Entenda como é feita a conferência de envios e quais fatores podem interferir no cálculo final do seu frete
Você é usuário do Melhor Envio e já simplificou o frete do seu e-commerce. Mas nós sabemos que algumas dúvidas surgem durante o processo de envio e por isso estamos aqui para lhe ajudar!
Uma das dúvidas mais frequentes é em relação à diferença no valor final do frete, às vezes verificada no momento da postagem na transportadora, durante a conferência de envios.
Se quer entender sobre esse processo, este artigo é para você! Vamos lhe explicar o que é a conferência de envios e quais fatores interferem no valor final do seu frete.
Boa leitura!
Navegação rápida
O que é “conferência de envios”?
Quando você gera um frete na plataforma do Melhor Envio, no momento em que você leva a embalagem para ser postada na transportadora escolhida por você ou pelo seu cliente, o volume passa por um processo que se chama “conferência de envios” (ou ainda, conciliação de medidas).
Nesse momento, o atendente confere as medidas (altura, largura e comprimento) e o peso da embalagem. As dimensões encontradas na hora da postagem são cadastradas no sistema e repassadas ao Melhor Envio.
Então, nossa tecnologia recalcula o frete com essas métricas informadas pela transportadora e verifica o preço que foi pago pela geração da etiqueta. Toda a diferença é repassada a você!
Se você cotou um frete mais caro e entregou um pacote que seria mais barato, nós devolvemos o seu dinheiro em forma de saldo na sua conta.
Da mesma maneira, se de acordo com as medidas repassadas pela transportadora o seu frete ficou mais caro, é gerado um débito.
Você pode conferir toda essa movimentação na aba “Postagens Conferidas”, no Painel de Controle da sua conta Melhor Envio.
Em “Histórico” ficam todos os envios feitos por você, até mesmo aqueles que não geraram diferença de valor. E em “Diferenças” ficam todas as conferências que geraram saldo ou débito.
Você pode conferir os dados cadastrados na postagem para o seu envio, os créditos que você tem disponível e os débitos a serem pagos.
Como evitar diferenças na conferência de envios
A melhor forma de evitar diferenças na conferência de envios é informando as dimensões corretas da sua embalagem durante a cotação do frete na calculadora do Melhor Envio.
Por isso, você deve ter muita atenção no momento em que for tirar as medidas do seu pacote.
👉 E um lembrete muito importante: você deve informar as dimensões do objeto já embalado, pronto para o envio. Vamos ver um exemplo?
Digamos que você esteja enviando um celular, porém, você decide que para oferecer maior segurança ao produto durante o envio vai colocar em outra caixa adicional.
Pois então, são as dimensões da embalagem de envio que você deve informar na calculadora de fretes, e não as dimensões do objeto ou da embalagem original do produto.
Depois, utilize uma balança para verificar o peso da sua encomenda. Com essas informações, vá até a Calculadora de Fretes do Melhor Envio, faça a sua cotação e gere a sua etiqueta.
✔️ Saiba mais sobre a calculadora de fretes do Melhor Envio neste vídeo da série “ME Explica”: Faça uma simulação de frete.
Além das dimensões da embalagem, existem outros fatores que interferem no valor final do frete. Você deve estar atento a eles! Veja a seguir!
Fatores que podem interferir na “conferência de envios”
Peso faturado (peso real x peso cúbico)
O peso faturado é o peso efetivamente cobrado pelo envio. Ele pode ser o peso real ou o peso cúbico. A transportadora utiliza para o cálculo do frete o de maior valor.
Mas o que é peso cúbico e como ele é calculado? O peso cúbico considera o espaço que a carga vai ocupar no veículo de transporte.
Para fazer o cálculo do peso cúbico, as transportadoras utilizam as medidas da embalagem na seguinte fórmula:
altura x largura x comprimento
________________________
fator de cubagem
Sendo o fator de cubagem um coeficiente utilizado pelas transportadoras recomendado pelo código IATA (International Air Transportation Association), entidade internacional que congrega as empresas aéreas. Ele é diferente para cada modalidade e empresa de transporte.
Os Correios, por exemplo, utilizam 6.000 como fator de cubagem.
➡ Então, vamos ver um exemplo de cálculo de peso cúbico. Digamos que você esteja fazendo o envio de uma embalagem com as seguintes medidas:
Informações da embalagem
altura 13cm
largura 28cm
comprimento 36cm
peso real 0,7kg
Fator de cubagem utilizado pela transportadora
6.000
Colocando na fórmula para o cálculo do peso cúbico:
13 x 28 x 36 / 6.000 = 13.104 / 6.000 = 2,184
Ao fazer o cálculo, se chegou ao valor de 2,184kg cúbicos. Nesse caso, o peso levado em consideração para o cálculo do frete, seria o peso cúbico por ser maior do que o peso real da embalagem.
