Quer aprender como anunciar no Instagram Ads em 2024 e vender mais? Preparamos um tutorial completo ensinando como usar o Instagram para negócios e o que você precisa fazer para criar campanhas que dão resultado.
Existem duas maneiras de anunciar no Instagram. A forma mais simples é através da função “Turbinar Publicação” no próprio aplicativo. Para estratégias mais avançadas, o ideal é usar o Gerenciador de Anúncios da Meta. Continue lendo e conheça ambos!
Veja o que você vai aprender neste artigo:
- O que é Instagram Ads.
- Como anunciar no Instagram pelo aplicativo.
- Como criar anúncio no Instagram via Gerenciador de Anúncios?
- Os formatos de anúncios permitidos.
- Dicas importantes de como fazer anúncios no Instagram e gerar bons resultados.
Ah! Antes de continuarmos, vamos compartilhar a primeira dica. Sabemos que o frete é um dos principais desafios de quem vende pela internet. Logo, fazer anúncios no Instagram Ads oferecendo descontos no frete ou a entrega gratuita, por exemplo, é uma excelente estratégia para atrair clientes para a sua loja online.
E claro, se você precisar de uma mãozinha para diversificar as opções de frete do seu negócio, conte com o Melhor Envio. Aqui você pode escolher a transportadora que desejar, sem precisar fechar contratos individuais com nenhuma delas.
Agora sim, vamos começar?!
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O que é Instagram Ads?
Para quem não conhece, o Instagram Ads é uma funcionalidade que permite a criação de anúncios pagos ou impulsionamento de publicações, seja dentro da rede social ou através do Gerenciador de Anúncios do Facebook.
A inovação foi liberada em 2013, mas não foi bem recebida pelos usuários da plataforma. Inclusive, o post original em que o Instagram comunicou a nova função está cheio de comentários negativos.
Apesar da repercussão inicial, os anúncios vieram para ficar. Em 2015, o Instagram Ads foi liberado para todas as pessoas e não para de crescer desde então. Tanto que em 2021, o Facebook e Instagram Ads tiveram um faturamento recorde, registrando uma receita de US$ 28,07 bilhões.
Por que investir em anúncios pagos no Instagram Ads?
De acordo com o Semrush, o Instagram é o sétimo site mais visitado no mundo, com um total de 2.9 bilhões de visitas ao mês. Já o aplicativo foi o segundo mais baixado em 2021, ficando atrás apenas do TikTok.
Além disso, cerca de 1.22 bilhões de pessoas acessam a plataforma periodicamente. Diante desses números, podemos perceber que a rede social ainda é um ótimo lugar para quem quer divulgar seus produtos.
Os anúncios do Instagram Ads são exibidos em diversos locais como: stories, feed, reels e na aba explorar. Isso aumenta consideravelmente as chances de você conseguir impactar seu público com algum post patrocinado ou até mesmo encontrar potenciais clientes.
Outro recurso poderoso do Instagram Ads é a possibilidade de fazer uma segmentação mais assertiva do público-alvo. Isso permite que os anúncios apareçam para as pessoas certas e tragam resultados positivos para o seu negócio.
Sem contar o custo-benefício. Afinal, com as estratégias de segmentação corretas é possível ter retorno esperado sem precisar gastar quantias absurdas.
Quanto custa anunciar no Instagram?
Os valores gastos no Instagram Ads podem variar bastante de acordo com o formato do anúncio, tempo de duração da campanha, tipos de lance (leilão, alcance e frequência) e etc. Dessa forma, cada anunciante consegue controlar os custos e definir um orçamento específico para as campanhas do Instagram Ads.
Os custos de publicidade também mudam conforme o modelo de compra escolhido:
- CPA (cost-per-action ou custo por ação): você recebe uma cobrança sempre que algum usuário realizar uma ação. Por exemplo, se uma pessoa clicar no anúncio e instalar o aplicativo da loja, o anunciante será cobrado.
- CPC (cost-per-click ou custo por clique): você precisa realizar o pagamento toda vez que alguém clicar em um anúncio pago, independente de realizar ou não uma outra ação.
- CPL (cost-per-like ou custo por like): é utilizado para rastrear o quanto você vai gastar para que uma pessoa curta a sua página, após clicar no anúncio.
- CPM (cost-per-mille ou custo por mil impressões): nesta opção, você recebe uma cobrança a cada mil visualizações de um anúncio patrocinado.
