Como garantir o frete de seus produtos em tempos de coronavírus

Com a série de restrições à circulação de pessoas colocadas em prática em todo o país, comprar pela internet se tornou o meio mais seguro de se proteger do avanço do coronavírus.

Essa realidade coloca o e-commerce como um segmento importante neste cenário em duas frentes: a primeira é ser o apoio que a população necessita neste momento tão delicado para obter os bens que precisa sem correr tantos riscos.

O segundo motivo está no potencial do e-commerce de estar entre os setores com maior capacidade para manter a movimentação econômica no Brasil.

Em ambos pontos de vista você, como lojista, tem um duplo papel a desempenhar neste momento: o de ser mais um colaborador ativo nessa grande rede de proteção. Use o poder de fazer do seu negócio uma forma de ajudar a sociedade!

Mas para que isso aconteça é essencial encontrar alternativas para garantir que os pedidos cheguem até as pessoas, não é mesmo? 

É sobre como você pode superar o desafio do frete em tempos de coronavírus que vamos falar neste artigo!

Por que o frete no e-commerce deve se adaptar diante do coronavírus?

Como garantir o frete de seus produtos em tempos de coronavírus
Imagem: Rawpixel

Todos, sem distinção alguma, devem ter condições de preservar a si próprio e as pessoas próximas que integram grupos de risco do coronavírus. 

E para fazer valer esse princípio, as empresas de transporte também precisaram fazer ajustes para garantir a segurança de seus funcionários, clientes e da sociedade em geral.

Este é um compromisso de todos nós. Portanto, é completamente justificável diversas unidades trabalharem de portas fechadas e implementarem novas formas de prestação de serviço temporariamente.

De acordo com o CEO do site de reputação Reclame Aqui, Maurício Vargas, vivemos em um momento em que não se pode abandonar os consumidores

Em palestra no Marketplace Live Edition – edição adaptada do Marketplace Conference, remarcado para 14 de outubro de 2020 em razão da pandemia do coronavírus – Vargas reforçou a importância do e-commerce no cenário atual.

“A crise não é econômica, mas biológica, com consequências humanas e econômicas”, afirmou Vargas.

Desse modo, você deve ficar atento às modificações feitas na logística de frete: foque em adaptar o seu e-commerce para oferecer as melhores soluções aos clientes no momento em que eles mais precisam! 

Ter essa visão é fundamental em tempos de distanciamento social, ok?

Transporte mobilizado como serviço essencial

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Assim como outros setores, as transportadoras também estão atentas às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e às determinações de governos municipais e estaduais.

Inicialmente chegou a haver uma série de incertezas em relação à continuidade das operações de entregas de encomendas. E ainda estamos nos adaptando aos desafios desse panorama.

Entretanto, após a assinatura do Decreto 10.282 pela Presidência da República em 20 de março de 2020, o setor de transporte foi reconhecido entre os serviços essenciais que não podem ser interrompidos durante a pandemia.

O objetivo é garantir o suporte necessário ao e-commerce para que as famílias em resguardo domiciliar tenham a opção de fazer compras sem sair de casa.

Claro que para manter o funcionamento é imprescindível realizar adaptações para proteger os colaboradores e a população brasileira do coronavírus.

Por isso você poderá encontrar agências operando de portas fechadas, que optaram, por exemplo, por priorizar exclusivamente a entrega e coleta neste período. 

Esta é uma das várias medidas para reduzir a circulação de pessoas e aglomerações em unidades de atendimento.

Em outros casos, como no das transportadoras aéreas, a frequência de voos foi reduzida, refletindo na queda da capacidade operacional.

Mas nosso objetivo aqui não é te assustar, pelo contrário! Queremos te deixar informado do panorama logístico para você se preparar e encontrar  alternativas com mais facilidade!

Como superar o momento de adversidades do coronavírus

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Para te ajudar a sanar suas dúvidas e esclarecer tantas mudanças em pouco tempo, elencamos algumas dicas para descomplicar o seu planejamento neste período. Veja a seguir:

1 – Aumente o prazo de entrega

Sabemos que a situação requer cautela para que todos possamos minimizar o risco de propagação do coronavírus no país. 

Entretanto, os cuidados necessários podem envolver a redução da capacidade operacional das transportadoras, que apresentarão dificuldades para manter prazos de entrega.

A dica, então, é aumentar o tempo previsto para a chegada da encomenda. Portanto, informe o cliente, com uma certa folga, de que o frete irá demorar um pouco mais. 

Adicionando cerca de 10 dias extras ao prazo original você irá colaborar com as ações de prevenção ao COVID-19 e será honesto com a sua clientela. Como? Deixando todos cientes de quando será possível ter o produto em mãos com uma estimativa mais realista dentro do cenário atual.

Lembre que cada transportadora poderá acrescentar seu próprio prazo extra temporariamente para se adaptar às condições logísticas recentes. 

