Você sabe o que é o Dia do Consumidor? Trata-se de uma data internacional criada a partir de um famoso discurso do presidente norte-americano John Kennedy, realizado em 1962, que ressaltou a importância de assegurar os interesses dos consumidores, como o direito de escolha, informação, segurança de compra e também de ser ouvido.
No Brasil, o Dia do Consumidor começou a receber maior atenção do setor nos últimos anos, tendo como objetivo estreitar as relações entre compradores e vendedores, ao mesmo tempo que dá início ao calendário de promoções do e-commerce nacional. Atualmente a data já é considerada a Black Friday do primeiro semestre.
Contudo, para aproveitar ao máximo o primeiro período promocional do ano é preciso se preparar para o aumento de vendas e também entender de que forma é possível utilizar as discussões em torno da data para mostrar a qualidade do serviço prestado aos clientes que compram em seu negócio.
Nesse texto vamos te contar tudo sobre o Dia do Consumidor 2022 e como se destacar da forte concorrência nesta data.
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Quando é o dia do consumidor?
O Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de março e, como dissemos, sua importância vem aumentando a cada ano que passa.
. Essa alta é comprovada por relatórios do Google, que mostram uma disparada nas buscas pelo termo “Dia do Consumidor” na semana em que a data é comemorada.

O Dia do Consumidor tem ganhado tanta força que, assim como a Black Friday, o calendário de promoções relacionadas a data foi esticado pelo comércio. Por isso, fique atento a períodos como:
- Mês do Consumidor: temporada promocional que ocorre durante todo o mês de março.
- Semana do Consumidor: momento mais aquecido de vendas do período. Em 2022 a semana do consumidor ocorre de 14 a 20 de março.
- Dia Mundial do Consumidor: data da comemoração realizada no dia 15 de março.
Mas atenção: muitos lojistas confundem o Dia do Consumidor com outros períodos promocionais semelhantes, como a Semana do Brasil e o Dia do Cliente. Porém, essas datas têm objetivos distintos e são comemoradas no segundo semestre.
Nesse momento você já deve ter percebido que o Dia do Consumidor é a primeira data importante para o comércio após o carnaval. Mas o que a sua loja virtual precisa fazer para ter sucesso no Dia do Consumidor 2022? É isso que vamos te contar a seguir!
Como vender mais e se destacar durante o Dia do Consumidor 2022
Entregue uma boa experiência de compra
A experiência vivida pelo cliente durante uma compra tem mais valor do que você imagina! Cada vez mais os brasileiros prezam pela eficiência, usabilidade e bom atendimento quando compram pela internet. Esses princípios devem ser motivo de atenção ainda maior durante o Dia do Consumidor.
Para você ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pela Accenture, 47% dos entrevistados que afirmaram estar insatisfeitos com uma experiência de compra online disseram evitar o site dessa marca ou loja no futuro. No entanto, essas mesmas pessoas revelaram estarem dispostas a pagar mais por uma experiência de compra que superasse as suas expectativas.

Para conseguir entregar uma experiência de compra assertiva é preciso focar esforços nas seguintes iniciativas:
- Coloque o cliente sempre no centro da estratégia.
- Invista na usabilidade do seu site ou em uma boa plataforma de e-commerce, que entregue navegação otimizada para celulares, checkout prático e carregamento rápido.
- Tenha um sistema de atendimento ágil, eficaz e humanizado.
- Antecipe necessidades do cliente.
Trabalhar sempre visando entregar uma boa experiência de compra ao usuário é um dos segredos para fidelizar diferentes perfis de clientes e alcançar sucesso no Dia do Consumidor 2022. Afinal de contas, é sobre isso que trata a data.
Ofereça diferentes meios de pagamento ao seu cliente
Seja para o Dia do Consumidor ou para todo o ano, uma dica importante é: mantenha-se atualizado quanto às principais tendências no comportamento de compra dos consumidores, inclusive em relação aos meios de pagamento.
O Pix, por exemplo, é uma tecnologia de pagamentos instantâneo que caiu no gosto popular e que já está sendo adotada por muitos e-commerces. Além de prático para o usuário, com o Pix, o lojista recebe o valor imediatamente no ato da compra e reduz custos operacionais existentes em outros formatos de pagamento tradicionais, como por cartão de débito.

