Blog Melhor Envio
  • Blog
  • site
  • suporte
  • login
  • cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Blog
  • site
  • suporte
  • login
  • cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
Blog Melhor Envio
Sem resultados
Ver todos resultados
  • E-COMMERCE E MARKETPLACE
  • DATAS ESPECIAIS
  • FINANÇAS E EMPREENDEDORISMO
  • FRETE E LOGÍSTICA
  • MARKETING DIGITAL
  • SOBRE NÓS

Fim da pandemia no e-commerce: impactos para o setor e o que esperar do pós-pandemia

Thiago Soares Por Thiago Soares
31 de março de 2022
Em E-commerce e Marketplace
0
Home E-commerce e Marketplace
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe por E-mail

Após dois anos de coronavírus é hora de quem vende pela internet começar a se preparar para o fim da pandemia. Durante todo esse período, o e-commerce foi um dos setores chaves para a economia nacional, ajudando na manutenção de negócios, empregos e garantindo a segurança dos compradores.

Durante esse tempo, muitas mudanças ocorreram no mercado e elas ainda seguem acontecendo em 2022. Segundo levantamento realizado pela Neotrust, 13 milhões de brasileiros fizeram a sua primeira compra pela internet no ano de 2020, uma marca impressionante que levou o e-commerce nacional a crescer 27%, chegando a um faturamento de R$161 bilhões no fim de 2021 e uma previsão de desenvolvimento ainda maior para 2022.

Descubra como vender mais pela internet com a ajuda do Melhor Envio

De forma geral, esse crescimento vertiginoso é fruto de um fenômeno que possui duas pontas. A primeira é a digitalização acelerada pela necessidade das pessoas de fazerem compras de forma virtual. Na segunda ponta desse processo temos os comerciantes que se viram obrigados a oferecer seus produtos também por canais virtuais, como as redes sociais, marketplaces e outros.

De 2020 para cá muita coisa mudou, e com a reabertura do comércio é essencial se manter atualizado com as novas tendências de consumo do pós-pandemia. 

Pensando nisso, nesse artigo vamos fazer uma retrospectiva dos impactos da pandemia de covid-19 para quem vende pela internet, passando pelas tendências que vieram para ficar e mostrando como os reflexos desse cenário ainda vão influenciar o e-commerce até, pelo menos, o final de 2022.

Descubra, a seguir, o que é realmente importante para que a sua loja virtual largue na frente após o fim da pandemia. Boa leitura!

Navegação rápida

  • 1 2020 e 2021 – Impactos da pandemia de covid-19 para o e-commerce nacional
    • 1.1 Começo da pandemia: dúvidas sobre o futuro e e-commerce como alternativa para o comércio
    • 1.2 Negócios de todos os tipos migram para o mundo digital
    • 1.3 Trabalho remoto e novas necessidades dos consumidores abrem oportunidades de negócios online
    • 1.4 Novos canais de vendas surgem ou são aprimorados
    • 1.5 Formas de pagamento são criadas para atender novos públicos
  • 2 2022 – O fim da pandemia traz novos desafios para o e-commerce
    • 2.1 Integração do físico com o digital
    • 2.2 Experiência de compra personalizada
    • 2.3 Frete competitivo é a chave para se manter relevante após o fim da pandemia
    • 2.4 Atenção às novas datas que surgiram no calendário do e-commerce
        • 2.4.0.1 Thiago Soares

2020 e 2021 – Impactos da pandemia de covid-19 para o e-commerce nacional

Para entender de que forma a pandemia impactou, e ainda impacta, lojistas de todos os tamanhos no Brasil é necessário fazer uma análise de cada fase desse processo e de que forma ele ocorreu nos anos de 2020 e 2021. Vem com a gente!

Começo da pandemia: dúvidas sobre o futuro e e-commerce como alternativa para o comércio

Os primeiros momentos da pandemia de coronavírus no país foram marcados pelas incertezas sobre o futuro e por uma mudança abrupta no estilo de vida das pessoas. 

