Como vender mais no Dia do Pais com um chat online

Está chegando a hora de preparar seu e-commerce para vender mais no Dia dos Pais! Descubra como impulsionar seus resultados com um chat online na loja!

 

Por Davi Peyroton | Blog JivoChat

 

O Dia dos Pais está chegando e, assim como em outras datas comemorativas e especiais, como também é o caso do Dia das Mães ou Black Friday, é importante preparar seu e-commerce para garantir que realmente possa alavancar a ocasião para gerar mais oportunidades de negócios e fidelizar novos clientes.

Quando nós falamos em datas especiais para o mercado de e-commerces, é comum que o primeiro aspecto que venha à mente seja preço, descontos, promoções. É verdade que estes fatores realmente tem grande peso. 

Entretanto, apostar na guerra de preços para estas datas pode não ser o suficiente e, exatamente por isso, vamos falar sobre como vender mais no Dia dos Pais com um chat online em sua loja, confira!

 

Por que o chat online?

 

No ambiente digital, os canais de atendimento mais utilizados são chat online, e-mail, redes sociais e telefone. Destes, o chat se destaca ao apresentar o maior índice de satisfação entre os consumidores online, deixando uma boa impressão em 73% dos clientes atendidos, de acordo com uma pesquisa comparativa realizada pela Econsultancy.

Hoje, clientes já esperam encontrar um chat online ao acessar a página de seu e-commerce e, de acordo com dados da Invesp – empresa norte-americana que oferece soluções para impulsionar a taxa de conversão – consumidores atendidos por este canal gastam em média 60% a mais que clientes não abordados.

Levando estes dados em consideração, chega-se à conclusão de que o chat online é o canal de atendimento ideal para o mercado de e-commerces e, exatamente por isso, você não pode deixar de avaliar seu potencial e utilizá-lo para vender mais no Dia dos Pais.

 

Receba visitantes de forma personalizada

 

Se você já preparou seu negócio para o Dia dos Pais, certamente pode esperar um aumento no fluxo de visitantes em sua página durante os dias em que estiver trabalhando os diferenciais, mesmo que seja apenas por 24 horas. Levando isso em consideração, é importante estar pronto para receber estes visitantes e aumentar suas chances de retenção.

O telefone e e-mail são canais de atendimento ainda muito utilizados para prestar suporte, entretanto, nenhum deles permite que sua equipe faça abordagens proativas diretamente de dentro da página do site, a partir do monitoramento das ações do visitante.

Visitantes acessando suas categorias podem estar com dificuldade para encontrar o produto perfeito, enquanto visitantes na página de carrinho podem estar precisando apenas de um empurrãozinho para tomar sua decisão de compra, como um frete diferenciado para este dia especial, por exemplo.

Portanto, invista nessa solução, personalize seus convites proativos para cada situação e inclusive considere oferecer atendimento 24 horas através do chat online durante todo o período de promoção. Dessa forma, sempre que algum visitante encontrar algum problema ou dúvida, poderá contar com a resposta imediata de seus operadores a partir da janela de chat.

 

Coloque-se à disposição e ofereça uma experiência personalizada

 

O chat online oferece o menor tempo de resposta e ajuda a gerar oportunidades de negócios ao permitir que sua equipe acompanhe clientes em tempo real. Treine seus representantes para que saibam ouvir e considerar as dores, necessidades e interesses de cada cliente de forma a oferecer uma experiência de compra personalizada.

Durante a sessão de atendimento, faça sugestões de produtos, aplique estratégias de upsell e cross sell e garanta que o cliente está realmente escolhendo o melhor produto ou serviço de acordo com sua necessidade. Não tente apenas vender, pois o consumidor moderno já consegue captar esta intenção facilmente, ao invés disso, busque oferecer customer success através do atendimento por chat online.

E claro, não deixe de armazenar todas as informações sobre o perfil de cada prospect na hora de cadastrá-los em sua base de leads. Afinal,trabalhar com uma base segmentada realmente impulsiona os resultados de suas estratégias de vendas e campanhas de marketing digital, como o e-mail marketing.

 

Não desaponte o consumidor mobile

 

O Dia dos Pais é uma excelente ocasião para chamar atenção de seus consumidores e atrair novos clientes que possivelmente ainda não conheciam seu e-commerce. Por isso, é  importante estar pronto para responder dúvidas, visto que estas são muito comuns durante a jornada de compra do cliente, sendo inclusive um dos maiores fatores que levam aos carrinhos de compras abandonados.

Tendo em vista a pesquisa do Mundo do Marketing, que destaca claramente a tendência de fazer compras pelo mobile, grande parte do tráfego em seu e-commerce no Dia dos Pais acontecerá através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Levando isso em consideração, é preciso preparar-se para não desapontar o consumidor mobile.

Hoje, a conversa por aplicativos de mensagens já é um meio de comunicação que faz parte do dia a dia do consumidor brasileiro, sendo amplamente aceito e utilizado para a comunicação com familiares, amigos e claro, negócios.

Isso faz com que ele seja ideal para o atendimento ao consumidor mobile, que está sempre em movimento e quer ter suas dúvidas respondidas o quanto antes.

Entretanto, os apps de mensagens não apresentam todos os recursos profissionais oferecidos por um chat online e, por isso, não trazem o mesmo potencial de impulsionar suas chances de conversão.

 

Está pronto para vender mais no Dia dos Pais?

 

Não deixe de aproveitar todas estas dicas de como alavancar seu atendimento para transformar visitantes em clientes nesta data comemorativa através do chat online em seu e-commerce. Ofereça uma experiência de compra diferenciada e, ao invés de apostar na guerra de preços, faça do relacionamento com o cliente um diferencial competitivo em seu negócio.

Ainda não tem um chat online em seu e-commerce? Então não deixe para depois, está na hora de identificar porque vale a pena investir nessa solução e descobrir, na prática, como ela realmente te ajuda a vender mais. Para isso, instale o JivoChat em sua página e comece a monitorar visitantes e fazer abordagens através dos convites proativos!

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