Como a embalagem do seu e-commerce pode ajudar a fidelizar o cliente

A forma como os produtos do seu e-commerce chegam até o consumidor conta mais do que você imagina! Quer saber como? Leia esse post!

O mercado do e-commerce está aquecido e a concorrência que faz parte dele também. Por isso, toda estratégia que possa destacar o seu negócio dos demais deve ser levada em conta — e a embalagem para e-commerce é certamente uma delas!

Mais do que produzir uma embalagem bonita, atrativa e apropriada, é importante conhecer os seus clientes e como agradá-los, com o intuito de criar um laço entre seu negócio e eles.

Sendo assim, como encantar seu público no momento da entrega e como tornar esse momento digno de compartilhamento e indicações?

Neste post, você vai descobrir como a embalagem do seu e-commerce pode te ajudar a fidelizar seu cliente!

Por dentro das estratégias usadas no e-commerce

Pela introdução, você já deve ter percebido que a embalagem é muito mais do que um item de proteção ou recurso estético para agregar valor à sua marca. Ela pode ser a ponte entre um simples comprador e um cliente fidelizado.

Na verdade, existem tantas formas de você embalar o seu produto para melhor protegê-lo e, ao mesmo tempo, desenvolver um visual atrativo, que é essencial que você conheça as várias possibilidades antes de decidir como fará isso. Então, aqui vai algumas dicas:

Segurança

É importante pensar na segurança da sua embalagem em caso de produtos frágeis. Entregar algo danificado ao cliente fará com que este fique insatisfeito (você certamente não quer que isso aconteça). Sem falar que você pode sair no prejuízo pelo custo de logística reversa.

Pense em pacotes que se adequam ao seu produto, deixando-o seguro e intacto. Desse modo, seu cliente, ao ver a preocupação de sua empresa com o sucesso da compra e entrega, lembrará da sua loja quando precisar comprar itens que seu e-commerce vende, concretizando a fidelização.

Beleza e personalização

Embalagens bonitas e criativas certamente influenciam o cliente. Personalizar sua embalagem deve ser parte de sua estratégia de marketing. Uma embalagem interessante e com a cara da sua marca vai cativar o seu cliente. Mas, além de simplesmente agradar os olhos no momento de abrir a entrega e acessar o produto, foque em uma embalagem que remete à sua marca, seja na forma ou até na cor.

A fidelização do seu cliente pode ocorrer quando ele procurar novamente por produtos que você vende. E por isso, pense logo na sua loja, por causa da boa experiência que obteve na última compra quando a embalagem, além de segura, demonstrava como sua empresa se importa com seus clientes.

Existem aquelas pessoas que guardam embalagens como itens colecionáveis, ou que postam fotos delas nas redes sociais. Por isso, se preocupe em deixar claro de onde veio aquela encomenda, que não foi de qualquer e-commerce, e sim, da sua loja virtual.

Discrição

Está é um dica específica para lojas virtuais como sexshop, uma vez que, é de extrema importância que esta embalagem seja discreta e segura, e não deve revelar a origem ou o conteúdo do pacote. Desta forma, mesmo que a entrega seja recebida por outra pessoa senão o comprador, não será causado nenhum tipo de constrangimento ou desconforto a ninguém, pois é um pacote aparentemente como qualquer outro.

Pense bem no nome do remetente que aparecerá na embalagem do produto, para que não revele a origem de uma sexshop. E os conceitos de privacidade e discrição devem se desdobrar em outras direções, como a fatura de cobrança da compra.

Aparecendo nas redes sociais

É nas mídias sociais que você tem grande chance de atrair pessoas para a sua loja virtual. Atualmente, elas são ambientes propícios para os negócios e que atingem praticamente todas as camadas e faixas etárias da população.

Quem nunca, ao encomendar um produto pela internet, ficou ansioso com a chegada do item em casa e até mesmo postou uma foto da embalagem nas redes sociais ao receber a mercadoria? Quem nunca fez um Story no Instagram abrindo aquele tão esperado produto?

Sabendo disso, você pode começar a pensar em como personalizar sua embalagem e deixá-la com a cara da sua marca que será facilmente lembrada pelo cliente e outras pessoas que o acompanham online.

Com uma embalagem bem feita e personalizada, o desejo em compartilhar sua marca será maior!

Bons produtos geram bons comentários, tanto dentro quanto fora do ambiente online; mais comentários positivos trazem mais consumidores. 

Leia mais em: Seus clientes podem se tornar fiéis à sua loja

Surpresas!

Investir em boas surpresas dentro de sua embalagem pode deixar uma ótima impressão para o seu comprador. A prática de oferecer cupons depois de uma venda já é muito usada, pois o cliente pode se sentir tentado a comprar o outro produto. 

Por isso, além dessa estratégia, pratique enviar brindes junto do produto comprado. Por exemplo, se você tem uma loja de perfumaria, por que não enviar algumas amostras dentro da embalagem? Ou uma versão menor de algum outro produto disponível em seu site.

Surpresas positivas sempre serão bem-vindas, por isso, busque maneiras de superar as expectativas dos consumidores. A ansiedade pela espera do produto pode ser recompensada com o envio de ofertas ou descontos exclusivos

O cliente adora sentir que está levando alguma vantagem em uma compra, e os descontos podem ser uma ótima alternativa para isso.

Os cupons, brindes e descontos também podem ser uma forma de presentear os clientes aniversariantes, de lembrar aqueles que compraram apenas uma vez na sua loja ou até mesmo fazer com que o consumidor que abandonou o carrinho de compras decida por finalizá-la com o benefício do desconto. 

Isso fará com que o cliente não te esqueça e compre novamente com você, e é assim que a fidelização acontece.

Extra: entregue antes da hora

Outra sugestão interessante que temos para hoje é entregar suas encomendas antes do prazo previsto. Esta estratégia também é uma boa maneira de fidelizar um cliente.

Produtos que chegam rápido, antes do tempo esperado, marcam a memória do comprador! Assim, invista em cálculos exatos de tempo de entrega, contrate fornecedores de confiança e transforme-os em parceiros, isso traz muitos benefícios, como a agilidade de entrega.

Neste post, você aprendeu a importância da embalagem para o seu e-commerce e como utilizá-la para fidelizar seus clientes.

Retomando o texto, é importante relembrar que uma embalagem não deve ser pensada sendo apenas uma caixa bonita e a proteção da encomenda. Esse fator é essencial, mas para a fidelização também! Sendo fundamental para o marketing na hora do envio e eventuais compras, além de tudo.

Por fim, ela será a cara da sua marca, consequentemente tornando a sua loja virtual um objeto de desejo e reincidência de compra pelos seus clientes!

Espero ter ajudado você a solucionar suas dúvidas! Gostou do post? Deixe um comentário!

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