Aprenda a impulsionar uma publicação no Instagram
O jeito mais fácil de anunciar no Instagram é usar o próprio aplicativo para patrocinar as suas publicações. Tudo o que você precisa é:
- ter uma página no Facebook.
- ter um perfil comercial no Instagram vinculado ao Facebook.
Uma vez que você cumpra os requisitos acima, o processo para impulsionar um post no Instagram Ads é bem simples:
- Procure a publicação que você deseja patrocinar e clique no botão “Turbinar publicação”.
- Na sequência, selecione para onde as pessoas serão direcionadas. Existem três alternativas disponíveis: seu perfil, seu site e suas mensagens diretas.
Para quem vende online, a opção “Mais acessos ao site” costuma ser a mais adequada, pois a intenção é direcionar as pessoas para um site específico, que pode ser a sua loja virtual.
É claro que isso vai depender do seu objetivo. Por exemplo, se você pretende ganhar seguidores, pode ser interessante direcionar os usuários para o seu perfil. Neste caso, o ideal seria escolher “Mais visitas ao perfil”, para estimular as pessoas a curtirem a página.
- Depois é hora de decidir quem vai receber seu anúncio do Instagram Ads. Você pode escolher entre criar o seu próprio público ou deixar o Instagram fazer isso de forma automática.
Dica: quando você optar por personalizar seu público-alvo, as configurações ficam salvas e podem ser usadas em anúncios futuros.
- O próximo passo é definir o orçamento e duração do seu anúncio. Feito isso, é só clicar em “Avançar”. Ressaltando que quanto mais dinheiro você investir, mais pessoas vai alcançar.
- Por último, o Instagram Ads vai mostrar uma tela com o resumo da promoção. Você até consegue visualizar como o anúncio vai ficar selecionando a opção “Ver prévia do anúncio”. Verifique se não tem nada errado e clique em “Turbinar publicação” para impulsionar seu post. Se o anúncio estiver de acordo com as diretrizes do Facebook, logo ele estará disponível.
Atenção: se você ainda não tiver uma forma de pagamento definida, clique em “Pagamento” (como mostrado na imagem acima) ou acesse Perfil>Configurações>Pagamentos>Pagamentos de anúncios e adicione um método de sua preferência. Até o momento, são aceitos cartão de crédito ou débito, PayPal, boleto, PIX e Mercado Pago.
Como fazer anúncio no Gerenciador de Anúncios da Meta
Como vimos, é relativamente simples impulsionar uma publicação pelo aplicativo do Instagram Ads. No entanto, essa opção possui recursos mais limitados.
Quem quer ter uma experiência mais completa precisa usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook. Este é considerado o jeito mais avançado de anunciar no Instagram Ads.
Como o Gerenciador de Anúncios oferece muitas opções para a criação de promoções e campanhas, ele acaba parecendo mais complexo à primeira vista. Entretanto, depois que você entende como a ferramenta funciona, fica bem mais simples de usar.
Para criar anúncios pagos no Instagram Ads, usando o Gerenciador de Anúncios, você precisa:
- ter uma página no Facebook.
- ter um perfil comercial no Instagram.
- acessar o Gerenciador de Anúncios ou criar uma conta, se você ainda não tiver uma.
- adicionar seu perfil do Instagram na ferramenta.
Passo 1: Acessar o Gerenciador de Anúncios
No Gerenciador de Anúncios você consegue criar, acompanhar e mensurar promoções pagas tanto no Instagram quanto no Facebook.
A primeira coisa que você precisa fazer ao entrar na ferramenta é selecionar o menu “Campanhas” e clicar em “Criar” para começar sua promoção.
Passo 2: Definir o objetivo de marketing da campanha
O próximo passo, é definir o objetivo de marketing da sua campanha. Como você pode ver na imagem abaixo, eles estão divididos nas categorias de “Reconhecimento”, “Consideração” e “Conversão” — os três estágios do funil de vendas.
Existem diversos objetivos disponíveis e você pode escolher o que estiver de acordo com a intenção de cada campanha. Após escolher a opção desejada, clique em “Continuar”.
Definido o objetivo de marketing, selecione um nome para a sua campanha e clique em “Avançar”. Também é possível definir um teste A/B. Porém se você ainda está aprendendo a mexer no Gerenciador de Anúncios, nós não recomendamos deixar essa opção marcada.