Medidas de distanciamento foram adotadas em escala global, incluindo a a paralisação de grandes eventos e o fechamento do comércio não essencial. Cuidados como o uso de máscaras e álcool em gel também começaram a fazer parte da rotina das pessoas.

O comércio não essencial ao redor do mundo sofreu com os impactos do coronavírus e as medidas de lockdown. (Fonte: Freepik)

Com a necessidade de implementação de medidas de distanciamento social mais rígidas, em pouco tempo o e-commerce tornou-se a forma mais segura de fazer compras. Uma mudança de paradigma que deu ínicio a todas as transformações que aconteceriam a seguir. 

Negócios de todos os tipos migram para o mundo digital

Não foi só a necessidade do consumidor de fazer compras de forma digital que gerou mudanças no segmento. Muitas pessoas viram na venda de produtos pela internet uma forma de sobreviver durante esse período. Além disso, lojas tradicionais que não davam tanta atenção para vendas online se viram obrigadas a migrarem para o universo digital.

E os reflexos dessa nova relação foram intensos desde as primeiras semanas de pandemia. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em apenas 2 meses (entre março e maio de 2020) foram criados 107 mil novos negócios pela internet, o que se refletiu na impressionante marca de uma loja virtual criada por minuto no começo do isolamento social. 

Trabalho remoto e novas necessidades dos consumidores abrem oportunidades de negócios online

Algumas categorias de produtos que não se destacavam nas vendas online dispararam durante o primeiro ano de pandemia. Esse movimento deu início a novos padrões de consumo virtual que surgiram conforme novas necessidades foram impostas. 

Em um primeiro momento, o trabalho remoto e a necessidade das pessoas de se comunicarem fez com que a venda de móveis para escritório e equipamentos de informática crescesse rapidamente. Outras urgências também fizeram categorias como alimentos, brinquedos, cama mesa e banho e itens de decoração aumentaram a sua relevância nas vendas pela internet.

Produtos de cama mesa e banho passaram a fazer parte do hábito de consumo online das pessoas durante a pandemia. (Fonte: Freepik)

Confira algumas categorias que se destacaram durante o primeiro momento da pandemia (de março a setembro de 2020), segundo a pesquisa da Abcomm, além do faturamento que cada uma alcançou durante esse período.

  • Cama, Mesa e Banho (crescimento de 163,4% – R$ 850 milhões)
  • Alimentos e Bebidas (crescimento de 141,5% – R$ 1,10 bilhão)
  • Móveis (crescimento de 132,3% – R$ 5,06 bilhões)
  • Brinquedos (crescimento de 124,03% – R$ 600 milhões)
  • Utilidades Domésticas (crescimento de 111,7% – R$ 1,29 bilhão)
  • Eletroportáteis (crescimento de 100,2% – R$ 1,81 bilhão)
  • Decoração (crescimento de 99,9% – R$ 410 milhões)
  • Beleza e Perfumaria (crescimento de 99,20% – R$ 3,39 bilhões)
  • Bebês (crescimento de 94,1% – R$ 76 milhões) 
  • Telefonia (crescimento de 93,9% – R$ 14,59 bilhões)

Com o passar do tempo, novas categorias foram ganhando força e se consolidando de acordo com as necessidades da população. Alguns dos mercados que passaram a ficar significativamente mais aquecidos a partir do ano de 2021 foram as lojas de materiais de construção e produtos de esporte e academia, que entraram de vez no comportamento de compra online das pessoas.

Novos canais de vendas surgem ou são aprimorados

Com um número cada vez maior de pessoas comprando online, houve naturalmente avanços nas formas de se comprar pela internet. Novas experiências surgiram sempre com objetivo de atender à realidade e o cotidiano desses novos compradores.

E nesse processo as redes sociais se tornaram canais de vendas cada vez mais importantes. Fechar negócio por mensagens diretas ou no comentário de postagens se tornou algo rotineiro para microempreendedores.

Tendo consciência desse movimento, as próprias plataformas aperfeiçoaram suas ferramentas de apoio aos comerciantes. Bons exemplos são o Facebook Marketplace e o Instagram Shopping, que são mais ativos nos dias de hoje do que antes do período de isolamento.

