Como otimizar seu funil de vendas com um chat online

O termo “funil de vendas” já é bastante conhecido pelo empreendedores digitais, mas você já parou para pensar em como otimizar essa estratégia usando um chat online? 



Se você se interessa por marketing e empreendedorismo digital, certamente já ouviu falar do funil de vendas. Ele pode ser utilizado para representar a jornada do cliente, desde o primeiro ponto de contato com o negócio — enquanto o mesmo ainda é apenas um cliente em potencial, que não reconhece o problema — até o fechamento de uma negociação e no pós-venda.

Este modelo visa auxiliar negócios a acompanhar e qualificar leads de acordo com seu posicionamento, de forma que seja possível elaborar estratégias e campanhas de marketing e vendas focadas em cada etapa. E, claro, isso também envolve ações realizadas pela equipe de atendimento online.

Hoje, vamos apresentar como alavancar o atendimento ao cliente e otimizar seu funil de vendas com um chat online em sua loja. Saiba mais sobre as etapas do funil e confira quais podem ser trabalhadas através do chat.

 

As etapas do funil de vendas

 

O funil de vendas é um modelo estratégico que consiste em três principais etapas, conhecidas como o topo do funil (ToFu), o meio do funil (MoFu) e o fundo do funil (BoFu). Cada etapa requer uma abordagem e estratégias diferentes com o objetivo de fazer com que o visitante chegue ao final e seja convertido em um cliente. Confira na imagem:

chat online

Como você pode notar, as estratégias no topo do funil visam atrair tráfego para sua página, fazendo com que os clientes em potencial descubram sua marca e eventualmente reconheçam que possuem um problema que querem resolver.

Já no meio do funil, o objetivo é converter os visitantes em leads, ou seja, clientes em potencial que já reconheceram o problema e demonstraram interesse em alguma de suas soluções, mas não estão necessariamente no momento certo de compra.

No fundo do funil, seu objetivo é apresentar diferenciais e colocar em prática diversas estratégias de vendas para impulsionar a tomada de decisão do cliente e, principalmente, não perdê-lo para concorrentes.

 

Como o atendimento via chat online afeta o funil de vendas?

 

Agora que você conhece as principais etapas, podemos apresentar como otimizar seu funil de vendas com um chat online. Mas afinal, por que o chat online, especificamente, e não outros canais como o e-mail e o telefone?

De acordo com múltiplas estatísticas sobre este canal de atendimento, podemos destacar os seguintes fatores:

 

  • 73% dos consumidores preferem o chat online na hora de comunicar-se com uma empresa, contra apenas 51% para o e-mail e 44% no telefone;
  • 62% dos clientes apresentam maiores chances de retornar a páginas de e-commerces que oferecem um chat online contra aquelas que não disponibilizam este canal;
  • Clientes atendidos pelo chat gastam 60% a mais que aqueles não abordados desta forma, o que impacta o valor de seu ticket médio;
  • Oferecer um chat online em sua página aumenta a taxa de conversão de 8% a 20%.

 

Além disso, é necessário lembrar que o chat online é o único canal de atendimento disponível diretamente de dentro da página da empresa, onde consumidores podem conversar com representantes em tempo real enquanto os mesmos trabalham para convertê-los de visitantes a clientes.

Entenda como alavancar seu chat online para otimizar o funil de vendas em cada uma das etapas.

 

Otimizando o topo do funil com o chat online

 

Esta é a etapa onde o chat online têm o menor impacto. Isso porque, aqui, o foco é colocar sua marca à frente dos clientes em potencial e, por isso, as principais estratégias consistem em campanhas de Inbound e Outbound Marketing, como marketing de conteúdo, anúncios direcionados, entre outros.

Entretanto, isso não significa que o chat não pode auxiliar no desenvolvimento dessas estratégias. Para que você tenha maiores chances de sucesso com seus anúncios ou campanhas de e-mail marketing, primeiramente é necessário conhecer o perfil dos consumidores de seu negócio.

Dessa forma, você ainda pode alavancar o atendimento ao cliente e obter dados relevantes para o processo de criação da persona de seu negócio, levando em consideração os interesses, desafios, dores e preferências do cliente, assim como captando através de formulários de atendimento, informações de contato e até mesmo dados demográficos.

 

Otimizando o meio do funil com o chat online

 

No MoFu, o consumidor já está em sua página e precisa ser convencido que suas soluções realmente podem suprir as necessidades e resolver o problema. Aqui, não deixe de utilizar o chat online para abordar visitantes em sua página. Ofereça assistência e coloque-se à disposição para servi-los.

Assim como presenciamos frequentemente na loja física, ser abordado por um representante pode não ser necessário, mas ainda ajuda a fazer com que clientes confiem no negócio e sintam-se confortáveis por saber que, caso precisem, podem recorrer a alguém disponível para ajudá-los em tempo real.

Durante uma conversa, apresente seus produtos e serviços, descubra as necessidades do cliente e, como mencionamos no ponto anterior, considere estes dados para que possa segmentar seus leads.

 

Otimizando o fundo do funil com o chat online

 

Aqui, o cliente já sabe que possui um problema e possivelmente já sabe até mesmo qual produto atende suas necessidades, mas ainda não tomou sua decisão de compra e, com frequência, pode acabar ficando “em cima do muro”.

Para otimizar o seu funil de vendas com um chat online e converter leads indecisos em clientes, é importante apresentar os principais diferenciais de seu negócio. Busque alavancar o senso de urgência e faça o uso de estratégias de vendas como o cross sell e upsell através do atendimento no chat online.

Não deixe de chamar atenção para os principais pontos que destacam seu e-commerce da concorrência, como um frete otimizado, entrega rápida, programas de fidelidade e de pontuação ou cupons de desconto, por exemplo.

Lembre-se, o objetivo no fundo do funil de vendas não é apenas vender, mas sim fidelizar o cliente para que ele tenha mais chances de retornar no futuro e possa servir como uma testemunha da qualidade e profissionalismo de sua marca.

 

Está na hora de conquistar, converter e fidelizar clientes

 

No mercado competitivo de e-commerces, você precisa alavancar o atendimento ao cliente para oferecer uma experiência de compra online diferenciada, personalizada de acordo com o perfil do consumidor e que valoriza seu tempo ao possibilitar a comunicação em tempo real através do canal que oferece o menor tempo de resposta.

Entretanto, por mais que o chat online sozinho já seja capaz de impulsionar seus resultados, você ainda pode aumentar suas chances de sucesso ao integrar esta estratégia com outras soluções que o ajudam a destacar-se das outras alternativas.

Por isso, se estiver interessado em começar a utilizar chat, comece instalando o JivoChat gratuitamente em sua página e, se ainda não transformou sua logística, frete e entrega em um dos maiores benefícios de seu negócio, está na hora de trabalhar com o Melhor Envio para que possa vender ainda mais.

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