Vender pelo WhatsApp é uma boa estratégia tanto para quem já possui uma loja física e virtual, como também para quem está começando agora e não tem um espaço para vender seus produtos.
Com o WhatsApp é possível atender o comprador onde ele estiver 24 horas por dia, prospectar novos clientes, atuar no pós-venda, utilizar em ações de marketing e muito mais. Nesse artigo vamos te passar 23 dicas de como vender no WhatsApp de forma profissional.
E não para por aí, no fim do artigo vamos te passar uma dica especial de como vender para todo o Brasil e cobrar mais barato pelo frete. Confira!
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Porque vender no WhatsApp?
Já há muito tempo o WhatsApp se tornou o principal canal de comunicação da maioria dos brasileiros, superando meios de comunicação tradicionais como a ligação telefônica, o envio de SMS e outros.
Segundo a pesquisa Panorama de Marketing, realizada pela RD Station, mais de 60% das empresas entrevistadas declararam utilizar o WhatsApp em suas estratégias de vendas.
A pesquisa aponta que o canal é mais utilizado no atendimento comercial e no fechamento de vendas (72%), além do pós-venda (55%). Ainda segundo o levantamento, o varejo é o segmento que mais utiliza a ferramenta com frequência.
Por isso, caso o seu empreendimento não utilize o aplicativo de mensagem no dia a dia do negócio, não perca mais tempo e introduza o WhatsApp como ferramenta de gerenciamento e geração de vendas com essas dicas exclusivas que separamos a seguir.
Como vender pelo WhatsApp? 23 dicas práticas
1. Crie uma Conta Comercial com o WhatsApp Business
Use o WhatsApp Business para ter acesso a funcionalidades específicas para quem vende online, como mensagens automáticas, catálogos de produtos e estatísticas.
Essas funções não estão disponíveis na versão tradicional do WhatsApp que utilizamos para entrar em contato com os nossos contatos pessoais.
A gente criou um artigo completo sobre como utilizar o WhatsApp Business do zero. Acesse para tirar todas as suas dúvidas sobre o aplicativo de mensagens para contas comerciais.
2 – Tenha um número exclusivo para o seu negócio
Nada de utilizar o seu número pessoal para atender os seus clientes. Tenha um número exclusivo para criar a sua conta no WhatsApp Business.
Além de separar os contatos da sua vida profissional e pessoal, esse é um fator de segurança importantíssimo, uma vez que o seu número será exposto nas redes sociais e divulgação da sua marca.
3. Mensagem de boas-vindas
Configure mensagens automáticas para cumprimentar e fornecer informações iniciais quando o cliente entrar em contato. Isso pode, e deve, ser feito preferencialmente por bots automáticos que podem ser configurados pelo WhatsApp Business.
Esse contato inicial é importante para tirar dúvidas como o horário de atendimento da sua loja, por exemplo.
4. Crie um Catálogo de Produtos
O WhatsApp Business oferece uma função para exibir seu catálogo de produtos com foto, descrição e valores de cada item, facilitando assim o processo de escolha para os clientes.
Essa é uma ótima forma de começar a vender produtos pela internet para quem ainda não possui um site com desenvolvimento próprio ou hospedado em uma plataforma de e-commerce.
5. Crie listas de transmissão
Separe seus contatos em listas de transmissão e grupos segmentados para personalizar a comunicação. Com o recurso de listas de transmissão sua loja pode enviar mensagens em massa para vários clientes de uma só vez, sem a necessidade de criar grupos para enviar mensagens em bloco.
6. Responda rápido
Quanto mais rápida for sua resposta, maior a chance de fechar a venda. Clientes valorizam agilidade. Por isso, reforçando o que dissemos anteriormente, automatize o processo inicial de atendimento do seu negócio com chatbots automáticos que reduzem o tempo de resposta e, sem bem utilizados, entregam informações assertivas que resolvem o problema do comprador rapidamente.
7. Personalize as mensagens
Evite mensagens genéricas. Use o nome do cliente e adapte sua abordagem com base no que ele busca.
Lembre-se, não é porque o seu primeiro atendimento é feito por um chatbot automático que a resposta precisa ter um tom robótico. Desenvolva, junto com a sua equipe de atendimento, textos com expressões e com um tom próximo do que é utilizado por seus colaboradores e público-alvo.
8. Use Etiquetas
Organize seus clientes por estágio de venda (prospecto, negociação, pós-venda, etc.) usando as etiquetas disponíveis no WhatsApp Business. Esse é um excelente recurso para acompanhamento de pedidos e status de SAC.
9. Ofereça atendimento humanizado
A partir do momento que você ou alguém que trabalha na sua loja online estiver tratando o caso do comprador, seja sempre empático e gentil. Demonstre interesse genuíno pelas necessidades do cliente.