Outra ferramenta interessante é a “Otimização do orçamento da campanha”. Se optar por deixar ela marcada, o Gerenciador vai distribuir o seu investimento a fim de melhorar os resultados da campanha.
Passo 3: Criar conjuntos de anúncios para o Instagram Ads
Nesta etapa, você deve criar outro nome para o seu “Conjunto de Anúncios”.
Certifique-se de usar nomes que facilitem a sua organização dentro da plataforma. Isso vai ajudar quando você precisar fazer a gestão de várias campanhas ao mesmo tempo.
Como escolhemos o objetivo “Tráfego”, é necessário escolher para onde queremos direcionar nosso público: site, aplicativo, Messenger, WhatsApp e Ligações.
Se preferir, ative o botão “Criativos dinâmicos”, dessa forma o Gerenciador de Anúncios vai gerar combinações automáticas para o seu público-alvo. Fica a seu critério utilizar ou não essas funcionalidades.
Passo 4: Estabelecer orçamento e programação da campanha
Esse é o momento de definir quanto você vai gastar na sua campanha e por quanto tempo ela vai ficar no ar.
No menu “Orçamento programação”, você pode escolher quanto gastar por dia (orçamento diário) ou quanto quer gastar durante toda a campanha (orçamento total).
Tenha em mente o seguinte: quanto mais você investir, mais pessoas será capaz de alcançar. E vice-versa.
Uma vez definido o orçamento, é hora de decidir a data de início e de término da sua campanha.
Clicando em “Mostrar mais opções” você vai ver o menu “Programação de Anúncios”. É possível veicular anúncios o tempo inteiro (24h por dia) ou selecionar horários específicos para fazer isso, algo que pode ser interessante se você conhece bem o comportamento do seu público na internet.
Fique de olho: você precisa configurar uma forma de pagamento antes de dar o pontapé inicial na sua campanha. Para fazer isso, basta clicar na engrenagem (canto inferior esquerdo) e selecionar a opção “Abrir configurações de pagamento” e, em seguida, “Adicionar forma de pagamento”.
Passo 5: Escolher o público-alvo dos anúncios do Instagram Ads
Um dos grandes diferenciais do Gerenciador de Anúncios é a segmentação do público. Você vai perceber que é possível usar uma série de filtros para especificar quem vai receber os seus anúncios.
Outra coisa bastante útil é que você pode salvar os seus públicos (repare na aba “Usar público salvo”) e utilizá-los em campanhas futuras. Esse recurso te ajuda a poupar bastante tempo.
Informações básicas para compor o seu público:
- Localização: use para definir quais regiões você quer atingir com o seu anúncio.
- Idade: defina a idade das pessoas que vão ver o seu anúncio do Instagram Ads.
- Gênero: defina o gênero das pessoas que vão ver a sua promoção.
- Idiomas: insira um idioma se quiser mostrar seu anúncio para pessoas que falam uma língua que é incomum na sua localização. Caso isso não se aplique ao seu caso, deixe em branco.
- Direcionamento detalhado: permite expandir o público-alvo para que o seu anúncio atinja pessoas com interesses e comportamentos específicos.
Também é possível excluir pessoas do seu público-alvo para otimizar o seu orçamento, mostrando o anúncio apenas para quem possa ter interesse no seu produto.
Mas tome cuidado, pois detalhar demais o seu público pode fazer com que ele fique muito restrito e isso prejudica a performance da sua campanha. Da mesma forma, definir um público muito amplo tende a ser pouco eficaz.
O Gerenciador de Anúncios avisa quando esse tipo de coisa acontece, basta ficar de olho na barra lateral, localizada no lado direito da tela.
- Conexões: você consegue inserir ou excluir pessoas que tenham algum tipo de conexão com a sua página, aplicativo ou evento. Por exemplo, é possível exibir anúncios no Instagram para pessoas que já curtiram sua página no Facebook, ou deixá-las de fora. Vai depender da sua estratégia.
Passo 6: Posicionar os seus anúncios
O Gerenciador de Anúncios permite que você exiba as suas promoções em diversos lugares: Facebook, Instagram, Audience Network e até no Messenger.
Com a opção “Posicionamentos automáticos” o próprio sistema interno do Facebook vai veicular o seu anúncio em diferentes plataformas, considerando aquelas que possam ter um desempenho melhor. Mas talvez você não queira fazer isso.
Se desejar restringir a exibição dos seus anúncios a determinados lugares, selecione “Posicionamentos manuais” e desmarque as caixinhas correspondentes aos locais nos quais você não deseja anunciar.
