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Dia do Consumidor: prepare seu frete para grandes eventos promocionais

Embarque no Dia do Consumidor e encontre os diferenciais para fazer o seu frete se destacar entre os concorrentes                                     

Atenção vendedores: a sexta edição do Dia do Consumidor está batendo à sua porta! Quem aí está preparado para alavancar as vendas na primeira grande oportunidade do calendário de ofertas do ano?

Oficialmente, o dia 15 de março marca o start do cronograma de liquidações do varejo. Mas, o potencial de vendas esperado para o período tem levado o e-commerce a investir em uma semana de promoções.

Então para não perder tempo, vamos direto à questão principal deste artigo: como elaborar uma estratégia de frete pensando em datas-chave?

Continue essa leitura e explicaremos como otimizar as entregas para esta e para as próximas temporadas de compras!

 

Por que o frete é importante para sua estratégia

 

A essa altura você deve estar se perguntando sobre os ingredientes para causar uma boa impressão no Dia do Consumidor. E nós estamos aqui para garantir que seu plano ofereça uma experiência ideal aos seus visitantes! Como? Lembrando-o da importância do frete para o sucesso de sua estratégia.

Não tem jeito. Não há como fugir de um dos pilares do e-commerce, em nenhum momento do ano. Resumindo, uma boa jornada de compra só é concluída com excelência quando o cliente conta com uma entrega de qualidade.

Dessa forma, vamos elencar aqui algumas dicas extras! Então, pegue o papel e a caneta. É hora de ver como aproveitar o Dia do Consumidor para encantar os clientes com o pacote completo: bons produtos, preços atrativos e um frete eficiente!

Pronto para começar seu checklist?

 

Conheça o Dia do Consumidor

 

A tradição da liquidação foi inserida no Brasil pelo site de busca e comparação de preços Buscapé. Desde então, cresce a apropriação por diversas lojas virtuais que também pegam uma carona na próxima febre de vendas.

Grandes marcas do varejo nacional como Magazine Luiza, Ponto Frio, Casas Bahia, Americanas.com e Ricardo Eletro prometem fazer parte do evento. Dafiti, Saraiva, Netshoes e Walmart, também são presenças confirmadas.

Conforme um estudo do Google, aproximadamente 35 milhões de pessoas reconhecem o Dia do Consumidor como uma data do calendário comercial.

O potencial da data foi analisado pela Social Miners, em parceria com a MindMiners, que também apresentaram algumas tendências sobre o comportamento dos clientes.

Segundo o levantamento, 45,3% do público já está de olho nas promoções e outros 18,8% devem buscar ofertas 15 dias antes da data. Soma-se a este contingente mais 20% que irão pesquisar os produtos desejados na semana anterior ao “dia D”.

 

Na rota de quem se destaca

 

Você sabia que pode elevar sua competitividade com uma gestão assertiva de fretes? Este é um dos caminhos que o fará se destacar na multidão!

O primeiro passo para isso é contar com um rol amplo de transportadoras que permitam mais opções à sua loja virtual. Como? Invista em alternativas de entrega.

Ao utilizar múltiplas transportadoras é possível escolher qual a mais adequada para cada tipo de demanda de entrega. Os Correios, por exemplo, se destacam por terem índices menores de atraso na entrega.

Já as transportadoras privadas, atuam com mercadorias maiores, o que pode ajudar bastante com artigos de maior volume. Não ficar refém de um único fornecedor ajuda também a ter sempre um plano B na manga quando algum tipo de greve é deflagrada.

 

Frete grátis vale a pena?

 

Outro fator interessante na busca por entregas diferenciadas é avaliar a possibilidade de oferecer frete grátis. Esta é uma isca interessante para atrair o público, principalmente em eventos promocionais.

Entretanto, fica o alerta: seja coerente com a realidade do seu e-commerce! Não se sinta intimidado a forçar uma condição que seu faturamento não permita.

Entretanto, se houver como emplacar condições especiais no período, veja no que apostar:

 

> Estipule um valor mínimo de compras que contarão com entrega gratuita

> Ofereça combos (produtos combinados) que quando comprados juntos, ficam isentos do valor de entrega

> Use um selo “frete grátis” nos produtos enquadrados na promoção

> Reforce sua competitividade ao direcionar condições especiais no frete para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (onde estão as maiores concentrações de consumidores online)

> Quer fidelizar clientes? Ofereça cupons de frete grátis para usuários que tenham feito compras recentemente em sua loja virtual

 

Tire as dúvidas do cliente sobre frete

 

Prepare-se para estar disponível para solucionar possíveis dúvidas, pois elas surgirão! O frete é um elemento que costuma gerar questionamentos. Como resultado, o consumidor pode perguntar detalhes como preço e prazo de entrega para a cidade dele. Acredite, isso é determinante para ele fechar a compra ou abandonar o carrinho!

Isso pode acontecer tanto diretamente na página do produto, quanto nas redes sociais, se a sua marca estiver presente nelas também. Certifique-se de reforçar a atenção aos comentários que sua página receber.

O tempo de resposta é muito importante nessa hora. Não deixe para conferir depois essas demandas. Ofereça agilidade na solução de questionamentos e ganhe pontos.

Em outras palavras, a paciência do cliente em esperar a resposta para a dúvida cresce, enquanto a vontade de fechar a compra, diminui. Fique alerta!

 

Rumo à Black Friday do primeiro semestre

 

Por ser a primeira grande data do ano, o Dia do Consumidor serve também para colocar novas estratégias em prática. Considere essa época como algo além de uma mera semana de ofertas. Use-a para testar novas propostas, campanhas e abordagens.

Obviamente, as datas comemorativas envolvem sazonalidades e tendências próprias. Entretanto, isso não impede os lojistas de utilizarem o momento como um termômetro para o restante do ano.

Falando especificamente no Dia do Consumidor, temos um apelo muito similar ao modelo instituído pela Black Friday. Inclusive, esta é a grande expectativa em torno da Semana do Consumidor: que ela se torne a Black Friday do primeiro semestre.

Desse modo, vale investir simultaneamente nas ofertas para fisgar o público, enquanto se avalia a eficiência operacional do seu e-commerce. Analise como seu planejamento se sai com a acentuação dos pedidos.

Mensure os avanços, identifique seus pontos fracos e avalie a estratégia empregada nesta edição. Depois, use as informações para elaborar com maior assertividade o planejamento das datas-chave seguintes.

Saiba mais como usar o momento em seu favor conferindo o artigo que traz mais detalhes sobre o que esperar do evento:

Dia do Consumidor: aproveite a primeira data-chave do ano

 

Busque ferramentas de otimização

 

Agora você está munido com diversas sugestões para dar aquele gás no planejamento de suas campanhas de frete. Então, vamos deixar aqui a última recomendação: otimize a gestão de suas entregas!

Com intermediação do Melhor Envio, você cota fretes com transportadoras privadas e os Correios em poucos segundos. Tenha agilidade na escolha do transporte que mais se encaixa nas demandas do seu e-commerce. E sem precisar pagar mensalidades.

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