Black Friday: Google cria site para ajudar vendedores a lucrar mais

Portal exclusivo da gigante da internet oferece conhecimento de especialistas da própria companhia em materiais exclusivos focados na Black Friday 

Muito além de um buscador, o Google se destaca cada vez mais como verdadeira caixa de ferramentas. Depois de trazer dados relevantes para subsidiar as estratégias do comércio para a Black Friday – como os insights do levantamento da Provokers encomendados em anos anteriores – o Google surpreende ainda mais em 2019.

Desta vez, a gigante da internet criou um site exclusivo para ajudar empreendedores a ampliarem os lucros durante o evento que abre a temporada de vendas de final de ano

Feito com o conhecimento de especialistas da própria empresa, o portal serve como uma canal que compartilha o expertise desses profissionais em uma série de artigos, checklists e até treinamentos.

A novidade demonstra como a companhia está focada em melhorar processos e a oferta de serviços de inteligência e estratégias de marketing. 

Neste post, você ficará por dentro do que pode encontrar no portal e como tornar essa experiência mais assertiva para acertar em cheio no planejamento da sua campanha de Black Friday!

Aproveite o roteiro que fizemos para você!

Turbine sua Black Friday com o Google

O foco principal do site viabilizado pelo Google é contribuir para os empreendedores alavancarem as vendas ao atraírem o público certo para os seus serviços ou produtos.

Por isso, o site conta com uma aba específica para abrigar as dicas, outra para materiais de suporte e uma terceira com notícias. 

Um fato bacana é que o conteúdo atende pessoas em diferentes estágios e fornece ferramentas para otimizar a configuração de campanhas de anúncios com lances manuais ou automatizados. Confira!

Google oferece portal com material de apoio exclusivo para a temporada Black Friday
Google oferece portal com material de apoio exclusivo para a temporada Black Friday

Entre os materiais de apoio disponíveis estão checklists (conforme iremos detalhar mais adiante) para o seu time se preparar com maior qualidade para a temporada de ofertas. 

Outro diferencial interessante são os bootcamps preparatórios que mostram como fazer ajustes em suas campanhas de anúncios para direcioná-las para a Black Friday.

É sobre esse conteúdo que iremos falar agora!

Bootcamp Preparatório

Para quem nunca ouviu falar na metodologia, bootcamp é uma forma de ensino imersiva direcionada às habilidades mais relevantes de determinada área. 

No caso do bootcamp elaborado pelo Google, as dicas de ação são divididas em dois módulos: o de Campanhas Automatizadas (para quem usa lances automáticos) e o de Campanhas com CPC Manual  (estratégia para quem utiliza lances manuais de custo por clique). 

Treinamento imersivo reúne informações para ajustar campanhas de anúncios com o foco na Black Friday
Treinamento imersivo reúne informações para ajustar campanhas de anúncios com o foco na Black Friday

O interessante é que o material está formatado em PDF, o que facilita o download e a consulta a qualquer momento.Veja o que você pode encontrar em cada uma das duas divisões centrais do bootcamp:

  • Estratégia Pré-data
  • Estratégias de Shopping
  • Estratégias de Search
  • Estratégias de Display
  • Estratégias de Discovery
  • Estratégias de Vídeos
  • Estratégias de O2O

Checklists de como se preparar para a Black Friday

A ideia aqui é lembrar os vendedores de todos os detalhes que não podem ser esquecidos para Black Friday. Assim, os especialistas do Google criaram checklists focados em três plataformas de anúncios.

O primeiro é destinado a usuários do serviço de publicidade da empresa, o Google Ads

O segundo e terceiro apontam para as outras ferramentas de automação de marketing, como o Google Display & Video 360 (DV 360), que fornece insights para trabalhos criativos e lances, e a plataforma de gerenciamento de pesquisa, o Google Search Ads (SA 360).

Checklists podem ser copiados e editados com facilidade pelos usuários 
Checklists podem ser copiados e editados com facilidade pelos usuários

Para quem já está habituado a trabalhar com as ferramentas do Google Suite, que oferece um pacote de documentos, planilhas e apresentações com armazenamento online, essa experiência será ainda mais intuitiva.

Isso porque os checklists são disponibilizados no Planilhas Google e para usá-los basta fazer uma cópia do arquivo e salvá-lo em sua conta do Google Drive.

Veja abaixo o exemplo do checklist para os clientes que fazem campanhas de anúncios com o Google Ads:

Exemplo acima mostra a relação de itens a serem observados na configuração de uma campanha de Google Ads 
Exemplo acima mostra a relação de itens a serem observados na configuração de uma campanha de Google Ads

Entre as configurações gerais apresentadas na lista estão lembretes para a preparação das contas de anúncios como, por exemplo, usar os dados do ano anterior para elaborar o orçamento da nova edição. 

O backup da conta, antes de qualquer atualização na campanha, é outro alerta destacado, juntamente com a relação dos itens de mensuração necessários para a assertividade da ações de marketing com o viés da Black Friday.

Além de elencar boas práticas de estruturação de anúncios, os checklists contém ainda links de artigos como material de suporte às informações da planilha.  Então, se você tiver alguma dúvida, a resposta pode estar dentro do próprio conteúdo através de recursos adicionais.

Como você poderá conferir, tudo foi pensado para proporcionar um conjunto de informações mais completo possível. 

Dicas para vender muito na Black Friday

Na aba “Dicas”, os vendedores podem encontrar diversos artigos focados na efetividade das ações de Black Friday.  Entre os assuntos abordados estão o que levar em consideração nos preparativos para o evento como, por exemplo, atentar para a data de aquecimento da procura. 

Conforme o Google, as buscas para a data devem se acentuar a partir de 28 de outubro, a última segunda-feira do mês. Esteja preparado!

Artigos são outro diferencial do portal exclusivo para ajudar no preparo para a Black Friday
Artigos são outro diferencial do portal exclusivo para ajudar no preparo para a Black Friday

Ainda segundo dados da companhia, 16% das buscas diárias no buscador são novas. O que inviabiliza um anunciante de comprar manualmente as palavras-chave para garantir a total cobertura de novos termos digitados pelos internautas durante as pesquisas.

A dica dos experts do Google, neste caso, é utilizar anúncios dinâmicos no Search Ads 360 para complementar sua estratégia e ser encontrado na rede de pesquisa pelos clientes na Black Friday!

Os anúncios dinâmicos são um recurso do Google para exibir automaticamente anúncios sempre que a busca de um consumidor for identificada como relevante para o site de um e-commerce. Ou seja, vale saber mais sobre o assunto!

Afinal, com o acirramento da concorrência na temporada de vendas da Black Friday, táticas como essa caracterizam diferenciais importantes para destacar o seu negócio!

Continue em busca de informação qualificada

Esperamos que o roteiro que traçamos até aqui tenha sido útil para ajudá-lo a aproveitar da melhor forma possível todo o conteúdo preparado pelos especialistas do Google.

Aproveitamos também para lembrá-lo de acompanhar outros conteúdos aqui no blog Melhor Envio! Com este objetivo, criamos uma newsletter para manter empreendedores como você sempre bem informados sobre as principais tendências do e-commerce.

Inscreva-se abaixo e receba nossos artigos diretamente em seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe um comentário