Mas se tem um canal de vendas que se fortaleceu e segue como um dos queridinhos dos consumidores são os aplicativos de mensagens. Tanto o WhatsApp quanto o Telegram passaram a ser utilizados desde o pequeno lojista até os grandes varejistas, que começaram a criar times de vendas exclusivos para esses apps. 

O resultado foi super positivo, tendo essa experiência mostrado, de uma vez por todas, que investir no uso desses aplicativos é uma ótima forma de oferecer um atendimento muito mais dinâmico ao comprador e ainda uma maneira eficiente de encurtar o processo de decisão de compra, já que estamos falando de clientes que estão na etapa final do funil de vendas. 

Formas de pagamento são criadas para atender novos públicos

Em um mundo onde as compras foram obrigadas a ficar mais dinâmicas, o surgimento de novos meios de pagamentos foi essencial para que o e-commerce conseguisse atingir um número maior de pessoas.

E, nesse ponto, o Pix foi um dos principais avanços nos últimos anos. Já que o sistema de pagamento instantâneo fez com que lojistas recebessem muito mais rápido, pagando menos taxas e deixando o processo de checkout mais dinâmico. 

Outro grande avanço que ajudou a impulsionar as vendas online foi o formato buy now pay later, na tradução para o bom português o famoso compre agora e pague depois. 

Essa modalidade de compra ficou muito popular a partir do fim de 2021, com algumas lojas passando a oferecer a opção de pagamento por boleto parcelado, que acabou permitindo que pessoas que não possuíam cartão de crédito dividissem suas compras feitas pela internet. 

2022 – O fim da pandemia traz novos desafios para o e-commerce

Chegando ao ano de 2022, temos um cenário muito mais otimista, com a pandemia mais controlada e a cobertura vacinal atingindo índices satisfatórios. Esse movimento permitiu a total reabertura do comércio e outras flexibilizações que ajudaram nessa retomada. 

Mas a pergunta que deve ser respondida no momento atual que estamos é a seguinte: o que a pandemia nos ensinou?

Apesar da rotina estar voltando, pouco a pouco, ao que era antes, para quem vende pela internet o fim da pandemia deixou as coisas bem diferentes do que eram há 2 anos atrás. Hoje temos um cenário bem mais maduro para o e-commerce graças às lições aprendidas durante o período.

Ainda vamos testemunhar ao longo deste ano a consolidação destas novas formas de comprar e vender, agora num cenário pós-pandêmico. Confira algumas delas.

Integração do físico com o digital

Como vimos anteriormente, o comportamento de compra dos consumidores foi mudando com o passar do tempo. Hoje, eles estão presentes na loja física, no smartphone, no computador ou em qualquer outro canal que faça sentido para ele comprar ou comparar preços. E é na integração entre o físico e o virtual que está uma das chaves para se destacar nesse fim da pandemia. 

Essa nova forma de pensar um negócio tem nome, se chama: figital, palavra formada pela união das palavras “físico” + “digital” . O termo é utilizado para denominar operações híbridas, que unem aspectos do ambiente digital com a loja física.

Confira algumas dicas para unir esses dois universos no seu negócio:

Autoatendimento: instalar terminais de autoatendimento é uma ótima forma de evitar filas e atender clientes que preferem não ter contato com outras pessoas durante o processo de compra.

Terminais de autoatendimento são uma forte tendência que une o físico ao digital no pós-pandemia. (Fonte: Freepik)

QR Code: outra forma de unir o ambiente físico ao digital é adotando QR Codes como apoio às campanhas digitais. Uma maneira de trabalhar essa estratégia é oferecendo descontos para determinada ação em suas redes sociais ou até mesmo a instalação de um app criado para o seu e-commerce. 

Comprar na loja virtual e retirar na loja física: essa é uma das estratégias de figital mais interessantes para quem possui loja física e está sendo utilizada até mesmo pelos grandes sites da internet. A maior vantagem dessa modalidade de compra é que ela pode se encaixar melhor na rotina ou urgência do consumidor pelo produto. 

