Como um ERP pode ajudar a alavancar suas vendas na Black Friday?

Um software ERP pode ser exatamente o que a sua empresa precisa para vender mais na Black Friday. Continue lendo e descubra o porquê! 

Desde 2010, quando começou a se falar em Black Friday no Brasil, o finalzinho de novembro vem acompanhado de um gostinho de compras com descontos interessantes para o consumidor. E a cada ano, novos consumidores se inserem na campanha, tanto compradores quanto vendedores.

Para 2019, estima-se que 370 mil pessoas comprem produtos online pela primeira vez. O crescimento em vendas promete contribuir principalmente para os números do e-commerce brasileiro, que deve encerrar o ano com R$ 53,5 bilhões de faturamento e 60 milhões de consumidores. Ou seja, um boom de vendas! E tudo que os varejistas precisam fazer é estarem preparados para receber mais pedidos, dar descontos interessantes e entregar as mercadorias com segurança.

A venda exponencial da Black Friday é considerada a segunda data mais importante no varejo brasileiro depois do Natal. Mas, nesses meses que antecedem a temporada, as lojas físicas e virtuais já devem iniciar sua organização para que tudo aconteça conforme o desejado. Um ERP é uma ótima dica para quem quer vender mais e melhor.

Mas afinal, o que é um ERP?

Para quem ainda não está familiarizado com o termo ERP, ele significa “Enterprise Resource Planning”, o que em tradução livre seria “Planejamento de Recursos Empresariais”. São softwares que viabilizam a integração de setores corporativos em uma plataforma única, a fim de facilitar a administração de uma empresa. Sendo assim, a plataforma ERP é um sistema que agrega informações e simplifica o trabalho com o gerenciamento integrado. 

Mais vendas, mais organização

Neste ano, a Black Friday ocorrerá no dia 29 de novembro, porém a maioria dos varejistas opta por celebrar descontos a semana toda. É a chamada Black Week. Quando o assunto é e-commerce, datas como a Black Friday são uma oportunidade para receber mais pedidos e atrair novos clientes. Também é a hora de fidelizar o seu público, proporcionando ao consumidor uma ótima experiência de compra.

Para tudo se realizar conforme o desejado, a organização do negócio através de um sistema de gestão, um ERP de qualidade, é fundamental. O Bling, por exemplo, é uma ferramenta de gestão online, fácil de utilizar e assertiva na hora de controlar o estoque, definir descontos, prestar, atendimento ao cliente, pós-venda, etc.

O grande benefício de se utilizar de um ERP é, sem dúvida, a integração entre os setores da empresa, desde organização do fluxo de caixa, logística de entrega, verificação dos produtos disponíveis em estoque. Ainda mais em um período onde os pedidos e as entregas irão aumentar, vale apostar em gestão integrada. 

Dicas para deixar sua empresa pronta para a Black Friday

Quem trabalha com vendas tem como objetivo garantir faturamento para a empresa e também proporcionar a melhor experiência possível para o cliente. Mas algumas dicas são importantes para quem quer alavancar as vendas durante a Black Friday:

  • Aposte em atendimento

O consumidor de e-commerce pesquisa bastante antes de efetuar a compra. Abre diversos sites, lê os comentários sobre o lojista, avalia os produtos e faz uma comparação. Quando ele decide onde comprar — seja por ser fiel a determinada loja ou marketplace, seja por ter encontrado seu produto com melhor custo-benefício — ele precisa ser bem atendido. Apostar em um atendimento personalizado é um diferencial para mostrar-se disponível quanto a dúvidas sobre o produto, ou esclarecimentos sobre a entrega. Esse atendimento dará ao consumidor a confiança necessária para realizar a compra. 

  • Divulgue suas vantagens

Entre na disputa e divulgue que seu negócio também adere aos descontos e mostre os diferenciais que você oferece. A comunicação com o consumidor não pode ser apenas em um momento ou em uma plataforma. O cliente deve ser lembrado que a Black Friday está chegando e que ele poderá realizar aquela compra desejada na sua loja. 

  • Utilize uma gestão automatizada

A divulgação deve vir acompanhada de uma campanha interna de organização na empresa: estoque, definição de descontos, atendimento ao cliente, pós-venda etc. É por isso que tudo isso fica mais fácil e organizado com um sistema de gestão, um ERP. Evitando os processos manuais, você economiza tempo de trabalho, contratação de mão de obra e também minimiza os erros. 

  • Capriche na entrega

De nada adianta organizar a empresa para receber pedidos se a entrega falhar. A logística é um dos processos mais custosos para quem trabalha no e-commerce, por isso a opção deve ser assertiva, evitando problemas com o consumidor. Lembre-se que a experiência de compra inicia pelo preço, mas termina no prazo e na qualidade de entrega! Confira os planos e preços do Bling! e utilize o cupom de desconto #melhorenvio para experimentar a ferramenta e todas as suas funcionalidades de gestão. Sem dúvida, isso fará diferença nesta campanha da temporada Black Friday de promoções, e já deixará seu e-commerce ou loja física preparados para as próximas grandes semanas de vendas que se seguem.

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