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Black Friday 2020: tudo o que você precisa saber para vender mais

Gabriela Voigt Por Gabriela Voigt
25 de agosto de 2020
Em Datas especiais
0
Home Datas especiais
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Entenda o cenário atual do e-commerce brasileiro e veja como preparar a sua loja virtual para vender mais na Black Friday 2020

Os acontecimentos do ano de 2020 têm desafiado muitas previsões. O mais notável deles, a pandemia de coronavírus pelo mundo, nos obrigou a mudar os hábitos, transformar a rotina e, em alguns casos, mudar até mesmo de profissão.

Enquanto alguns setores viram a execução de suas atividades se tornar impossível por causa das medidas de contenção da covid-19, outros surgiram como uma alternativa diante da crise. É o caso do e-commerce.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOmm), durante o período de isolamento, o Brasil vem registrando o surgimento de mais de uma nova loja virtual por minuto. Somente nos dois primeiros meses, foram 107 mil.

Podemos dizer que parte desse número se deve ao fato de muitos lojistas estarem migrando seu negócio do offline para o online. Ou seja, diante da impossibilidade de manter suas lojas físicas abertas, se viram obrigados a migrar suas operações para a internet.

Outros ainda, que perderam sua fonte de renda original, viram no e-commerce a saída.Por isso, essa vai ser a primeira Black Friday para muitos! Se esse é o seu caso, não se preocupe!

Black Friday 2020
Imagem: Pixabay

Neste artigo, vamos te ajudar a entender como funciona a maior data para o comércio eletrônico no mundo, que este ano vai ser no dia 27 de novembro.

👉 Aqui você vai encontrar tudo o que você precisa saber para vender mais! Então, boa leitura!

Navegação rápida

  • 1 Black Friday 2020 e o novo comportamento do consumidor
  • 2 9 dicas para vender mais na Black Friday 2020
    • 2.1 1 – Planeje a campanha
    • 2.2 2 – Ofereça os produtos certos
    • 2.3 3 – Prepare o estoque
    • 2.4 4 – Divulgue
    • 2.5 5 – Ofereça descontos reais
    • 2.6 6 – Facilite o pagamento
    • 2.7 7 – Prepare o time de atendimento
    • 2.8 8 – Ofereça uma boa experiência
    • 2.9 9 – Tenha opções de frete
      • 2.9.1 dica Bônus: curadoria do Blog Melhor Envio, às suas ordens!
  • 3 Como o Melhor Envio pode ajudar o seu e-commerce na Black Friday 2020
        • 3.0.0.1 Gabriela Voigt

Black Friday 2020 e o novo comportamento do consumidor

A necessidade de isolamento social causada pela pandemia de coronavírus resultou em uma grande mudança no comportamento do consumidor. E para vender na Black Friday, você deve estar atento a ela!

Com o fechamento das lojas físicas, mais pessoas passaram a recorrer à internet para garantir os produtos do dia a dia.Mas o que buscam esses consumidores? ? Confira no vídeo a seguir, 5 tendências de consumo criadas pelo coronavírus. Elas podem te ajudar a entender os seus clientes:

Agora que você já está alerta para o novo cenário que estamos vivendo no e-commerce, vamos ver algumas dicas para colocar em prática o plano de alavancar as suas vendas na Black Friday 2020?

9 dicas para vender mais na Black Friday 2020

1 – Planeje a campanha

Especialistas em e-commerce afirmam que o ideal é que grandes campanhas, como a Black Friday 2020, sejam planejadas com ao menos 3 meses de antecedência. Então, não perca tempo!

Você pode começar fazendo uma análise da concorrência. Como você viu, o número de novas lojas virtuais no Brasil só cresce, logo, a concorrência também é maior.

Por isso, identifique quem são os seus principais concorrentes e analise o valor dos produtos deles. Isso é importante para que você não ofereça preços desproporcionais ao mercado (aliás, falaremos mais sobre isso em seguida! ?).