Ao integrar o canal de venda físico ao virtual, o seu negócio estará mais alinhado com a realidade desse novo comprador, dando aos clientes a opção de realizar o seu pedido conforme a sua preferência.

Experiência de compra personalizada

Outra tendência que teve sua maturação acelerada durante os tempos de pandemia foi a personalização da experiência de compra. Um diferencial para o e-commerce que fará toda a diferença com a volta do comércio presencial.

A estratégia consiste em conhecer a fundo cada cliente, para assim oferecer uma experiência de compra personalizada aos hábitos de consumo e interesses dessa pessoa. E a coleta de dados é a melhor forma de pôr esse processo em prática.

Existem plataformas de personalização pagas super eficientes, que rastreiam os comportamentos de navegação do cliente para oferecer os produtos que apresentam maior porcentagem de conversão no momento que ele chegar ao seu site. Essa é uma ótima forma de oferecer uma experiência personalizada ao usuário, mas que demanda investimento para a implementação. 

A boa notícia é que existem formas mais simples (e baratas) de oferecer experiências de compra personalizadas aos seus clientes. Como, por exemplo, o desenvolvimento de campanhas planejadas a partir de dados do seu site extraídos do Google Analytics ou, até mesmo, o oferecimento de cupons de desconto na data de aniversário do cliente.

Rastrear o comportamento de um usuário dentro do seu site e proporcionar interações mais assertivas é um diferencial e tanto, mas você deve ficar atento à nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entrou em vigor no fim de 2021 e exige que seu site possua uma política de de privacidade clara e um aviso de cookies. 

Explicamos tudo sobre o tema nesse super artigo:

O que é LGPD e como ela afeta o e-commerce

Frete competitivo é a chave para se manter relevante após o fim da pandemia

O frete é um dos pontos centrais da operação de toda loja online. E como não podia ser diferente, durante o período de isolamento, o recebimento de um pedido por um custo justo e o mais rápido possível foi algo cada vez mais exigido pelos consumidores, o que gerou avanços logísticos no setor.

Para que isso fosse possível, empresas de transporte e lojistas precisaram se adaptar para absorver a alta demanda e garantir maior agilidade nas entregas. Campanhas de frete promocional mais agressivas e fretes super rápidos se tornaram realidade, proporcionando uma melhor experiência de compra pela internet.

A volta do comércio físico representa o aumento da concorrência para quem vende seus produtos exclusivamente pela internet. Por isso, para se manter competitivo após o fim da pandemia é preciso manter esse processo de aperfeiçoamento da entrega, garantindo não só um custo de envio atraente para quem compra, mas também que o pedido chegue sempre dentro do prazo e em perfeitas condições. Para ajudar pequenos e médios lojistas a disponibilizarem postagens de produtos com custo atrativo para seus clientes, a plataforma de cotação e gestão de fretes Melhor Envio se apresenta como uma das melhores soluções logísticas de 2022.

Dentro da plataforma, em poucos clicks. é possível fazer a cotação para o frete desejado junto às principais empresas de transporte do país, seja nas particulares como nos próprios Correios. Basta escolher a melhor condição de frete.

Mas as vantagens não param por aí. O Melhor Envio é uma solução logística bem completa e oferece ferramentas como o Melhor Rastreio, sistema que possibilita o monitoramento de envios feitos por diferentes transportadoras, e o Melhor Ponto, unidades de recebimento espalhadas pela cidade de São Paulo onde é possível despachar pacotes que serão enviados por múltiplas transportadoras. 

O Melhor Envio é um serviço totalmente gratuito. Ou seja, a sua loja só pagará pelos fretes contratados dentro da plataforma. Legal, né!?

Para começar a utilizar as facilidades do Melhor Envio na sua loja virtual é só clicar no botão abaixo.

Não complique seu frete. Cadastre-se no Melhor Envio!

Atenção às novas datas que surgiram no calendário do e-commerce

Por fim, de 2020 para cá, novas datas comerciais ganharam relevância no calendário do e-commerce nacional. Essa foi uma forma de manter o mercado aquecido por mais tempo ao longo do ano, além de ser um modo de se conectar com diferentes públicos e debater temas relevantes para o comércio eletrônico.

