Como preparar seu e-commerce para atender clientes e vender mais na Black Friday

Veja que, além de oferecer descontos e ofertas imperdíveis, apostar em estratégias de atendimento também são diferenciais decisivos durante a Black Friday

Por Rafael Garcia Francisco | JivoChat

A Black Friday está chegando e, como você já sabe, esta é uma das maiores datas do ano para negócios, em essencialmente qualquer nicho que lucra através de canais de venda online ou fora da internet.

Não queremos que você perca a oportunidade de alavancar a Black Friday para impulsionar os seus resultados este ano. Por isso, trouxemos dicas sobre como preparar seu e-commerce para atender clientes e vender mais na Black Friday.

Acompanhe e descubra como destacar-se da concorrência e bombar nessa data especial.

Prepare seus canais de atendimento

Com descontos e ofertas especiais, o esperado é que o tráfego em sua loja virtual aumente significativamente. Por isso, é importante preparar os seus canais de atendimento para conseguir lidar com esse aumento da demanda.

Lembre-se, a Black Friday não dura muito tempo e, mesmo que você ofereça as promoções em um intervalo de três ou mais dias, os clientes não querem esperar muito tempo para ter qualquer dúvida respondida.

Portanto, para vender mais na Black Friday, é necessário otimizar o atendimento ao cliente e oferecer o menor tempo de resposta possível, independente do canal utilizado.

Ofereça um chat online

No mercado digital, o chat online é considerado o canal de atendimento preferido pelos consumidores, como indicam várias estatísticas sobre a plataforma.

Através dele, os clientes podem entrar em contato com a sua equipe imediatamente, conversar em tempo real e continuar navegando por suas ofertas, enquanto tiram dúvidas e resolvem problemas.

Além disso, os melhores chats do mercado também oferecem recursos para abordagem proativa através de mensagens automáticas. Aproveite-os para chamar atenção para seus diferenciais, como programas de fidelidade, entre outros.

Vale a pena atender 24 horas?

Outra dúvida comum para lojistas e empreendedores digitais em relação à datas como o Black Friday é se vale a pena ou não oferecer atendimento 24 horas.

Afinal, durante essas datas é comum que o tráfego de sua loja virtual seja significativamente diferente do usual, com mais clientes acessando em períodos que até então não eram considerados horários de pico, como de madrugada, e etc.

Se você espera um fluxo deste tipo, atender 24 horas durante o período de promoções do Black Friday pode ser uma boa opção para diferenciar-se dos concorrentes.

Alternativamente, caso não queira investir nesta opção, você pode empregar um Chatbot para dar conta do atendimento enquanto sua equipe não estiver disponível.

Dessa forma, clientes poderão receber respostas para perguntas frequentes e seus agentes saberão com quem entrar em contato quando voltarem ao trabalho no dia seguinte.

Foque na experiência de compra

Lembre-se, atender bem não é simplesmente responder dúvidas e solucionar problemas, mas sim, trabalhar com foco no sucesso do cliente, também conhecido como Customer Success.

Seu objetivo durante o Black Friday deve ser fazer com que os clientes em potencial e compradores consigam perceber claramente os benefícios de escolher a sua loja virtual em meio a diversas outras opções no mesmo nicho.

Por isso, além de otimizar seus canais, certifique-se de estruturar seu funil de vendas e ajustar processos como necessário para conseguir não apenas vender uma única vez, mas sim fidelizar os clientes conquistados durante essa data especial.

Apenas através de uma experiência personalizada e de um bom atendimento ao cliente, osconsumidores poderão notar benefícios durante sua jornada de compra.

De acordo com uma pesquisa famosa da Bain & Company, melhorar sua taxa de retenção de clientes em apenas 5% pode representar um aumento de até 95% nos lucros de seu negócio.

Portanto, não tente apenas vender durante o Black Friday e deixar que clientes desapareçam e esqueçam sua marca após isso, aproveite a oportunidade para retê-los!

Empregue diferentes técnicas de vendas

Além de simplesmente abaixar o preço de seus produtos ou serviços, existem diversas outras técnicas e estratégias que podem ajudá-lo a vender mais na Black Friday. Empregue algumas delas para impulsionar negócios, como:

Upsell e cross-sell

O Upsell é um termo do inglês que significa “vender mais”. Nele, o objetivo é oferecer produtos melhores do que aqueles escolhidos pelo cliente, mas levando em consideração suas preferências e necessidades para garantir que o novo produto atenda a todos os requisitos do cliente, enquanto também traz novos benefícios que agregam valor à compra.

Já no Cross-sell, o objetivo é a “venda cruzada”, ou seja, fazer com que o cliente compre mais do que apenas um único produto em seu e-commerce. Para isso, crie pacotes ou até mesmo ofereça descontos em itens suplementares à escolha inicial do consumidor, como por exemplo,oferecer fones de ouvido ou capas de proteção para alguém que deseja comprar um smartphone.

Ambas estratégias tem como objetivo aumentar o valor do seu ticket médio, uma das principais métricas de e-commerce que você precisa acompanhar. A imagem abaixo ajuda a entender muito bem o que é Upsell e Cross-Sell.

Invista nas estratégias de Cross-sell e Upsell para incentivar o seu público a comprar mais em seu e-commerce na Black Friday
Invista nas estratégias de Cross-sell e Upsell para incentivar o público a comprar mais em seu e-commerce na Black Friday

Chame atenção para um frete diferenciado

O frete é um dos maiores motivos que leva clientes a desistir e largar um carrinho de compra abandonado. Portanto, nessa Black Friday, considere otimizar seu frete e transformá-lo em um diferencial competitivo para vender mais.

Isso não significa que seu frete deve ser gratuito, mas uma boa técnica é descontar o valor do frete para compras a partir de um determinado valor – o que também se encaixa com as estratégias de upsell e cross sell e ajuda a aumentar o ticket médio.

Existem diversas formas de trabalhar o frete para conquistar seus objetivos no Black Friday, confira várias delas neste conteúdo do Melhor Envio.

Otimize sua logística de entrega

Por fim, outro grande fator diferencial determinante durante o processo de tomada de decisão do cliente no fundo do funil é o tempo de entrega.

Como você pode imaginar, quanto mais rápido o cliente receber o produto comprado online, melhor. Claro que isso não se aplica a artigos digitais e serviços disponíveis online ou para download, mas para produtos físicos, pode fazer toda a diferença.

Entre duas ofertas com o mesmo valor final, clientes têm muito mais chances de escolher aquele que oferece as melhores condições e o menor tempo de entrega.

Além disso, é importante ficar atento para o estoque de seu negócio e inclusive alavancá-lo para gerar senso de urgência, o que ajuda a aumentar a assertividade do consumidor e tirá-lo “de cima do muro” na hora de decidir comprar o produto.

Pronto para vender mais na Black Friday?

Aproveite todas as nossas dicas e impulsione seus resultados para não deixar essa oportunidade única a cada ano passar batido em seu negócio.

Lembre-se: otimize o atendimento, empregue técnicas de vendas, apresente benefícios adicionais, agregue valor às compras e trabalhe com foco na experiência para reter e fidelizar clientes.

Em relação ao atendimento online, o JivoChat é uma solução capaz de impactar significativamente suas taxas de conversão e, no que diz respeito à apresentar diferenciais no frete, entrega e logística, está na hora de conhecer os benefícios oferecidos pelo Melhor Envio.

A equipe da JivoChat te deseja excelentes vendas na Black Friday!

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