Como deixamos apenas a caixinha do Instagram marcada, basta rolar a página para selecionar os locais específicos onde você quer que o anúncio apareça. Caso contrário, as promoções serão veiculadas no feed, na aba explorar, no Instagram Shopping, stories e reels. Por fim, clique em “Avançar”.
Outro recurso interessante da aba “Posicionamentos” é o de filtrar para quais sistemas operacionais (Android e iOS) o seu anúncio será exibido.
Isso pode servir para algumas situações muito específicas. Se você vende acessórios para iPhones, talvez faça sentido mostrar o anúncio apenas para quem possui dispositivos iOS.
Mas fazer isso pode ser arriscado: e se alguém usando Android estiver procurando um acessório de iPhone para presentear um(a) amigo(a)? Vale pensar cuidadosamente sobre o assunto.
Você também pode definir que apenas quem estiver com o Wi-Fi ativo receberá o seu anúncio. Isso pode ser útil se o anúncio for um vídeo, por exemplo, pois esse tipo de conteúdo demora a carregar (ou nem carrega) quando o usuário está acessando a internet pelas redes móveis.
Passo 7: escolher o formato do anúncio
Essa é (na nossa opinião) a parte mais legal de criar anúncios para o Instagram Ads. É aqui que você libera a sua criatividade, podendo usar diferentes formatos para atrair o seu público:
- Carrossel (sequência de imagens ou vídeos).
- Imagem ou vídeo único.
- Coleção (grupo de itens que aparecem em tela cheia).
Para continuar esse tutorial, escolhemos a opção “Imagem ou vídeo único”, pois é uma das mais utilizadas por quem anuncia no Instagram Ads. Depois de escolher o formato desejado, você precisa inserir os demais elementos que compõe o anúncio, que são:
Criativo do anúncio
Os criativos podem ser imagens, vídeos, áudios, gifs, textos e outros formatos de mídia. Preste atenção na qualidade e no tamanho dos arquivos utilizados. Ultrapassar as dimensões especificadas pelo Facebook pode causar a exibição incorreta dos anúncios. Mas não se preocupe, falaremos mais sobre isso logo adiante, continue lendo e confira!
Outra informação importante é que, apesar de o Facebook ter encerrado a regra sobre o limite de caracteres, a rede social continua recomendando que os anunciantes utilizem apenas 20% de texto na imagem.
Texto principal, título e descrição
Aposte em títulos, textos e descrições criativas que sejam capazes de complementar a sua campanha.
Destino
Escolha entre “Site” ou “Evento do Facebook”. Se optar pela opção “Site”, insira a URL de destino. Você pode “Criar um parâmetro de URL” para cada anúncio, o que permite acompanhar possíveis conversões que o anúncio venha a gerar e quantas pessoas chegaram ao seu site através daquele link específico.
Chamada para ação (CTA)
Os botões Call to Action (chamada para ação), estão presentes em todos os formatos de anúncio do Instagram Ads ou Facebook Ads. A rede social tem algumas opções de chamadas para ação. São expressões como “Comprar agora”, “Cadastre-se”, “Fale conosco”, “Saiba mais”e várias outras. Nessa etapa, certifique-se de escolher um CTA adequado ao conteúdo do anúncio.
Leia também: “Gatilhos mentais para vender no e-commerce”.
No lado direito você consegue ver uma prévia do anúncio, confira se está tudo certo e clique em “Publicar”. O Facebook vai analisar a publicação, se ela cumprir as diretrizes da plataforma a campanha entra no ar.
Diretrizes de imagens, vídeos e legendas
As imagens, vídeos e textos compartilhados no Facebook ou no Instagram Ads precisam seguir algumas diretrizes já estabelecidas pela plataforma.
Você provavelmente já deve ter se deparado com essas limitações. Quem nunca tentou publicar uma foto que saiu cortada ou inseriu muito texto na legenda, não é?
Só que esses “erros” (perdoáveis nos perfis pessoais) não caem bem em anúncios de empresas.
Para evitar que você tenha problemas com isso, reunimos algumas boas práticas que você deve adotar na hora de inserir imagens, vídeos e textos nos seus anúncios. Confira:
Imagens
Resoluções e formatos
- Formato quadrado: resolução mínima de 600 x 500 e máxima de 1936 x 1936
- Paisagem: resolução mínima de 600 x 315 e máxima de 1936 x 1936
- Vertical: resolução máxima de 600 x 750 e máxima de 1936 x 1936
Texto nas imagens
Facebook e Instagram Ads preferem que os anúncios contenham no máximo 20% de texto na imagem. É considerado texto da imagem tudo aquilo que está escrito na arte do seu anúncio — inclusive o logotipo da empresa.