Retorne sempre o mais rápido possível e utilize os recursos do WhatsApp (como áudios e vídeos) para responder de forma mais completa.
10. Compartilhe depoimentos e avaliações de outros compradores
Compartilhe depoimentos, avaliações de clientes ou cases de sucesso para gerar confiança aos compradores. A área de Status do Whatsapp, que funciona como uma galeria de stories, é uma excelente ferramenta para isso.
11. Crie ofertas exclusivas
Ofereça promoções ou descontos exclusivos para quem compra pelo WhatsApp, gerando assim uma sensação de exclusividade ao cliente. Essa é uma ótima forma de aquecer as vendas por esse canal e também ativar campanhas promocionais temáticas.
12. Utilize templates para mensagens recorrentes
Crie modelos de mensagens para perguntas frequentes, como políticas de troca, frete ou formas de pagamento. Dessa forma ficará muito mais fácil sanar rapidamente as dúvidas recorrentes dos compradores.
13. Faça um acompanhamento das compras não concluídas
Se o cliente demonstrou interesse em um produto mas não concluiu a compra, envie uma mensagem educada alguns dias depois para relembrá-lo. Esse é outro processo que pode ser automatizado com ferramentas de remarketing.
15. Capriche nas imagens e invista em conteúdos multimídia
Utilize fotos de boa qualidade para seus produtos. A primeira impressão visual é essencial no WhatsApp. Por isso, poste vídeos curtos, áudios explicativos e GIFs bem elaborados para tornar a interação mais dinâmica e atrativa.
A gente preparou um conteúdo exclusivo para quem trabalha no segmento de moda, com dicas exatamente sobre esse tema. Confira:
16. Integre o WhatsApp com suas redes sociais
Divulgue seu WhatsApp em todas as suas redes sociais, incentivando seus seguidores a entrarem em contato para tirar dúvidas ou realizar suas compras via aplicativo de mensagem. Além disso, muitos clientes irão às suas redes apenas para buscar o contato do WhatsApp.
Separamos outro conteúdo que vai ajudar a divulgar o link de contato do WhatsApp nas redes sociais:
17. Facilite o processo de frete pelo WhatsApp
O Meus Links de Frete é uma ferramenta desenvolvida pelo Melhor Envio que permite o compartilhamento de links de cotação de frete dos produtos da sua loja.
Esse serviço foi pensado para lojistas que fazem as suas vendas através das redes sociais (como Instagram, WhatsApp e outros) ou em outras plataformas que ainda não têm integração com o Melhor Envio.
Confira como fazer o passo a passo para enviar o cálculo de frete pronto para o cliente com os nossos conteúdos exclusivos:
18. Ofereça suporte pós-venda
O WhatsApp é uma excelente forma de contato pós-venda. Pergunte ao cliente sobre sua experiência (por meio de coleta de dados pedindo feedback) e ofereça suporte, se necessário.
19. Treine sua equipe
Se tiver uma equipe, assegure-se de que todos saibam usar o WhatsApp de forma profissional e eficiente. Realize treinamentos e estipule boas práticas no uso da ferramenta no dia a dia do seu negócio.
20. Aproveite feriados e datas comemorativas
Crie campanhas promocionais sazonais para estimular vendas, como no Natal, Dia dos Namorados, Dia do Consumidor e, principalmente, a Black Friday. Prepare o disparo das mensagens para começar algumas semanas antes da data do evento, assim sua loja fatura por mais tempo com as datas especiais.
21. Cuidado com o spam
Evite o envio excessivo de mensagens. Isso pode irritar seus clientes e fazê-los bloquear seu contato.
Caso vá realizar algum disparo em massa para alguma das suas listas de transmissão priorize promoções especiais ou anúncios importantes (como mudança de endereço ou denunciar algum perfil que esteja se passando por sua loja online, por exemplo).
22. Ofereça pagamento facilitado
Assim como no caso do frete, facilite também a forma de pagamento para quem compra pelo aplicativo de mensagem. As duas melhores formas de pagamento pelo app são via WhatsApp Pay, que é configurado dentro do próprio aplicativo, ou por links de pagamentos oferecidos por instituições bancárias parceiras (como Mercado Pago, PagSeguro, Stone e outros).
23. Acompanhe suas Estatísticas
Utilize as métricas do WhatsApp Business para monitoramento de indicadores, como o número de mensagens enviadas, entregues e lidas, ajustando suas estratégias conforme os resultados.
Com esses dados em mãos você poderá analisar métricas como taxa de resposta e taxa de abertura (acima de 30% é um bom indicativo que os clientes estão interessados no que a sua empresa tem a comunicar).
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