E essas mudanças podem acontecer muito rápido. Inclusive, sem que você consiga acompanhar em tempo real. 

A menos que se dedique somente a isso, né? O que fica bastante complicado em meio à toda a sua demanda de trabalho.

Então, chamamos a atenção que como esses ajustes podem variar de empresa para empresa (e conforme a situação em cada estado) pode ser interessante você se antecipar e definir um prazo adicional mais genérico. 

Pense nisso com uma margem de segurança maior para evitar que os clientes se sintam frustrados com atrasos na entrega. 

Sem falar que você poderá trabalhar mais tranquilo sabendo que estará comunicando um prazo que ainda estará valendo por mais tempo. Mesmo com novas mudanças por parte das entregas. 

Portanto, veja esta adaptação como algo simples em que todos saem ganhando!

2 – Tenha cuidado redobrado com o manuseio dos pacotes

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A prevenção ao avanço do coronavírus tem muitas formas. Umas delas é como os vendedores online irão preparar os produtos para o transporte.

Temos certeza de que você cuida da melhor maneira do seu ambiente de trabalho. Ainda assim, vale frisar a importância de intensificar a limpeza do local e manter uma rotina de higiene de prevenção

Mas o que seria isso?

Tenha cuidado ao manusear os produtos enquanto faz os pacotes para o envio. Mantenha o ambiente arejado, tenha sempre álcool gel 70% por perto e evite tocar o rosto durante o processo.

Quando espirrar ou tossir, proteja o rosto com a parte de dentro do braço e não com as mãos. Lavar constantemente as mãos com água e sabão também é uma ótima dica para evitar a propagação do coronavírus!

Você também pode colocar um bilhete dentro da embalagem, ou até mesmo colado pelo lado de fora do pacote, com os procedimentos usados para garantir a segurança do cliente

Aproveite este “recado” e oriente o consumidor a descartar a embalagem externa logo após o recebimento do item, ok? 

Assim você o deixará mais tranquilo e irá contribuir ainda mais para o bem-estar e integridade da população. 😍

3 – Pense bem antes de oferecer frete grátis neste momento

Você já deve ter visto por aí que muitos dos grandes varejistas elevaram a oferta de frete grátis nas últimas semanas. 

Do ponto de vista da empatia como o momento atual, a medida representa um apoio importante para ajudar a população a adquirir os bens de consumo que precisa durante a fase de isolamento de forma mais econômica.

Por outro lado, por mais que os pequenos e médios lojistas também queiram fazer o mesmo, é preciso lembrar que o frete nunca é realmente grátis. 

A questão é de que para isentar o cliente do gasto com a entrega o vendedor acaba pagando uma parte ou totalmente o valor do transporte. Ou, em alguns casos, opta por embutir o custo do envio no preço do produto.

Ou seja, de um jeito ou outro, é importante repensar se realmente é válido disponibilizar a “gratuidade” nas condições atuais. 

Diferentemente dos grandes players, que têm uma margem maior para cobrir esta estratégia, os lojistas virtuais menores podem comprometer o seu orçamento se o fizerem impensadamente.

Sem falar que incluir parte do custo do transporte no preço final, só para oferecer o frete grátis agora, também não é o ideal. Você não estará ajudando neste momento.

Então, seja cauteloso com o seu orçamento e transparente com os consumidores. 🤗

4 – Dê preferência aos canais de atendimento digitais

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Como falamos anteriormente, muitas unidades podem estar trabalhando temporariamente sem atendimento no balcão ou estar realmente fechadas. Mas isso não quer dizer que os lojistas estejam desamparados neste contexto.

Você sabia que pode utilizar os canais de atendimento online das transportadoras? 

Para quem posta encomendas com os Correios, por exemplo, é possível obter informações, tirar dúvidas e agilizar o atendimento através do chat

O serviço online está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.

Além disso, ao contatar primeiro os canais digitais das transportadoras, você pode tirar todas as suas dúvidas em segurança, sem impactar as ações de redução de aglomerações, por exemplo.

Se você ainda não fez isso, procure já os canais de atendimento das empresas que você utiliza e os deixe sempre à mão para quando precisar.

5 – Como postar encomendas durante a pandemia

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Como reforçamos acima, evite ir até alguma unidade de postagem com dúvidas. 

Afinal, se a transportadora não estiver atuando ou não oferecer coleta de volumes, solucione todos os seus questionamentos antes de sair para fazer a postagem das encomendas na unidade.

Quanto mais preparado você estiver, menos tempo levará para despachar os pacotes, não é mesmo?

