Descubra quais são os preparativos dos Correios para a Black Friday

Os Correios viabilizaram uma série de ações para otimizar os serviços e atender melhor durante a Black Friday. Saiba o que você tem a ganhar com isso!

A expectativa do e-commerce para a Black Friday 2019 é de faturar mais de R$ 3 bilhões, o que equivale a 18% a mais do que na edição anterior. Entretanto, se por um lado a estimativa da Ebit é motivo de comemoração entre os lojistas digitais, o aquecimento da vendas também pode trazer preocupação.

O motivo do receio se concentra no impacto do aumento da demanda no cumprimento dos prazos de entrega.

A possibilidade do atraso nos envios, somada à perspectiva de precisar lidar com uma avalanche de clientes reclamando, caracteriza um problema já conhecido no comércio eletrônico em datas comemorativas. 

Para minimizar situações como esta e ajudar os vendedores a garantirem a satisfação dos consumidores na Black Friday, os Correios colocaram em prática uma série de providências para garantir a qualidade do transporte de encomendas.

Entre as medidas está a elevação da agilidade do tempo médio dos fretes da estatal no Sedex, com 92,3% dos envios entregues em até 3 dias após a data de postagem, e no PAC, com 77,9% dos envios entregues em até 5 dias após a data da postagem.

Essas e outras novidades, você confere neste post! 

Conheça a Operação Black Friday dos Correios

Atentos ao aquecimento dos lucros do e-commerce no primeiro semestre de 2019, que registrou um aumento de 20% nos pedidos segundo o relatório Webshoppers 40, da Ebit, os Correios se prepararam para atender a elevação da demanda no segundo semestre.

Confira os ajustes que devem otimizar a eficiência nas entregas da estatal:

  • Redução do prazo de entrega para 1 dia após a data de postagem em 138 destinos localizados nos principais corredores de negócios do Brasil
  • Adaptação da capacidade operacional das unidades da estatal para o aumento da demanda
  • Adequação dos planos de triagem nos centros de tratamento para garantir o cumprimento dos prazos de entrega
  • Otimização das rotas de entrega e aporte adicional nas linhas de transporte
  • Criação de equipes de Gestão Estratégica e Tática para o acompanhamento exclusivo da Operação
  • Destinação de recursos para captação, tratamento e distribuição em nível nacional

 

Benefícios de usar os Correios na Black Friday

CONHEÇA A OPERAÇÃO BLACK FRIDAY DOS CORREIOS

1 – Rapidez e comodidade

Um dos maiores diferenciais dos Correios, certamente é ser a empresa que detém a maior abrangência em território nacional

Sem dúvida, a capacidade de oferecer entregas em todos os municípios do país se destaca com um dos principais motivos que levam os vendedores a enviarem encomendas através da estatal.

Mas não é apenas a capilaridade que faz dos Correios uma das primeiras opções de transporte na lista dos lojistas brasileiros. Além dos tradicionais PAC e SEDEX, a empresa também disponibiliza outros serviços que podem ser muito úteis ao trazer rapidez, praticidade e comodidade para quem vende pela internet

Continue esta leitura e veja quais são os outros ganhos que a sua logística pode ter ao usar os Correios na Black Friday!

2 – Logística reversa fácil e eficiente

Cada vez que é preciso fazer logística reversa é uma dor de cabeça para você? Afinal, não é para menos, a devolução ou troca de um artigo está bem distante de ser uma experiência prazerosa. 

Mas isso não quer dizer necessariamente que o procedimento tenha sempre um desfecho negativo. Pelo contrário, é possível contornar isso com a estratégia certa!

Este é o caso no qual escolher os Correios desponta como uma estratégia para evitar a perda do cliente. Isso porque através do suporte da estatal, vendedores garantem a comodidade do comprador, e a do próprio negócio, com um processo de solicitação de logística reversa mais fácil e ágil.

Outro diferencial nos fretes de produtos que precisam retornar para o lojista e depois ser reenviados ao público – como no caso de trocas – está no acompanhamento online do fluxo de pedidos.

A eficiência na logística reversa da estatal permite conferir um pós-venda de qualidade mesmo quando o cliente devolve o volume ou requisita a substituição do artigo. 

Ou seja, seu e-commerce ainda terá chance de fidelizar o cliente. Quer saber mais sobre o assunto? Leia também: 

Logística reversa: o que é e como ter uma de qualidade

3 – A praticidade do Clique e Retire

Por padrão, os Correios trabalham com a entrega domiciliária (em endereços residenciais, comerciais ou industriais). 

Entretanto, outra possibilidade interessante que você pode oferecer aos seus clientes, principalmente na Black Friday, é permitir que o destinatário retire a compra diretamente em uma das 6,7 mil unidades dos Correios.

Chamado de Clique e Retire, este serviço é mais um aliado na ampliação das alternativas de envio dos Correios que o e-commerce pode estender ao público.