Avalie também o valor do frete e o prazo de entrega que os seus concorrentes oferecem. Além do preço, estes são fatores muito levados em consideração pelos consumidores na hora de realizar uma compra.

Lembre ainda que a Black Friday é uma temporada de vendas que inclui também a Cyber Monday! Já ouviu falar nela?

A Cyber Monday, como o nome diz, trata-se de uma segunda-feira, porém não uma segunda comum. Esta é exatamente a que vem logo após à sexta-feira que marca o ápice da Black Friday. E se destaca como uma ótima oportunidade para lojistas virtuais! Veja como clicando ? neste link!

2 – Ofereça os produtos certos

Uma prática bastante comum entre os lojistas, é aproveitar a data para tentar desencalhar aquele produto que está há tempos parado no estoque.

Esta até pode ser uma boa estratégia! Oferecendo um preço interessante, ele pode se tornar atraente para os seus clientes.

Porém, o ideal é que você não baseie a sua campanha apenas nisso!

clientes felizes com os descontos da Black Friday 2020
Imagem: Pixabay

Como dissemos antes neste artigo, o isolamento social gerou novas necessidades que ocasionaram um novo comportamento no consumidor. E você deve estar atento a isso na hora em que for selecionar os produtos para a Black Friday 2020.

Entenda o que o seu cliente considera importante agora e ofereça isso a ele!

👉 Para te ajudar, confira este outro artigo: Quais setores estão em alta com a crise do coronavírus.

Mesclando as duas estratégias, você pode usar o produto mais procurado no momento para atrair o cliente para a sua loja virtual. Chegando lá, ao se deparar com um preço atraente, ele pode decidir levar também aquele produto que você não estava conseguindo vender.

Resultado: todos saem felizes, não é mesmo?! ?

3 – Prepare o estoque

Saiba como gerenciar seu estoque para a Black Friday

Você está entrando na Black Friday 2020 para aumentar o volume de vendas do seu e-commerce, certo?! Então é fundamental que o seu negócio esteja preparado para isso!

Nós sabemos que o diferencial da Black Friday são os grandes descontos ofertados, mas sabemos também que é pouco viável fazer isso com todos os produtos da sua loja virtual.

Por isso, uma boa dica para lidar com o seu estoque é apostar na quantidade e abandonar a variedade.

O que isso quer dizer? Simples! Em vez de oferecer uma grande variedade de produtos nas suas promoções, ofereça menos produtos e tenha eles em maior quantidade no seu estoque.

Dessa forma, a chance de errar e acabar com produtos encalhados tende a ser menor.

Aí, para saber qual o produto certo para investir, leve em consideração a dica anterior, está bem?!

👉 Se você quiser saber mais sobre o assunto não deixe de ler também: Saiba como gerenciar o seu estoque para a maior data do ano!

4 – Divulgue

De nada adianta todo o planejamento e grandes ofertas, se os possíveis consumidores não ficarem sabendo de tudo, não é mesmo?!

Por isso, invista em divulgação! ?

Você pode começar analisando a sua base de clientes. Isso porque especialistas afirmam que uma das melhores apostas é planejar ações de remarketing. Ou seja, vender para quem já é cliente é mais fácil e barato.

Para chegar a essas pessoas, você pode organizar um calendário e enviar periodicamente e-mails ou mensagens no Whatsapp informando que a sua loja virtual vai participar da Black Friday 2020, quais serão os descontos e um lembrete bastante atrativo no dia da promoção.

Inclusive, nestas mensagens, você pode fazer uso de técnicas de persuasão para vender mais, os chamados “gatilhos mentais”.

Também é um bom momento para promover engajamento nas suas redes sociais. O Facebook e o Instagram podem ser ótimas ferramentas para quem vende online.

📍 Aproveite e confira este artigo com 5 dicas para usar as redes sociais e vender mais!

Além disso… Comece a divulgar conteúdo sobre a data com 20 dias de antecedência. Assim, os consumidores terão tempo para se planejar para as compras!

