E-commerce de nicho ou geral: como escolher o seu modelo de negócio

E-commerce de nicho ou geral: como escolher o seu modelo de negócio

Entenda a diferença entre os mercados e, na hora de escolher, saiba qual é o e-commerce mais indicado para a sua estratégia

 

Por Tatiana Cunha | Blog Webstore

 

O comércio eletrônico, só em 2018, faturou R$ 53,2 bilhões. Desse total, 58 milhões de consumidores fizeram ao menos uma compra online, sendo que 10 milhões deles efetuaram sua primeira compra pela internet. Dados como estes mostram duas informações, uma delas é que o e-commerce aumentou sua participação no mercado, mas que esta parcela continua sendo menor quando comparada ao varejo em lojas físicas.

Pensando deste modo, nós temos uma ótima notícia: as oportunidades no mercado online só crescem e você pode ganhar com isso. Como? Leia este artigo e saiba qual modelo escolher para o seu negócio online: e-commerce de nicho ou geral.

 

O que é e-commerce de nicho?

 

Esta loja online é focada em um público específico. Por exemplo, uma marca que vende sapatos veganos femininos. Conseguem observar o funil de vendas?

 

> Sapatos 

> Femininos

> Veganos

 

Através desse nicho, se consegue determinar seu público e fazer campanhas segmentadas para este perfil. Ou seja, seu público principal são mulheres que são veganas e se interessam por sapatos. Seu público secundário poderia ser mulheres que não são veganas, mas se interessam pela causa. 

Seu próximo público já poderia ser homens que querem utilizar a marca ou querem presentear uma mulher. Independentemente da etapa do funil, a loja vende um produto específico: sapatos veganos.

 

Pontos positivos: você consegue classificar melhor o seu público e ser mais assertivo em suas campanhas.

Pontos negativos: o mix de produtos não é extenso e, por isso, você pode perder vendas ao não oferecer variedade como um e-commerce geral.

A estratégia para e-commerce de nicho é exatamente essa: foco! 



O que é e-commerce geral?

 

Já no e-commerce geral, os produtos podem ser variados. Uma loja que vende roupas, acessórios, sapatos e tênis já entra neste grupo de negócio online. Justamente pela abrangência de sua marca e, possivelmente, de público.

Através desta estratégia, é possível fazer diversas campanhas para públicos diferentes, sazonalidades distintas e kits de compra. Como o look completo por exemplo.

 

Pontos positivos: pela variedade em seu mix, a loja poderá ofertar mais produtos e aumentar o ticket médio.

Pontos negativos: por não estar focado em um produto específico, o planejamento e estratégias podem ficar mais complexos, como o gerenciamento de fornecedores e campanhas.

 

Qual escolher? Nicho ou geral?

 

Antes de responder esta questão, gostaríamos de fazer algumas perguntas, vamos refletir juntos?

1 – O seu produto é bem específico ou o seu mix de produtos é variado?

2 – Você quer atingir um público seleto ou um público geral?

 

Perguntas como as citadas acima, podem lhe ajudar a escolher o objetivo da sua loja virtual. Se você quer, por exemplo, começar com um produto específico e depois expandir, pode iniciar com um e-commerce de nicho e ir amadurecendo sua marca, seus produtos e alavancar seu negócio com um e-commerce mais aberto, sendo assim o geral.

Independente do estilo de e-commerce que escolher, existem algumas dicas essenciais que podem te ajudar a vender mais:

 

1 – Pesquise sobre o mercado e compreenda o que você precisa saber antes de abrir uma loja virtual

2 – Invista em uma marca que traduza a essência do seu propósito

3 – Organize suas categorias, faça com que o cliente encontre o que busca

4 – Invista em divulgação

 

Como começar? Quem pode me ajudar?


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Por 17 de julho de 2019 às 2:00

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Por 17 de julho de 2019 às 2:00