Como planejar o começo do ano em seu e-commerce

2020 está batendo na sua porta! Você está preparado para turbinar o seu e-commerce e crescer ainda mais? Leia este post e descubra!

Em uma era na qual a maioria das pessoas está conectada a praticamente tudo, direto na palma da mão, o resultado não poderia ser diferente: uma vida cada vez mais digital.

Novas tecnologias, métodos de compra online e uma infinidade de conteúdos, promoções e serviços lutam pela atenção do público. Esta é a realidade atual.

Pensando nisso, você já percebeu que é exatamente esse nível elevado de conectividade que empoderou muita gente? Pessoas como você, como eu. Como os seus consumidores. 

Neste mar de possibilidades só uma coisa é garantida: para o seu negócio se manter firme no mercado é fundamental entender o cliente! Assim, os empreendedores devem ter a capacidade de compreender as necessidades do público e antecipar as respostas para as possíveis dúvidas que ele possa vir a ter.

É claro que para atingir esse objetivo é preciso se munir de informações confiáveis que apontem as tendências mais certeiras para o seu nicho. Com certeza, este é o caminho mais seguro para se destacar da concorrência.

Quer ficar por dentro do que o aguarda no próximo ano e se preparar para entrar com o pé direito em 2020? Confira o que trazemos para você neste post!

O consumidor no centro do e-commerce

Como planejar o começo do ano em seu e-commerce

Com tantas transformações e inovações – seja no ambiente das lojas físicas ou das virtuais – a essa altura você já deve ter percebido que o público está redefinindo o modo como vais às compras

A questão é que a qualidade da experiência oferecida nesta jornada define quem merece a atenção dos clientes. Ou seja, determina quais e-commerces estarão aptos a permanecer no páreo

Neste cenário, os vendedores de todas as fases e áreas devem ficar atentos às formas como o público interage com as marcas. Portanto, se você quer surfar nessa onda, aprofunde o seu conhecimento em Experiência do Consumidor (representado em inglês pela sigla CX).

Como diria Michael Leboeuf, consultor americano de negócios e autor de diversos best-sellers, “um cliente satisfeito é a melhor estratégia de vendas”. A frase de Leboeuf não só traduz, como justifica, um pouco da cultura de hoje focada na experiência do cliente

Bom, mas esta é apenas a primeira dica para turbinar os seus negócios que você verá neste post. Continue esta leitura e descubra o que mais estará em alta em 2020!

Monte um roteiro de metas para 2020

É comum termos a percepção de que precisamos elencar as principais demandas do nosso negócio. Já saber por onde começar é outra coisa. Afinal, muitas vezes é nessa hora que somos engolidos pela correria diária a adiamos tirar um tempinho para pensar em decisões importantes. E isso acontece justo com aquelas que podem fazer toda a diferença em nosso trabalho! 

Se identificou com essa situação? Então, este texto será o empurrão que você precisa para dar o primeiro passo. Acompanhe as dicas seguir e veja como vai ser mais fácil tirar o seu planejamento da inércia e partir para a ação!

 1 – Entenda melhor o seu público

As pessoas que formam o público de um e-commerce possuem perfis diferentes, e consequentemente, formas de consumo distintas. Logo, compreender de modo mais detalhado o comportamento de potenciais clientes pode contribuir na formulação de promoções e campanhas mais assertivas, por exemplo.

Nesta pegada de colocar o cliente no centro do seu e-commerce, aposte em estratégias para estreitar o relacionamento com o consumidor. É nessa hora que um bom atendimento não pode falhar! Aposte em atender bem para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.

2 – Leve o seu negócio para o universo multicanal

Como falamos no começo deste artigo, a alta interatividade do cotidiano seja no âmbito pessoal ou profissional dos clientes, interfere no e-commerce. As pessoas esperam que as marcas que elas estão acostumadas a consumir estejam nos ambientes digitais em que elas navegam.

Dessa maneira, os vendedores que conseguirem firmar presença nos canais mais utilizados pelo público elevam a competitividade das vendas. Contudo, de quais lugares especificamente estamos nos referindo? De todos que podem colocar os seus produtos em uma vitrine online!