Dicas úteis durante o coronavírus

  • Muitas agências podem estar operando de portas fechadas, limitando a entrada de clientes. Nestes casos, a orientação é chegar até a unidade com tudo pronto para fazer a postagem o mais rápido e com o menor contato possível. 
  • É importante ficar atento também às mudanças de horários, pois algumas unidades estão abrindo mais tarde e fechando mais cedo para poder intensificar a higienização do local.
  • Entenda também que os ajustes de contingência ao coronavírus podem envolver o atendimento ao público em dias alternados. Por isso, vale contatar a transportadora antes de sair para levar os pacotes. Assim você evita se deslocar em um dia em que a unidade não está atendendo.
  • Outra medida adotada durante a pandemia é trabalhar somente com expediente interno. Neste caso, não há atendimento no balcão e a unidade pode trabalhar somente com coleta e entrega de volumes, por exemplo. Se informe sobre o procedimento utilizado no local em que você costuma fazer as suas postagens.
  • Não desista de entrar em contato com a empresa se não tiver sucesso por telefone. Lembre que muitos funcionários podem estar trabalhando remotamente, conforme orientações da OMS. Neste caso, vale investir nos canais digitais de atendimento como e-mail, chat e até mesmo as redes sociais.

6 – Busque alternativas de frete

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Não há como negar que estamos vivendo um momento que requer cautela. As ações para evitar a propagação do coronavírus são essenciais e as mudanças para que isso ocorra são colocadas em prática diariamente.

Com isso, os vendedores precisam estar atentos à busca por alternativas, principalmente, quando o seu meio convencional de enviar os pedidos sofrer algum tipo de restrição.

Porém, quando ainda não se tem um grande volume de vendas fica mais difícil conseguir um contrato com uma transportadora, né? Daí pensar em ter variedade serviços de frete se torna uma realidade ainda mais distante. Você já passou por isso antes?

Bom, de qualquer forma, não há motivo para se preocupar, pois a ajuda pode estar mais perto do que você imagina! Como? Com a utilização de uma solução de frete capaz de ampliar suas opções de entrega.

Uma solução de frete é uma plataforma reúne várias transportadoras oferecendo serviços de entrega distintos, mas no mesmo lugar. 

A proposta é exatamente diversificar a quantidade e até mesmo a qualidade de opções de frete acessíveis através da tecnologia

Mas como isso acontece na prática? Acredite, pode ser mais simples do que você pensa!

Em uma plataforma de gestão de fretes é possível fazer cotações de entregas simultaneamente com várias transportadoras. Após escolher a melhor opção para cada necessidade, basta gerar o frete online diretamente no site.

Então, se você está enfrentando algum tipo de dificuldade para enviar seus pedidos, vale a pena conferir as vantagens de uma solução de frete.

7 – Negocie condições melhores de frete

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Assim como o frete grátis no seu negócio precisa ser repensado neste momento, esta também pode ser uma boa hora para analisar o custo da logística como um todo.

Já imaginou encontrar uma forma mais econômica de enviar os pedidos e repassar isso para os clientes exatamente quando eles mais precisam? 

Este pode ser outro meio do seu e-commerce auxiliar as pessoas neste período delicado, sabia?

Nós acreditamos que isso representa um ótimo exercício de empatia! Sem falar que você pode ganhar um diferencial competitivo para o futuro ao oferecer uma experiência de entrega melhor. 😊

Para quem já possui um contrato com uma transportadora, pode ser interessante conversar com a empresa para verificar se há como otimizar custos e serviços

Ou seja, estamos atravessando um período complexo em que a logística é ainda mais relevante para a sociedade. Isso também justifica avaliar se o seu contrato pode ser ajustado para oferecer um serviço ainda mais satisfatório, não é mesmo?

Para te ajudar nessa hora, separamos três pontos interessantes para basear a sua lista de melhores condições de frete. 

Assim fica mais fácil saber no que focar na hora de negociar com os seus parceiros logísticos. Confira:
Há como ter uma condição de frete mais econômica em todas as regiões e faixas de preço?

Quais opções de entrega expressa estão disponíveis? Elas são contempladas em seu contrato?

Existe a possibilidade de trabalhar com a coleta de pacotes? (muito importante neste momento!). Se já trabalha, qual abatimento no preço é possível para torná-lo mais em conta?

Vamos em frente!

Em um momento de tantas incertezas, uma coisa é certa: com o apoio de cada um de nós, vamos vencer esse desafio juntos! Mas, em primeiro lugar, agradecemos por você ter lido até aqui. 

Reunir essas informações é uma das formas que temos para ajudar os brasileiros a superarem os obstáculos até que a pandemia do coronavírus seja um capítulo de superação em nossa trajetória.

Mais uma última dica

Ainda não feche essa página. Sabemos que foi uma longa leitura, mas ainda temos uma última dica para passar aqui!

Sabe quando falamos das vantagens de se contar com uma solução de fretes? Nós oferecemos as oportunidades que você precisa para diversificar suas alternativas de entregas, principalmente, agora.

Visite a nossa plataforma gratuita de gestão de fretes e veja como nossa calculadora de fretes pode te ajudar a encontrar serviços de entrega com Correios e transportadoras privadas. 

Conheça o Melhor Envio e entenda como tornar sua logística de fretes mais fácil e em conta: para você e para os seus clientes no exato momento em que todos mais precisam!

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