Outra tendência são as compras online parceladas no boleto bancário, também conhecida como “carnê digital”. Esse tipo de pagamento é muito procurado por pessoas que não utilizam cartão de crédito, seja por opção ou por terem dificuldade de acesso ao crediário.
Se o seu negócio está em um marketplace, as principais formas de pagamento já estão automaticamente disponíveis. A maioria das plataformas de e-commerce também oferecem uma ampla gama de meios de pagamentos.
Em todo caso, se o seu e-commerce foi desenvolvido do zero, o mercado disponibiliza serviços para ajudar os vendedores a ampliarem os métodos de cobrança sem a necessidade de negociar diretamente com as operadoras de cartão. Se seu negócio se encaixa nessa categoria, vale pesquisar mais sobre o assunto.
Ofereça apenas ofertas reais
De nada adianta preparar o seu e-commerce para o Dia do Consumidor e caprichar na divulgação da campanha se, ao chegarem em sua loja virtual, os clientes não encontrarem ofertas de verdade. Por isso, crie promoções atrativas para essa data!
Uma dica valiosa é analisar o seu estoque e aproveitar a data para colocar em promoção produtos que estão tendo pouca saída. Essa é uma oportunidade de girar o estoque e desencalhar os itens que não estão saindo muito bem.
Também vale a pena fazer as contas para avaliar se é viável oferecer frete promocional (grátis ou fixo) durante o período. Uma estratégia adotada por muitos lojistas é oferecer a isenção do custo de entrega em regiões próximas do vendedor ou a partir de determinado valor de compra.
Contas precisam ser feitas para checar a viabilidade desta ação sem prejudicar a saúde financeira do negócio. Para saber como fazer esse planejamento da forma correta vale a pena assistir o vídeo que falamos mais sobre o tema!
Você encontra também muitas outras dicas valiosas sobre esse assunto em nosso artigo
Como Oferecer Descontos no E-commerce.
Antecipe-se ao aumento da demanda de fretes
Organize-se para dar conta da demanda que você mesmo está criando. Isso envolve todos os itens citados acima e também questões logísticas, como o frete.
Para tornar as coisas muito mais fáceis nesse momento, o lojista pode contar com o Melhor Envio, uma solução de fretes que oferece acesso a ferramentas que facilitam a gestão e contratação de fretes para e-commerce.
Dentro da plataforma, você tem acesso a soluções como o Melhor Rastreio, onde é possível acompanhar o andamento de todas as remessas de forma descomplicada. Outra facilidade é o Melhor Ponto, unidades físicas de recebimento de pedidos onde o lojista pode deixar um conjunto de pacotes, em um só lugar, para serem coletados por diferentes transportadoras.
Esses são apenas alguns motivos pelos quais você precisa conhecer o Melhor Envio. O cadastro é gratuito e os valores oferecidos dentro da plataforma são mais baratos porque a empresa negocia grandes volumes de fretes com as principais transportadoras do país, inclusive os Correios.
Essa negociação faz com que o custo de frete para lojistas parceiros do Melhor Envio seja mais barato do que se contratado diretamente com essas empresas de transporte.
Para deixar o processo de envio de pedidos da sua loja virtual mais inteligente, barato e preparado para altas demandas é só fazer o cadastro gratuito clicando no botão abaixo!
Atenção total ao pós-venda
Muitos dos valores defendidos pelo Dia do Consumidor têm suas origens em problemas decorrentes do pós-venda, como dificuldades no momento de trocar um produto, por exemplo.
É importante que durante todo o ano seu time de atendimento entregue uma experiência de pós-venda que atenda de fato as necessidades do comprador e mostre que o seu e-commerce é um lugar seguro para fazer compras.
Para você ter ideia da importância do pós-venda, de acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 79% dos entrevistados disseram ter deixado de comprar em estabelecimentos onde foram mal atendidos durante o processo de pós-venda.
Ou seja, apesar de muitos lojistas não darem tanta atenção, trabalhar estrategicamente essa etapa final da jornada de compra é a chave para a fidelização e retenção de clientes.
Algumas iniciativas essenciais para entregar um atendimento de pós-venda eficiente são:
- Dar atenção especial aos chamados de reclamação.