Vídeos
- O tamanho máximo do arquivo de vídeo é de até 4 GB.
- Os vídeos para anúncios no feed podem ter até 120 segundos.
- O ideal é que seus vídeos tenham menos de 15 segundos e sejam legendados (a plataforma pode gerar legendas automáticas ou você envia um arquivo separado com as legendas).
Legenda da publicação
- Os textos das legendas de anúncios no Instagram podem ter comprimento de até 2.200 caracteres.
- Não insira links na legenda, o espaço correto para isso é o campo “URL do site”.
Importante: até a publicação deste artigo, esses são os formatos e diretrizes que você pode usar para anunciar no Instagram Ads. Para ficar por dentro das novidades, acesse o Guia de Anúncios do Facebook.
Use o Pixel do Facebook para tornar seus anúncios mais eficazes
Agora que você já sabe como fazer um anúncio no Instagram Ads, queremos falar sobre um recurso que pode aumentar bastante a eficácia das suas campanhas publicitárias. É o Pixel do Facebook.
O pixel é um código que você cola dentro da estrutura do seu site. A função dele é monitorar as ações executadas pelos visitantes.
Funciona mais ou menos assim: cada pessoa que acessa o seu site é “carimbada” pelo pixel. Com isso, você consegue saber quais foram as ações dela enquanto navegava.
É possível saber se o visitante adicionou um produto ao carrinho e não comprou, por exemplo.
Você pode usar os dados coletados pelo pixel para criar campanhas direcionadas especificamente para quem esteve em alguma página no seu site.
Com certeza você já foi impactado pelo pixel do Facebook em algum momento. Sabe quando você abandona um produto no carrinho de uma loja virtual e, de repente, ele começa a aparecer para você no Facebook e no Instagram?
Isso acontece porque o lojista instalou o pixel no código do site da loja e está usando os dados coletados para gerar anúncios mais eficazes!
Aproveite e confira como instalar o pixel do Facebook no seu site!
Dicas importantes de como fazer anúncios no Instagram e gerar bons resultados
O Instagram surgiu como uma rede social baseada em imagens. Entretanto, nos últimos anos a plataforma começou a focar em vídeos. Inclusive, a empresa admitiu que pretende priorizar esse formato para competir com o TiKTok. Ou seja, possivelmente teremos mudanças em breve.
Mas até o momento, tirar boas fotos e produzir vídeos que prendam a atenção das pessoas ainda é uma dica essencial para quem deseja vender pela rede social.
Também é importante manter a constância nas publicações, só assim você será capaz de estabelecer um vínculo com seu público. E sim, para alcançar um bom desempenho no Instagram Ads, não foque apenas em anúncios pagos, isso pode saturar os usuários. Se você tem uma loja de roupas, faça postagens orgânicas com dicas como “tendências para o inverno”, “cores em alta em 2024” e etc.
👋 Agora que você já sabe como criar anúncios no Instagram em 2024, confira 12 ideias de conteúdos para postar na rede social.
Outra dica valiosa é aproveitar os recursos do Instagram Shopping. Um dos mais interessantes é a sacolinha de compras. Você pode usá-la nos anúncios para informar o preço e acrescentar uma mini descrição do produto. Lembre-se de adotar CTAs criativas e adicionar a URL com itens da loja virtual para aumentar as chances de conversão.
Para saber como configurar sua loja no Instagram Shopping, assista o vídeo abaixo:
As hashtags são outras aliadas para o sucesso das campanhas pagas no Instagram Ads, afinal, muita gente pode descobrir a sua loja virtual por meio delas. O ideal é utilizar hashtags curtas e simples.
Por exemplo, para promover o lançamento de uma edição de produtos em parceria com a Capricho, algumas lojas da Cacau Show usaram a #cacaushowcapricho nas publicações. Já para divulgar uma promoção específica de uma linha de chocolates a empresa adotou a #FestivalDeBytes nas campanhas.
E para fechar, preparamos um vídeo muito especial, disponível no nosso canal do YouTube, mostrando como conquistar mais clientes pelo Instagram. Aperte o play e confira:
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