Correios suspendem taxa extra para envio de encomendas ao RJ

Cobrança emergencial para remessas destinadas à cidade e à região metropolitana deixa de ser exigida em 16 de novembro

 

A partir desta sexta-feira, 16 de novembro, não será mais necessário pagar a tarifa de risco para encomendas destinadas ao município e região metropolitana do Rio de Janeiro. A suspensão da Taxa de Emergência Excepcional (Emex), fixada em R$ 3,00 foi anunciada pelos Correios em virtude da redução da criminalidade na área.

O recolhimento havia começado em abril deste ano pelo motivo oposto: o aumento da violência na região metropolitana carioca. Na época, a estatal alegou o forte impacto da criminalidade sob seus serviços, alvo frequente de roubo de cargas. O custo adicional servia para cobrir gastos extras da empresa para manter as entregas na região considerada de risco.

O procedimento chegou a enfrentar ação civil pública, movida pelo Procon do Estado do RJ, mas foi garantido pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) que manteve a autorização para a cobrança.

Agora, por iniciativa própria, os Correios decidiram retirar a taxa de risco, em cumprimento ao que tinha se comprometido anteriormente, que era a remoção da quantia caso os indicadores criminais diminuíssem.

A notícia foi divulgada em outubro, durante em entrevista coletiva concedida pelo presidente dos Correios, Carlos Fortner, após encontro com o secretário de segurança do Estado, Richard Nunes, que reforçou a queda nos índices dos crimes na localidade.

Confira também

Categorizados em: ,

Tag: , ,

Por 13 de novembro de 2018 às 5:35

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por 13 de novembro de 2018 às 5:35