- Não deixar nenhum cliente sem resposta.
- Retornar essas mensagens o mais rápido possível.
- Não esperar para ter esse contato com o comprador apenas em casos de resolução de problemas. Faça um pós-venda ativo entrando em contato com o cliente para conferir se ele está satisfeito com o produto e serviço prestado.
Como estamos falando de uma data que ressalta o compromisso de entregar um atendimento de qualidade ao consumidor, aproveite o período para enfatizar em seus canais de comunicação avaliações acerca do atendimento prestado por sua loja, seja por comentários em redes sociais, pesquisas de mercado e, principalmente, notas de avaliação em sites especializados como o Reclame Aqui.
Para ajudar lojistas de todos os tamanhos a solucionar o problema mais comum relacionado ao pós-venda no e-commerce, preparamos um guia completo para trocas e devoluções segundo orientações do Código de Defesa do Consumidor. Para saber mais sobre o tema é só conferir o artigo:
Guia prático de troca e devoluções para o e-commerce
Dica extra: como preparar uma campanha para o Dia do Consumidor 2022
Acima vimos cuidados operacionais essenciais para que sua loja virtual receba bem os clientes no Dia do Consumidor. Agora, vamos falar um pouco sobre questões estratégicas de marketing que envolvem divulgação da sua campanha promocional e atração de clientes.
Confira algumas dicas para estruturar sua campanha de Dia do Consumidor e aproveitar ao máximo o que essa data tem a oferecer.
Dia do Consumidor ou Semana do Consumidor? Defina a duração da campanha
Antes de começar a preparar uma campanha focada no Dia do Consumidor, é preciso definir: meu e-commerce vai atuar em uma semana inteira de ações ou apenas no dia 15 de março? Esse ponto é muito importante porque a estratégia muda dependendo da resposta.
📍 Se o lojista fizer apenas um dia de ofertas, ele precisa estar preparado para receber um alto volume de pedidos em apenas um dia e sua estrutura precisa dar conta da demanda. Além disso, ele precisa postar todas as ofertas no mesmo dia, de uma vez ou ao longo do dia.
📍 Por outro lado, se o lojista optar por uma Semana do Consumidor, o tráfego será diluído ao longo dos dias, mas ele precisará criar ofertas e atrativos para manter o público alerta e ativo durante todo o período
Caso julgue pertinente, o lojista pode começar a Semana do Consumidor no domingo e estendê-la até o fim de semana seguinte. Em todo caso, o importante é comunicar amplamente ao público a data escolhida.
Seja lá qual a duração escolhida, é importante começar a informar a campanha ao público antes da semana ou do dia do evento. O ideal é que essa comunicação já se inicie no começo de março, criando expectativa no público para as ofertas que estão sendo preparadas para a ocasião.
Comunique nas redes sociais
As redes sociais são canais poderosos de divulgação – tanto espontânea quanto paga. É importante usar essas plataformas para fazer com que o máximo de pessoas saibam sobre suas ofertas para o Dia do Consumidor 2022.
WhatsApp e Telegram são mensageiros instantâneos que também podem ajudar nessa estratégia. Crie grupos e convide as pessoas a participarem deles, informando que quem estiver no grupo vai receber ofertas exclusivas. Dessa maneira, você cria e cultiva uma base de clientes em potencial que, se bem preparados, estarão prontos para comprar no seu e-commerce no Dia do Consumidor.
Vá além do Dia do Consumidor: esteja preparado para outras datas comerciais importantes com o Melhor Planner 2022
O dia do consumidor é apenas o pontapé inicial do calendário de promoções de 2022. Para não perder nenhuma oportunidade de vender mais em datas estratégicas é preciso planejamento prévio e estar atento também às últimas tendências do e-commerce nacional.
Para te ajudar nessa missão, o Melhor Envio preparou um material totalmente grátis, o Melhor Planner 2022.
O material é um guia de planejamento completo com áreas para definições de metas, acompanhamento de resultados, inspirações e ainda um calendário promocional estratégico com datas fora do circuito tradicional que tem se destacando em vendas nos últimos anos, como o Valentine’s Day, Dia do Solteiro e Dia do Cliente.

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