Vale lembrar que a variedade de opções caracteriza um fator importante levado em conta pelo consumidor na hora de fechar uma compra. Então, este pode ser mais um diferencial para sua loja se destacar da concorrência em um momento de alta do mercado como a Black Friday.

Para exemplificar melhor, imagine uma pessoa que passa o dia todo fora de casa e não tem ninguém para receber os pedidos feitos pela internet.

No caso destes clientes, ter a opção de encaminhar o pacote para agência de sua escolha pode ser uma facilidade interessante. Veja a seguir:

Serviço disponível para clientes que possuem contratos com os Correios pode ser um diferencial na Black Friday
Serviço para clientes com contratos com os Correios pode ser um diferencial na Black Friday

Esta é uma situação na qual todos ganham: você, por não ter que atender um comprador furioso dizendo que o produto não chegou corretamente, e o cliente, que evitará a frustração de uma entrega que não deu certo.

Resultado: ao ampliar o rol de alternativas, você aumenta a chance de satisfação do público na Black Friday! Pense nisso!

4 – Segurança e organização

No mundo de hoje, automação de processos é tudo para os empreendedores. O que faz do comprovante eletrônico de entrega dos Correios um requisito importante na gestão das entregas do seu e-commerce.

Essa garantia funciona através da confirmação imediata da entrega ao destinatário, pois antes de deixar a encomenda no endereço informado, o carteiro solicita a assinatura do recebedor. A seguir, ele faz uma foto do documento e a insere no sistema dos Correios.

 Portanto, além de atualizar o status do envio para identificar o volume como entregue, o registro fotográfico serve para comprovar que o pacote realmente chegou no CEP indicado.

Com a metodologia, o vendedor fica amparado caso seja acusado falsamente de que a mercadoria não foi enviada ou extraviou. Afinal, uma proteção extra nunca é demais, não é mesmo?

5- Correios Log+: solução para quem precisa de fulfillment

 O apoio dos Correios na operação do e-commerce é ainda mais abrangente do que você pode imaginar, pois vai além de uma transportadora.

Com o Correios Log+ – o sistema de fulfillment da empresa – os lojistas podem se preocupar somente em vender os produtos e terceirizar totalmente a gestão logística! 

Para quem ainda não está familiarizado com o termo, fulfillment é um serviço que integra todas as etapas logísticas de um negócio desde a armazenagem das mercadorias, a separação dos pedidos, a conexão com as transportadoras e a distribuição das encomendas.

Assim, ao usar o sistema da estatal, os empreendedores podem deixar de contratar várias empresas diferentes simultaneamente e centralizar toda a logística da loja virtual em um só operador.

Correios disponibilizam serviço de fulfillment para o gerenciamento do estoque e atendimento de pedidos em lojas virtuais
Correios disponibilizam fulfillment para o gerenciamento do estoque e atendimento de pedidos em lojas virtuais

Através do Correios Log+, todo o processo de armazenamento, separação no estoque, empacotamento, despacho e entrega dos pedidos fica sob a responsabilidade dos Correios.

A solução se destaca pela capacidade de melhorar a performance do seu negócio e reduzir custos logísticos. Entenda melhor como o sistema funciona neste infográfico:

Fulfilment dos Correios: otimização logística para a Black Friday e em todos os momentos do calendário varejista
Fulfillment dos Correios: otimização logística para a Black Friday e em todos os momentos do calendário varejista

 

6 – Rastreamento de volumes facilitado

Não poderíamos deixar de incluir neste artigo outro ponto fundamental na logística de envio de encomendas no e-commerce: o rastreamento.

Neste sentido, temos mais uma vantagem a citar sobre os Correios, que é a possibilidade de registrar as postagens com o CPF/CNPJ do remetente e ou do destinatário.

Esse recurso possibilita uma administração mais ampla ao permitir que os lojistas monitorem a movimentação de vários volumes confiados aos Correios ao mesmo tempo! Confira:

Agilidade na Black Friday: rastreamento dos Correios permite a consulta de até 50 postagens simultaneamente
Agilidade na Black Friday: rastreamento dos Correios permite a consulta de até 50 postagens simultaneamente

 

Tenha vantagens ainda mais exclusivas

Se você ficou impressionado com todos os benefícios de enviar suas encomendas durante a Black Friday com os Correios, você irá se surpreender ainda mais!

Você já pensou em contar com todas essas vantagens e incluir condições ainda mais diferenciadas no transporte de suas encomendas? Com o Melhor Envio é fácil!

Somos uma tecnologia de gestão completa de fretes que oferece cotações com Correios e transportadoras privadas, rastreio inteligente e possui integrações com os principais marketplaces, plataformas de e-commerce, ERPs e HUBs do mercado.

O seu negócio pode crescer muito com a otimização das suas entregas!

 

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