Descubra o frete ideal para o seu e-commerce

Compreenda como conhecer o seu negócio é fundamental para construir uma estratégia de frete assertiva na entrega de suas encomendas

 

Desenvolver uma estratégia de frete condizente com a realidade de cada vendedor virtual é um dos grandes desafios vividos no e-commerce. Por que isso vale tanto para quem ingressou há tempos no varejo online quanto para quem começou agora a empreender pela internet.

Assim, começamos este artigo reforçando um conceito básico que nunca deixará de fazer parte do trabalho: o planejamento da entrega de encomendas. Além disso, é essencial que sua estratégia seja coerente com a demanda gerada em seu negócio.

Por isso, vamos propor uma rota alternativa. Ao invés de indicar um caminho para procurar o frete ideal como o pote de ouro no final do arco-íris, faremos diferente: mostraremos como o frete ideal é, na realidade, um método que pode ser construído por você mesmo!

 

Rumo ao frete ideal

 

Não existe uma fórmula mágica ou receita infalível para apontar como encontrar o frete perfeito. A primeira coisa que você deve atentar é para a realidade do seu e-commerce. Esta é a sua prioridade!

Sua loja virtual tem uma demanda acentuada? Seu site vende para todo o país, seu produto possui algum tipo de restrição ao transporte? Ou seu negócio ainda está começando e seu público ainda está restrito a uma região, por exemplo?

Temos aqui exemplos completamente diferentes entre si, e que, consequentemente, geram necessidades distintas de entregas. Resumindo, as características do seu negócio são a base para definir a gestão mais adequada de frete.

 

O que priorizar na gestão de frete?

 

Como vamos falar ao longo deste conteúdo, cada loja virtual possui características próprias. Portanto, as necessidades de entrega podem variar de uma para outra. Mas de uma forma geral, algumas prioridades podem ser comuns a vários e-commerces.

Pensando nisso, elencamos a seguir os principais pontos que devem ser considerados:

 

  • Evite investir exclusivamente em apenas uma transportadora, o ideal é contar com alternativas de serviços diferentes
  • Valorize o prazos de entrega (devem ter opção de escolha entre normal e expresso, no mínimo)
  • Vá além da busca por preços, priorize condições competitivas de frete (aquelas que possuem melhor custo-benefício)
  • Fique atento à concorrência, saiba como as outras lojas virtuais estão entregando suas mercadorias
  • Acompanhe as novidades tecnológicas como softwares e serviços de otimização para e-commerces, e saiba como tirar proveito delas
  • Procure por ferramentas que permitam a autonomia das suas escolhas

 

Avalie sua estratégia

 

Como falamos anteriormente, a sua realidade é o que determina a política de fretes ideal. Falando nisso, você tem uma estratégia de entrega de encomendas definida? Se a resposta é sim, então temos boas notícias! Você está bem adiantado nessa área.

Entretanto, se é comum em seu e-commerce procurar uma solução isolada para cada necessidade que surge, temos um alerta aqui. Neste caso, pare e dedique um tempo para examinar e elencar os tipos de transporte que sua loja virtual precisa.

Por isso, estimulamos a importância de planejar suas entregas como um todo. Sabe por quê? É imprescindível ter um plano que contenha os principais requisitos dos pedidos de sua loja acompanhados da solução de transporte correspondente.

Após concluir essa análise e verificar quais modalidades de frete são mais comuns em seu negócio, é a hora de avaliar os prós e contras da gestão atual. Uma pergunta interessante a se fazer é quais opções disponho para manter as entregas em dia.

Seu e-commerce tem uma única opção de transporte? Isso precisa ser revisto. Afinal, não é nada bom ficar refém de um único fornecedor. Por mais que se esteja satisfeito com a transportadora escolhida, é fundamental ampliar seu rol de possibilidades.

Para esclarecer melhor os porquês de investir em mais de uma transportadora, vamos destacar alguns benefícios dessa ação a seguir.

 

Amplie as alternativas de transporte

 

Vamos considerar o exemplo de um vendedor que utiliza uma empresa operante apenas pelo modal rodoviário. Ele conta com um transporte a um valor acessível e nenhum cliente reclamou de atraso na entregas. Tudo funciona muito bem. Até uma nova greve dos caminhoneiros ser deflagrada.

Imagine agora a dor de cabeça para encontrar alternativas com a agilidade que a situação requer. Obviamente os clientes não vão adivinhar que o lojista não está preparado para este cenário, correto?

É responsabilidade do empreendedor antecipar as soluções para possíveis transtornos. E ter mais possibilidades, inclusive, de usar fretes aéreos, não pode ser ignorada. Pelo contrário, é um plus que vale apostar!

Paralelamente ao hábito de cotar fretes com diferentes transportadoras, aumenta a sua quantidade de escolhas. Os ganhos vão desde um preparo mais eficiente para situações emergenciais, até a qualificação dos fretes de seus produtos como um todo.

Sabe qual a melhor parte desta medida? Todos ganham! Pois, você realmente terá subsídios para desenvolver uma estratégia mais assertiva. Enquanto isso, seus clientes terão uma boa experiência de compra em sua loja.

 

Considere além do preço

 

Como já era de se esperar, o preço dos serviços tem um peso significativo na elaboração da sua tática de entregas. Claro que ninguém quer arriscar com fretes mais caros, que impactam o faturamento e ainda espantam a freguesia.

Mas não se engane. Priorizar apenas o custo inferior pode ser uma grande cilada! O frete ideal é aquele que oferece equilíbrio na relação custo-benefício. O que nem sempre ocorre quando se opta somente pelo mais barato.  

Analisar preços é importante, não podemos negar isso. Mas este não pode ser o seu único objetivo. No e-commerce, o prazo de entrega também tem grande relevância para o público.

Dessa forma, atente para  os serviços que ofereçam entregas normais (menor preço e maior prazo), e também expressas (modalidades nas quais a entrega é mais rápida e o valor mais elevado).

Assim você garante a saúde financeira da sua loja virtual com condições mais competitivas: que englobam fretes em conta, sem deixar a desejar para o público que prefere a agilidade dos prazos menores.

 

Como buscar mais opções?

 

Primeiro, pesquise na internet para encontrar as transportadoras que atendem a sua região. A seguir, selecione quais valem entrar em contato para solicitar mais detalhes sobre o que é oferecido.  

Lembra do levantamento da sua demanda de entregas que falamos antes? Essas informações são a base que você precisa para identificar quais serviços podem se encaixar ao perfil do seu e-commerce.

Além disso, monte uma listagem com as possíveis transportadoras com potencial de serem contratadas. Busque mais referências verificando também as avaliações delas na internet. Procurar o que os clientes dizem é um termômetro válido para medir a reputação de uma empresa.

 

O que você precisa em um só lugar

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado a demonstrar o quanto a sua autonomia conta na construção do frete ideal para o seu e-commerce.

Para auxiliar ainda mais neste processo de descoberta, vamos concluir este artigo com a dica de uma plataforma especializada na intermediação de fretes: o Melhor Envio.

Nossa tecnologia desponta como uma solução para pequenos e médios vendedores virtuais que podem cotar fretes gratuitamente com transportadoras privadas e os Correios.

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Por 13 de fevereiro de 2019 às 11:00

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Por 13 de fevereiro de 2019 às 11:00