No Melhor Envio, as integrações, feitas via aplicativo, possuem configurações padrão. Dessa forma, você consegue definir algumas preferências de envio como:
- modalidades de fretes e transportadoras disponíveis na sua loja;
- acrescentar serviços adicionais;
- definir agência de postagem;
- adicionar uma dimensão padrão para os pacotes, entre outras.
Além de garantir o bom funcionamento da integração, se houver alguma falha no sistema, as informações pré-definidas são usadas durante a cotação.
Navegação rápida
Como configurar uma integração com o Melhor Envio?
As “configurações padrão” podem variar conforme cada plataforma, mas de modo geral você deve seguir o seguinte passo a passo para acessá-las:
1. Entre na sua conta do Melhor Envio e clique em “Integrações”.
2. Role a página encontra a opção “Integrações ativas”. Depois escolha a plataforma de e-commerce que você deseja configurar e clique em “Selecionar”.
Finalizada a etapa anterior, você terá acesso a todas configurações padrão da plataforma, onde é possível alterar suas preferências de envio. A seguir, vamos mostrar como cada uma funciona!
Você chegou até aqui, mas ainda não é cliente do Melhor Envio? Saiba que usando a nossa plataforma de intermediação logística, você encontra envios com condições exclusivas, que
Aperte o play e assista o passo a passo de como configurar sua integração:
Veja definir suas preferências de envio pelo painel de controle do Melhor Envio
Informações de frete
Se você for pessoa jurídica, é necessário preencher as seguintes informações:
- CNPJ da sua loja
- Inscrição estadual
- CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) do seu negócio
No caso de clientes pessoa física, esses campos não são obrigatórios, ok?!
Customização
Nesta etapa, você consegue alterar:
Prazo
É Possível acrescentar um prazo adicional de entrega. Essa opção é muito útil para quem opera via dropshipping ou trabalha com artesanato ou confecção própria. Por exemplo, se você precisa de 7 dias úteis para produção do produto, acrescente este valor ao prazo de entrega indicado pela transportadora. Assim você não corre o risco de deixar o cliente frustrado.
Precificação
Neste campo, você encontra algumas possibilidades para precificar o seu frete: adicionar um valor que será acrescido no preço do frete que aparece durante a cotação ou definir o frete fixo para todos os envios. Você pode escolher entre:
- Valor Fixo: ao selecionar essa opção, você pode definir um valor fixo para todos os envios da sua loja virtual. Por exemplo, se colocar R$15, este valor vai aparecer em todas as cotações.
- Adicional fixo: permite acrescentar um valor fixo no preço final do frete. Ou seja, se você inserir R$2 e o frete for R$11, com essa opção selecionada o envio vai custar R$13.
- Adicional percentual: como o nome já diz, você pode incorporar um valor percentual ao preço da cotação original. Se você colocar 5%, essa quantia vai ser acrescentada em todos os fretes gerados.
Se não quiser usar nenhuma das opções de precificação no seu frete, basta deixar o campo “Valor” zerado.
Frete
Basicamente, você deve selecionar as transportadoras e as modalidades de frete que pretende disponibilizar durante a cotação na sua loja virtual.
Pacote padrão
Em “Pacote padrão”, insira as dimensões e o peso médio do produto já embalado. Esse campo só é usado se algum dos dados do produto vendido não estiver cadastrado na sua loja. Porém o ideal é preencher essas informações diretamente na sua plataforma de e-commerce.
Seguro
No caso do seguro, você consegue escolher se quer contratar sempre ou apenas quando necessário. Se selecionar a opção “Sempre” todos os envios (dos Correios ou das transportadoras privadas) vão contar com o seguro.
Mas se você marcar “Só quando necessário”, as encomendas enviadas via Correios ficam fora da cobertura do seguro. Isso acontece porque o seguro é obrigatório apenas junto às transportadoras privadas, sendo facultativo para os Correios.
Já em “Valor segurado padrão” se o preço do produto não for identificado durante a cotação do frete, o valor que você informar neste campo é usado como referência para o seguro.
Leia também: Como funciona e a importância de contratar um seguro de carga.
Serviços adicionais
Ao ativar os serviços adicionais Mão própria e/ou Aviso de recebimento, os custos de cada um serão acrescidos em todas as cotações da sua loja virtual.
Importante: ambos os serviços são exclusivos dos Correios. Já o serviço de “Coleta” está indisponível no momento.
Agência de postagem
Este campo fica disponível apenas se você selecionar a transportadora Jadlog como uma das opções de frete em sua loja e é válido somente em integrações em que a geração de etiquetas de envio é automatizada.
Tudo que você deve fazer é selecionar uma unidade padrão da Jadlog onde você vai realizar a postagem das suas encomendas.
Não deixe de definir suas preferências envio, ok?! E para economizar de verdade, cadastre-se no Melhor Envio. Todos os nossos serviços são gratuitos, você paga apenas pelas etiquetas de frete que gerar.