E para te ajudar ainda mais nessa hora, separamos aqui um conteúdo que mostra dicas imperdíveis para turbinar a sua divulgação. Sabe aquele guia com o passo a passo que facilita muito a sua vida? É disso que estamos falando. Dá uma olhada!

promova o engajamento nas redes sociais durante a Black Friday 2020
Imagem: Rawpixel

📍 12 ideias de conteúdos para postar no Instagram: dados, ferramentas e dicas para aproveitar a rede social de forma estratégica

5 – Ofereça descontos reais

Infelizmente, aqui no Brasil, a Black Friday tem uma imagem bastante ruim! Você já deve ter escutado o nome “Black Fraude”, não é?!

Pois então, nada de subir o preço antes para abaixar no dia, hein?! ? Essa foi uma prática comum em edições anteriores da campanha por aqui, mas os clientes estão cada vez mais atentos.

Tanto que surgiram ferramentas como o selo “Black Friday Legal” e o site de preparação do Buscapé. Esses recursos permitem que o consumidor monitore os preços nos últimos meses e identifique os descontos reais nos produtos.

Então, para evitar as más práticas, ofereça descontos com os quais o seu negócio possa cumprir. Para isso, negocie com fornecedores, calcule os preços dos seus produtos corretamente e ofereça descontos atrativos.

Descontos de 5% e 10% não são considerados interessantes para a Black Friday 2020, ok?!

Mas lembre que é preciso fazer as contas e incluir no seu planejamento! Oferecer descontos não planejados pode deixar o seu negócio no prejuízo. Enquanto promoções enganosas vão acabar com a imagem da sua loja virtual.

6 – Facilite o pagamento

Se você ampliar e facilitar os meios de pagamento no seu e-commerce, você certamente vai vender mais!

Se o seu e-commerce só aceita cartões de crédito para finalizar as transações, pode ser a hora de diversificar. Que tal incluir outros formatos, como o pagamento via boleto bancário ou ainda a possibilidade de usar dois cartões?

Mas lembre de garantir a capacidade técnica da plataforma onde está a sua loja virtual antes de prometer isso aos seus clientes.

Esses novos meios de pagamento não precisam ser mantidos durante todo o ano, podem ser exclusivos para a Black Friday 2020. Portanto, isso vai depender da sua avaliação!

Além da diversidade na forma de pagamento, também é fundamental que os seus clientes se sintam seguros para comprar e inserir dados pessoais na sua loja. Os certificados de segurança garantem isso.

7 – Prepare o time de atendimento

Provavelmente, no dia da Black Friday, a demanda por atendimento vai ser muito grande. E assim esperamos, não é mesmo? ?

Então, prepare a sua equipe para oferecer todo o suporte necessário para os seus clientes, de forma ágil e eficiente.

Uma boa medida é oferecer um treinamento especializado para as pessoas encarregadas pelo contato com o cliente. E uma dica é manter o time alerta também nos dias seguintes à data, como o sábado e o domingo, porque o volume de dúvidas, reclamações e pedidos de troca pode ser proporcional ao volume de vendas.

📍 Para mais dicas, confira este artigo em nosso blog: Como preparar o seu e-commerce para atender clientes na Black Friday.

8 – Ofereça uma boa experiência

Lembre sempre que a sua responsabilidade com o cliente não termina quando ele conclui a compra na sua loja virtual, mas continua na entrega e no pós-venda.

Por isso, esteja atento a todas as etapas da jornada do cliente do seu e-commerce. Ofereça o que ele procura com qualidade e preços atrativos, seja honesto e transparente quanto aos descontos da sua loja, garanta um site seguro e de fácil navegação, facilite a forma de pagamento, capriche no atendimento e ofereça tranquilidade na entrega do produto.

Tudo isso vai aumentar a chance de fidelizar esse cliente, mesmo em meio à tanta concorrência. E a dica vale não só para a Black Friday 2020, mas para toda a trajetória do seu negócio.

9 – Tenha opções de frete

Como dissemos antes neste mesmo artigo, além do preço do produto, as condições de entrega são fatores determinantes na decisão de compra do cliente.