Vale destacar que o sistema do Melhor Envio leva em consideração as especificidades de todas as transportadoras integradas e, de acordo com as informações fornecidas pelo usuário, já faz a cotação levando em conta o peso a ser faturado (se real ou cúbico).
E aí é importante que você esteja atento a duas situações:
1ª) Na hora de postar o pacote verifique se o atendente da transportadora está inserindo no sistema os valores corretos.
2ª) Algumas transportadoras, como a Jadlog, retornam ao Melhor Envio apenas o peso faturado. Este deve coincidir com o peso levado em conta pelo sistema na hora da cotação. Caso não coincida, vai gerar uma diferença.
Faixa de peso
Outro fator determinante utilizado pelas transportadoras para o cálculo do frete é a faixa de peso.
Cada transportadora possui uma tabela que determina o valor para o frete do produto de acordo com o peso e o destino.Por isso, no momento da cotação, é fundamental que você informe o peso correto da embalagem. Dessa forma, irá evitar que a conferência de envios gere qualquer diferença.
➡ Para ficar mais claro, vamos ver um exemplo?
Digamos que você esteja enviando uma embalagem de São Paulo para Fortaleza, e na hora de fazer a cotação na calculadora de fretes do Melhor Envio você informou o peso de 1,900kg. Logo, ela se enquadra na faixa de peso de até 2kg, que na transportadora que estamos usando para o exemplo custa R$ 35.
Porém, no momento da conferência de envios, o atendente da transportadora verificou que o peso correto é 2,100kg. Então, a sua embalagem passa para a faixa de peso de 2kg a 3kg, o que altera o valor do frete para R$ 46.
Ou seja, esses 200g a mais podem gerar uma grande diferença no valor do seu frete por causa da tabela de faixa de peso utilizada pela transportadora.
E essa diferença de R$ 11, no caso do exemplo, vai ser repassada a você em forma de débito na plataforma do Melhor Envio.
Local de postagem
O local de postagem é outro fator a que você deve estar atento no momento da geração do frete e envio da sua encomenda.
Se você fizer a cotação do frete utilizando um CEP, mas na hora do envio, levar até uma unidade da transportadora localizada em outra faixa de CEP, isso vai gerar uma diferença no valor do seu envio.
As faixas de CEP são determinadas pelas transportadoras, e podem mudar de um município para outro ou por região.
Então, esteja atento e procure utilizar o CEP correto no momento da geração da sua etiqueta de frete.
📌 É provável que você leve a sua encomenda para ser postada na unidade da transportadora mais próxima da sua casa. Porém, verifique se as duas localidades estão na mesma faixa de CEP, está bem?
Caso não estejam, você pode optar por levar a encomenda até outra unidade que esteja na mesma faixa, mesmo que seja mais distante do seu endereço.
Dessa forma, evitará diferenças durante a conferência de envios.
Seguros e taxas específicas das transportadoras
Além dos fatores citados acima, há ainda seguros e taxas cobradas pelas transportadoras em situações específicas. Eles também podem interferir no valor final do seu envio e gerar diferenças em relação à sua cotação de frete.
Uma delas é a taxa de risco, cobrada por algumas transportadoras para envio de objetos pequenos mas de grande valor.
Na Jadlog, por exemplo, esse seguro é cobrado para o envio de produtos que custam a partir de R$ 1.500 por kg.
Esse valor é cobrado porque um objeto menor corre um risco maior de ser extraviado durante o trajeto, logo, exige um seguro especial. Uma forma de proteger o próprio lojista, não é mesmo?!
📌 Como essas taxas variam de uma transportadora para outra, sugerimos que você se informe no momento da postagem caso tenha dúvidas sobre algum valor adicionado ao seu frete.
O que eu faço se…
A “conferência de envios” gerou saldo/débito em minha conta
Você lembra que as informações sobre os seus envios ficam na aba “Postagens Conferidas”, no Painel de Controle da sua conta Melhor Envio, não é?
Lá também, em “Diferenças”, ficam todas as conferências que geraram saldo ou débito.
Veja a seguir o que fazer em cada situação!
Quando a conferência de envios gera saldo
Quando você cota um frete mais caro e no momento da conferência de envios a transportadora verifica que, na verdade, ele é mais barato, o que você pagou a mais é devolvido a você em forma de saldo na plataforma do Melhor Envio.