Neste quesito destacam-se as redes sociais, os marketplaces, comparadores de preços e até mesmo o e-mail marketing

Curtiu essa dica? Aproveite e leia também: 

Por que sua loja virtual deve ser multicanal

3 – Prepare-se com antecedência para as datas comemorativas

Certamente está em seus planos aproveitar o impulso das datas mais fortes do calendário varejista no ano novo, ok? Bom, mas só há um jeito de ter sucesso nessa jornada: com planejamento! Ou seja, nada de seguir aquele velho ditado de que o brasileiro deixa tudo para a última hora.

Para o consumidor até pode dar certo procrastinar e comprar o produto desejado no último dia da promoção. Porém, o lojista não pode se dar a esse luxo e organizar uma promoção em cima de uma data comemorativa. É a receita do fracasso!

Portanto, a orientação é definir agora, na virada de um ano para o outro, em quais períodos de liquidação o seu e-commerce irá participar. Escolha as datas mais propícias  e trace um cronograma claro e objetivo com datas limite para cada etapa do preparo da sua loja. Foque nos picos de venda dos próximos meses e antecipe a operacionalização das suas demandas!

Ainda falando em datas comemorativas, você pode se aprofundar mais neste outro artigo que produzimos para o Dia do Consumidor e que traz insights fáceis de serem aproveitados em outras liquidações também: 

Dia do Consumidor: aproveite a primeira data-chave do ano 

3 pontos para incluir no seu cronograma de datas comemorativas

  • Escolha quais datas comemorativas irá participar em todo o ano
  • Fixe datas para cada etapa do processo: planejamento, reposição do estoque, divulgação de promoções e pós-venda, por exemplo
  • Avalie os resultados depois de cada grande febre de vendas e use-os para verificar quais estratégias foram eficazes e quais precisam ser melhoradas

De olho na expectativa do cliente pela entrega

Como planejar o começo do ano em seu e-commerce

Claro que com o possível aumento nas vendas, vem junto também a intensificação de um desafio já conhecido de quem vende no e-commerce: o frete.

O envio das encomendas continua a ser uma fonte de tensão entre vendedores e consumidores. Além disso, nessa queda de braço temos os lojistas que precisam encontrar fretes competitivos, dentro da realidade do seu negócio, e que sejam ao mesmo tempo atrativos para a clientela

O problema reside exatamente no fato desta ser uma das barreiras mais difíceis de vencer no e-commerce. Porém, nosso objetivo aqui não é fazer você entrar 2020 repensando se vale continuar com o seu e-commerce. Pelo contrário! Logo, vamos às sugestões para você superar esse obstáculo e transformá-lo em aliado!

Use o frete como um diferencial do seu e-commerce

Quando o assunto é frete, dois quesitos nas entregas devem estar ainda mais em alta no e-commerce em 2020: flexibilidade e agilidade. Portanto, procure soluções que o ajudem a oferecer isso para os seus clientes!

Se, de um lado, o preço do envio é um dos maiores motivadores do abandono de carrinho, na faixa dos 82,3% – conforme aponta a pesquisa E-commerce Trends, da Rock Content – de outro, o prazo curto também importa para fechar o pedido.

A diferença está no perfil do cliente e o que ele decide como prioridade naquele momento.

Frete caro ocupa a primeira posição entre os fatores que frustram uma compra no e-commerce

Dados como estes nos levam a crer que para atender a expectativa dos consumidores os lojistas precisam contar com alternativas variadas de transporte dos produtos. Então, fique atento à gestão do seu frete!

Conforme a pesquisa Global Consumer Insights Survey, da PwC, 64% dos consumidores reconhecem que uma entrega mais rápida requer um esforço maior por parte do lojista, e por isso, merece ser remunerado.

Neste caso, vale analisar se o seu e-commerce proporciona uma variedade de fretes que se enquadre em diversos tipo de preferência. Entenda melhor o que considerar no quadro abaixo:

Desenvolva sua gestão de fretes em 2020 

E aí? Você está se sentindo mais preparado e confiante para turbinar os seus lucros na temporada 2020? Esperamos ter contribuído para isso!

Mas antes de concluirmos este post, vamos trazer uma última dica: conheça uma plataforma de gestão de fretes como o Melhor Envio!

Com a nossa tecnologia, diversificar as suas alternativas de entregas é possível e você ainda ganha em agilidade para se dedicar ao planejamento da expansão do seu negócio!


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