. Mas o fortalecimento da Black Friday caracteriza muito mais do que uma oportunidade imperdível para vendedores e consumidores!
Outros estudos, como o encomendado pelo Google em 2018, indicam o alto potencial de lucro ao investir em uma temporada de final de ano. O conceito, já em desenvolvimento em diversas estratégias de marketing, engloba a Black Friday e o Natal como datas-chave complementares e não concorrentes.
Um empurrãozinho da publicidade paga
Assim como o planejamento das promoções ideais para cada época do ano, os vendedores também não podem abrir mão de ampliar a visibilidade do seu e-commerce. É aqui que a publicidade ganha destaque, afinal, um bom negócio é aquele que sabe a importância da propaganda para divulgação dos produtos.
Em 2018, o comércio eletrônico fez o dever de casa e aproveitou os diversos recursos disponíveis para estar onde a concorrência também está: nas redes sociais!
Todos sabem que apostar na divulgação do seu e-commerce é essencial para atrair o público. Neste sentido, o NuvemCommerce verificou também as principais estratégias focadas em elevar a visibilidade das lojas virtuais.
Claro que não poderíamos deixar de fora também o crescimento do uso das estratégias de anúncios pagos nas redes sociais. O levantamento aponta o acirramento na competição por audiência entre o Instagram e o Facebook. Isso demonstra que as duas redes ocupam quase a mesma fatia de relevância entre as técnicas de marketing.
Aposte nas redes sociais
A cada ano é maior a influência das redes sociais na vida das pessoas, principalmente com o apelo dos smartphones, conforme citamos agora há pouco. Esses aparelhos são, nada mais nada menos, do que grandes facilitadores do fortalecimento dos e-commerces.
E é claro que o comércio eletrônico aumenta progressivamente a apropriação desses canais como espaços de venda! Verifique a proporção do uso dessas estratégias para o marketing das lojas virtuais e saiba onde focar sua estratégia de mídia!
Invista em diferenciais que facilitam seu trabalho
Como você deve ter percebido, esse conjunto de dicas é voltado à melhoria da experiência do cliente em seu e-commerce. Então não poderíamos concluir este artigo sem reforçar a importância da entrega para o sucesso de suas vendas como um todo.
Nessa hora, contar com uma plataforma capaz de otimizar sua gestão de fretes ao tornar esse processo muito mais fácil e prático desponta como um diferencial interessante.
Por isso, conheça o Melhor Envio, uma tecnologia desenvolvida para simplificar o trabalho dos pequenos e médios lojistas! Tenha cotações simultâneas de fretes e geração de envios em um só lugar.