Para você ter sucesso na maior temporada de vendas do ano é importante caprichar em todos os detalhes da experiência de compra, não é mesmo? O que torna fundamental você saber direitinho como fazer o planejamento da do envio dos produtos vendidos na liquidação.

📍 Por isso recomendamos que você confira as dicas que trazemos também neste outro artigo que explica como preparar as suas entregas para a Black Friday 2020!

dica Bônus: curadoria do Blog Melhor Envio, às suas ordens!

Sabemos que vender na Black Friday é uma ótima oportunidade, mas também um trabalho bastante árduo. E para isso dar certo, nada melhor do que contar com uma seleção de conteúdos que vão tirar as suas principais dúvidas nas áreas mais importantes do e-commerce, né?

Fizemos essa listinha pensando nisso: em te proporcionar uma curadoria para você não perder tempo procurando as informações que precisa encontrar agora. Então, é só clicar nos links abaixo para saber como turbinar várias estratégias ao mesmo tempo!

📌 Guia de como entregar seus pedidos online

Enviar os artigos que você vende é um desafio? É novo no e-commerce e quer entender tudo que envolve o frete do seu negócio? Então essa é uma leitura obrigatória!

📌 Como enviar encomendas grandes ou em formatos especiais

 O tamanho dos seus pacotes é um problema? Vende produtos maiores e tem dificuldade de vender online por isso? Com essa leitura você vai encontrar as soluções que precisa!

📌Como escolher a melhor embalagem no e-commerce

Já parou para pensar que o modo como você empacota suas encomendas pode afetar o valor do frete? Acertar na escolha da embalagem é mais importante do que se pensa!

📌 Nota fiscal X declaração de conteúdo: fique por dentro!

Entender a diferença e quando usar cada um desses dois documentos é fundamental para qualquer lojista. E você? Entende como isso afeta as suas vendas?

📌 Como colocar saldo na carteira virtual do Melhor Envio

Prepare-se para chegar na Black Friday com saldo disponível na Melhor Carteira, de preferência suficiente para cobrir as expectativas de vendas da data. Isso porque, com a alta demanda, os demais meios de pagamento do Melhor Envio podem demorar mais tempo para autorizar a transação e liberar a etiqueta de frete. Já com a nossa carteira virtual, essa liberação é imediata, agilizando o processo de frete da loja online!

📌 Logística reversa: o que é e para que serve?

Você sabe o que fazer quando a mercadoria precisa retornar para o seu e-commerce? Já precisou receber um produto de volta? Como vai sua política de trocas e devoluções? Veja as respostas para essas e outras perguntas!

📍 Importante: além disso, é interessante que você tenha à disposição diferentes opções de frete para o seu e-commerce. Assim, seu cliente poderá optar entre o melhor preço e prazo de entrega.

E é aí que entra o Melhor Envio!

Como o Melhor Envio pode ajudar o seu e-commerce na Black Friday 2020

Se você ainda não conhece, o Melhor Envio é uma plataforma online para cotação e geração de fretes para o e-commerce.

Utilizando os nossos serviços, você pode comparar as condições oferecidas por diferentes transportadoras e escolher a que melhor atende o seu negócio.

Com a tecnologia do Melhor Envio, é possível integrar com as principais plataformas de e-commerce e oferecer os fretes para os seus clientes diretamente na sua loja.

E você ainda tem acesso a uma série de ferramentas para a gestão do seu frete e pode fazer o rastreamento de encomendas.

Tudo isso sem mensalidade ou limite mínimo de envios. Você só paga pelos fretes que gerar na plataforma.Bom, não é mesmo?! Então acesse o nosso site, se cadastre, e simplifique o frete do seu e-commerce para a Black Friday 2020!

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Gabriela Voigt
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Jornalista e produtora de conteúdo do Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para lojas virtuais de todo o país. Em seus artigos, tem o objetivo de ajudar lojistas a simplificar os desafios de seus negócios.

  • Gabriela Voigt
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    Aproveite as datas comemorativas para o seu nicho
Tags: black fridayblack friday 2020otimização de vendas
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