Como otimizar a página de produto do seu e-commerce

Saiba o que fazer para turbinar a página de produto e aumentar o impacto do seu e-commerce na decisão de compra dos visitantes

Por Davi Peyroton | Blog JivoChat

 

Poucas páginas em seu e-commerce tem tanto impacto na tomada de decisão dos clientes quanto a página de produto e, exatamente por isso, você precisa saber como otimizá-la para aumentar suas chances de conversão.

Afinal, é na página de produto que o cliente começa seu processo de tomada de decisão de compra, avaliando suas dores e conferindo se o produto em questão realmente pode resolver seus problemas e, claro, se está sendo vendido em um valor competitivo.

Entretanto, o preço final de um produto não é o único fator que o cliente leva em consideração na hora de colocá-lo no carrinho de compras e finalizar a compra. Na verdade, existem diversos elementos que devem estar presentes na página de produto para aumentar a assertividade do consumidor em relação à compra. E é exatamente isso que vamos apresentar neste conteúdo, confira!

 

Trabalhe com imagens de alta qualidade

 

Para os clientes de seu e-commerce, muitas vezes a primeira impressão realmente é a que fica. Portanto, não economize na hora de tirar fotos profissionais para apresentar seus produtos. Esta dica pode parecer óbvia, mas considerando sua importância nas chances de conversão e até mesmo na hora de conquistar a confiança dos clientes, deve-se ficar atento.

Inclusive, dependendo de seu nicho de mercado, apenas oferecer uma foto de alta qualidade pode não ser o suficiente para convencer o cliente que aquilo realmente é o produto que ele deseja.

Especialmente para lojas online de moda e acessórios, por exemplo, o recomendado na verdade é oferecer uma imagem para cada variação de cor e tamanho do artigo em questão. Inclusive, considere apresentar modelos vestindo ou usando as versões masculinas e femininas de um mesmo produto, quando aplicável.

Tudo isso ajuda seu cliente a visualizar realmente o resultado final e aumenta a assertividade durante a decisão.

 

Faça otimizações para os mecanismos de busca

 

É muito importante trabalhar bem o SEO (Search Engine Optimization) para a página de produto. Afinal, você quer que seu público-alvo encontre a sua oferta ao realizar uma pesquisa nos buscadores, como o próprio Google, por exemplo.

Na hora de ranquear sua página de produto nas SERPs (Search Engine Result Page, ou página de resultado dos buscadores), o Google leva em consideração diversos aspectos, como:

 

  • Compatibilidade com dispositivos móveis;
  • Velocidade de carregamento da página;
  • Utilização da palavra-chave do produto na URL;
  • Se o conteúdo da página utiliza a palavra-chave (como na descrição, por exemplo);
  • Tamanho das imagens e se as mesma possuem atributo alt bem definido;

 

Entre diversos outros fatores que impactam significativamente o posicionamento de suas páginas no ranqueamento. Portanto, se você quer aumentar seu tráfego orgânico e fazer com que clientes encontrem seu negócio, está na hora de investir em SEO.

 

Ofereça atendimento dentro da página de produto

 

Como já mencionado, é na página de produto que o cliente avalia suas necessidades e as compara com o item em questão para descobrir se o mesmo realmente pode servi-lo e, consequentemente, é muito comum que dúvidas surjam durante esta etapa da jornada do consumidor.

Mesmo que você ofereça uma descrição detalhada e completa, é importante estar pronto para resolver qualquer problema e responder a estas dúvidas imediatamente. Por isso, certifique-se de incluir um chat online na página de produto.

Além de ser considerado o canal de atendimento preferido pelo consumidor moderno e ser inteiramente compatível com dispositivos móveis, o chat lhe permite abordar visitantes na página de produto de forma proativa, através de pop-ups da janela.

Dessa forma, poderá chamá-los para uma sessão de atendimento no chat antes que os mesmos busquem respostas em outras fontes fora de sua página ou mesmo diretamente em seus concorrentes. Tudo isso ajuda a evitar o aumento da sua taxa de carrinhos abandonados e a minar seus esforços para reter visitantes.

Durante o atendimento, seus representantes também terão a oportunidade de entender melhor as necessidades do cliente de forma que possam indicar realmente a melhor solução. 

Porém, é importante não apenas “tentar vender”, afinal, o consumidor moderno já está acostumado a fazer comparações de valores e de produtos entre sua loja e a concorrência.

 

Chame atenção para seu programa de fidelidade e descontos

 

A página de produto é um dos melhores lugares entre as diversas páginas de seu e-commerce para chamar atenção para os benefícios que agregam valor à compra do cliente, como é o caso dos programas de fidelidade ou mesmo descontos limitados.

É importante otimizar a página de produto do seu e-commerce de forma que possa alavancar o senso de urgência do consumidor através de alguns elementos principais, como limite de estoque ou período de validade de promoções e ofertas especiais.

Mesmo que sua loja esteja trabalhando com preços altamente competitivos, este tipo de benefício pode, muitas vezes, servir como o empurrãozinho que o cliente precisa para decidir de onde comprar.

 

Não deixe que o frete assuste o cliente

 

Como bem sabemos, um frete mal trabalhado realmente pode assustar os consumidores e pode realmente fazer com que o cliente vá embora e compre de seus concorrentes. Por isso, é importante compreender de verdade como o frete impacta seus visitantes e como otimizá-lo para sair na frente da concorrência.

Para isso, você pode investir em mais alternativas de fretes, criar ofertas especiais para datas-chave, como o Black Friday e o Dia do Consumidor e também utilizar ferramentas que servem para aumentar a competitividade de seu frete e ajudá-lo a gerenciar a entrega da melhor forma, visando aumentar suas vendas, como é o caso do Melhor Envio.

A partir de seus serviços, você poderá oferecer rastreamento preciso dos produtos após envio, automatizar geração de fretes, gerar cotações simultaneamente entre múltiplas transportadoras e realmente oferecer a melhor condição entre a concorrência.

 

Está pronto para otimizar a página de produto?

 

Levando todas nossas dicas em consideração, está na hora de avaliar a página de produto em sua própria loja virtual e identificar como você pode otimizá-la para aumentar suas chances de conversão ou mesmo para alavancar o valor do ticket médio, através de estratégias de cross-selling e up-selling empregadas dentro da própria página, assim como no atendimento pelo chat online.

Se ainda não possui um chat online em seu e-commerce, está na hora de entender porque vale a pena investir neste canal de atendimento e descobrir seu potencial de impactar as métricas do seu e-commerce. Descubra agora mesmo como o JivoChat pode alavancar seus resultados através de convites proativos, monitoramento de visitantes e integrações com sistemas dedicados a impulsionar suas vendas.

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