Você pode resgatar esse saldo e utilizar como crédito na sua carteira para os próximos envios.
Quando a conferência de envios gera débito
Quando você cota um frete mais barato e no momento da conferência de envios a transportadora verifica que, na verdade, ele é mais caro, o valor que você pagou a menos é repassado a você em forma de débito na plataforma.
Lembrando que os meios de pagamento parceiros do Melhor Envio até o momento são Mercado Pago, PayPal, LevPay, PagSeguro, PicPay e PagHiper.
👉 Importante destacar que você não recebe nem paga nada no balcão da transportadora. Tudo é feito de forma online, dentro da plataforma do Melhor Envio!
Não concordo com as métricas informadas pela transportadora
Se você não concordar com as medidas aferidas pelo atendente da transportadora, tem o direito de contestar a conferência do envio.
Veja como você deve proceder para solicitar o ajuste métrico no caso de cada parceira do Melhor Envio.
👉 Mas já adianto uma dica: se você puder levar uma embalagem igual a que você utilizou no envio será ainda mais fácil de identificar o equívoco.
Correios
Caso você verifique algum erro nas medidas repassadas pelos Correios para o Melhor Envio, é bem simples!
Você pode contestar na hora mesmo, ainda no balcão do caixa. Ou, se só perceber depois, basta ir novamente até a agência onde fez a postagem e pedir que o atendente solicite o ajuste no sistema dos Correios, o GNC.
Assim que o ajuste for feito no sistema dos Correios, o atendente irá entregar um comprovante para você. Aí então, você deve entrar em contato com o Melhor Envio através dos nossos canais de atendimento (disponíveis no fim deste artigo).
Com a imagem deste comprovante conseguiremos atualizar o seu envio em nossa plataforma.
Jadlog
Você deve ir até a unidade em que fez a postagem, explicar a sua situação e então solicitar o preenchimento e assinatura de um documento de ajuste.
➡ Ele está disponível para download e impressão aqui: Solicitação de Ajuste de Peso Jadlog.
Depois de preenchido com as medidas corretas e assinado pela unidade de postagem, você deve enviar esse documento para o Melhor Envio através dos nossos canais de atendimento (disponíveis no fim deste artigo).
Com esse documento, nós poderemos fazer os devidos ajustes no sistema.
É importante que você entenda que nós solicitamos que o ajuste seja feito primeiramente na transportadora porque o Melhor Envio também será cobrado pelo frete com as medidas informadas na conferência. Por isso, não podemos fazer a alteração diretamente em nossa plataforma.
Azul Cargo Express
Para os seus envios feitos com a Azul Cargo Express, você deve verificar a conferência de métricas no momento da postagem. Isso porque, se tratando de uma transportadora do modal aéreo, depois de embarcar a carga, não é mais possível fazer qualquer ajuste.
Então, se identificar qualquer incompatibilidade, lembre-se que você deve contestar e medir novamente na mesma hora, ainda no balcão.
Buslog
É preciso ir até a unidade onde realizou a postagem e solicitar o preenchimento e assinatura (com carimbo e data) do documento de ajuste de medidas da Buslog, que vai verificar e corrigir as informações de peso ou dimensões.
Depois, envie uma foto do documento preenchido para o time de atendimento do Melhor Envio em contato@melhorenvio.com, que vai dar continuidade ao processo e fazer os ajustes necessários na plataforma.
Conclusão
Como você viu, cada transportadora tem uma forma de trabalhar e são muitos os fatores que podem interferir no cálculo final do seu frete.
Por isso, para evitar problemas, é fundamental que você informe as medidas corretas da sua embalagem durante a cotação e geração da sua etiqueta na calculadora do Melhor Envio.
Também é importante que você esteja ciente de todos os fatores que podem gerar diferenças no seu frete e como proceder caso discorde da conferência de envios realizada pela transportadora.
E lembre-se que estamos aqui para lhe ajudar em qualquer dúvida que você tenha sobre envios feitos com o Melhor Envio!
E aqui vão algumas dicas importantes para agilizar o seu chamado em nossos canais oficiais:
→ logo no primeiro contato, esclareça qual problema está enfrentando e envie o seu e-mail de cadastro no Melhor Envio
→ não envie mensagens em vários canais de atendimento solicitando ajuda para o mesmo problema
Para falar com o nosso time de especialistas, você pode entrar em contato através dos nossos canais de atendimento:
👉 email – contato@melhorenvio.com
✉ mensagem – https://www.facebook.com/MelhorEnvio
👉 chat – https://www.melhorenvio.com.br/
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