Datas como Valentine’s Day, Dia do Orgulho Nerd e o Dia do Consumidor ganharam força e reforçaram o calendário de vendas do primeiro semestre. Esses e outros eventos tornaram-se vitais para negócios focados em nicho.  

Pensando em ajudar a sua loja a não perder nenhum período de vendas importante, nós do Melhor Envio disponibilizamos para download gratuito o Melhor Planner 2022. Um planejador de ações e acompanhamento de resultados pronto para impressão. 

Nele você terá de mão beijada as principais datas promocionais do e-commerce em 2022, além de dicas de postagem para redes sociais e outras inspirações pensadas em quem empreende pela internet. 

Para imprimir o Melhor Planner 2022 é só clicar no botão a seguir:

Baixar o Melhor Planner para imprimir

Thiago Soares
Website | + posts

Redator especialista em e-commerce e pós-graduado em Marketing. Thiago tem como propósito ajudar lojistas de todos os tamanhos, do micro ao grande, a vender pela internet. Para isso, atua na equipe de produção de conteúdo do Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para lojistas de todo o país.

  • Thiago Soares
    https://blog.melhorenvio.com.br/author/thiago-soares/
    Cupom Melhor Envio: como usar cupom de desconto no site
  • Thiago Soares
    https://blog.melhorenvio.com.br/author/thiago-soares/
    LATAM Cargo rastreio: como rastrear encomenda na transportadora
  • Thiago Soares
    https://blog.melhorenvio.com.br/author/thiago-soares/
    O que fazer que fazer quando a encomenda volta ao remetente
  • Thiago Soares
    https://blog.melhorenvio.com.br/author/thiago-soares/
    Como calcular frete em transportadoras: faça cotação em várias empresas ao mesmo tempo com o Melhor Envio
Postagem anterior

Tudo sobre os meios de pagamento no Melhor Envio

Próxima postagem

5 dicas infalíveis para fazer a entrega de alimentos e bebidas do jeito certo

Próxima postagem
Como funciona a entrega de alimentos e bebidas?

5 dicas infalíveis para fazer a entrega de alimentos e bebidas do jeito certo

Pesquise um conteúdo

Sem resultados
Ver todos resultados

Mais acessados

  • 12 ideias de conteúdos para postar no Instagram

    12 ideias de conteúdos para postar no Instagram: como aproveitar a rede social de forma estratégica

    maio, 2022
  • Como rastrear um pedido com código de rastreio?

    abril, 2022
  • Declaração de conteúdo: o que é? Para que serve? Como fazer?

    junho, 2022
  • Melhor Envio: calculadora de frete, etiquetas de envio e muito mais!

    junho, 2022
  • Nota fiscal e declaração de conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber sobre esses documentos

    maio, 2022
Conheça nosso YouTube

Parabéns! Você está perto de ter fretes mais baratos. Fique de olho no seu e-mail!
Ocorreu algum erro. Tente novamente.

Sobre Nós

Como inserir saldo na carteira virtual do Melhor Envio?

Como inserir saldo na carteira virtual do Melhor Envio?

junho, 2022
Cupom Melhor Envio: como usar cupom de desconto no site

Cupom Melhor Envio: como usar cupom de desconto no site

junho, 2022
como-alterar-meus-dados-no-Melhor-Envio

Como alterar meus dados na plataforma?

abril, 2022
Melhor Rastreio Melhor Envio
Melhor Envio 2021
Todos os direitos reservados
Fale com a gente
Termos de uso
  • 10 dicas para planejar o seu e-commerce e vender ainda mais no Dia dos Namorados
  • 4 dicas para planejar o seu e-commerce para o Dia das Mães 2022
  • Blog – Home
  • Como se preparar para o final do ano
  • Home
  • Instagram
  • Materiais gratuitos
  • O que é o Melhor Envio
  • Blog – Contato

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Blog
  • Site
  • Suporte
  • Login
  • Cadastre-se

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.