Black Friday 2019: saiba tudo sobre a temporada de vendas

Confira as principais tendências para a Black Friday 2019 e veja como aproveitar a maior febre de vendas do segundo semestre para lucrar muito!

Quando surgiu em 2010, a Black Friday era uma completa desconhecida pelo público. Nove anos depois, o evento está consolidado e é aguardado tanto pelos vendedores, que anseiam por ampliar seus lucros, como pelos consumidores que aguardam as ofertas quentes da temporada.

Por isso em 2019, a expectativa é superar a edição de 2018 que já foi 23% maior do que a anterior. Conforme uma pesquisa da plataforma de monitoramento de compras Zoom, 66% das pessoas pretendem antecipar os presentes de Natal durante a Black Friday.

O estudo também revela a tendência de 60% do público gastar mais de R$ 1.000,00 no período. Mas você sabe o que esperar da próxima Black Friday?

Para adiantar um pouco do que vem por aí, veja que o potencial da data – marcada este ano para 29 de novembro – contou até com a criação de um site do Google para ajudar os empreendedores a vender de forma mais assertiva.

Estes e outros detalhes, você confere neste post! Então, aproveite e separe o bloco de notas, pois vai valer a pena anotar alguns dos insights que iremos trazer por aqui!

Google investe em site especializado para a Black Friday 2019

Sem dúvidas, a Black Friday 2019 promete! E para dar um empurrão extra na elaboração das estratégias do e-commerce, o Google lançou um site exclusivo para auxiliar os lojistas.

O portal conta com dicas de especialistas da gigante da internet que apontam as melhores práticas para fazer bonito na maior data do segundo semestre. 

Especialistas do Google compartilham expertise para fomentar a Black Friday 2019
Especialistas do Google compartilham expertise para fomentar a Black Friday 2019

Focado em orientações para turbinar as vendas, o site traz conteúdos que explicam estratégias de anúncios e até mesmo campanhas de atração de clientes. Tudo dentro dos parâmetros comprovados dentro do próprio Google.

Entre os materiais disponíveis no site, os empreendedores podem conferir diferentes checklists exclusivos. Veja-os neste link.

Outro destaque é a possibilidade de acessar até um treinamento imersivo, chamado Bootcamp Preparatório, como você pode ver na imagem abaixo.

Bootcamp: modalidade de ensino imersivo foca no aprendizado de habilidades relevantes de um segmento, neste caso, o preparo para a Black Friday
Bootcamp: modalidade de ensino imersivo foca no aprendizado de habilidades relevantes para a Black Friday

Mais que uma data, uma temporada de final de ano

Tão importante quanto fortalecer o seu e-commerce nas redes sociais é inserir sua estratégia de Black Friday no contexto geral em que a data faz parte. Isso porque o potencial de aumento nas vendas do evento funciona em conjunto com outras datas comemorativas como a Cyber Monday (a segunda-feira seguinte à Black Friday) e o Natal.

Atualmente, a Black Friday caracteriza um momento esperado pelo público, inclusive para ele programar quais os artigos irá comprar em cada um dos eventos no final de ano. 

Pelo lado do comércio eletrônico é uma excelente oportunidade para liquidar os estoques. Neste cenário há, inclusive, quem aproveite as promoções de novembro para antecipar os presentes de Natal, conforme falamos no início deste post. 

Sem falar que muitos já planejam as aquisições do período de olho no pagamento do 13º salário. 

Comportamento do consumidor nos últimos anos tem priorizado as promoções da temporada Black Friday
Comportamento do consumidor nos últimos anos tem priorizado as promoções da temporada Black Friday

Dessa forma, o ideal é você organizar as suas ofertas com uma visão do todo e não com eventos promocionais isolados. 

Assim, fica mais fácil apostar em uma campanha segmentada para a temporada de final de ano programada para começar com a Black Friday e ser concluída com o Natal.

Então, o modo mais assertivo de montar o checklist para a reposição do estoque, a criação de ofertas, a disponibilidade de descontos e o preparo para o aumento da demanda de fretes devem estar todos contidos nessa visão macro.

Busca de produtos começa semanas antes do “Dia D”

Conforme a Neoassist, a demanda por atendimento aumenta cerca de 15% nas semanas que antecedem a Black Friday e se torna 21% maior após o evento. 

Sabe por quê? Devido à elevação da busca por produtos para o acompanhamento das promoções. Esta é a razão que motiva as pessoas a pesquisarem os produtos de interesse várias semanas ou até meses antes da Black Friday. 

Fonte: pesquisa Provokers julho/2018
Fonte: pesquisa Provokers julho/2018

Para ter bons resultados na Black Friday 2019, os vendedores devem ficar atentos às fases da jornada de compra e pensar estratégias direcionadas a cada estágio do funil.

Na etapa de consideração, por exemplo, o cliente pode estar à procura tanto de artigos pelos quais se interessa há mais tempo quanto pode encontrar algo que nem imagine que precise. 

Capriche com antecedência no cadastro dos títulos, nas alternativas de imagens e nas descrições dos itens. Lembre-se que a concorrência será acirrada e os consumidores não vão perder tempo com produtos que deixem dúvidas sobre especificações e funcionalidades. 

Entenda melhor no artigo: Por que é tão importante saber cadastrar o produto no e-commerce

Redes sociais também estarão em alta na Black Friday 2019

Conforme a pesquisa Webshoppers 40, da Ebit/Nielsen, as redes sociais concentram o segundo maior potencial de atração de clientes. 

Portanto, sua estratégia para a Black Friday deve incluir o reforço da sua presença digital nos canais mais utilizados pelo público, com destaque para o Facebook. Observe:

Fonte: Webshoppers 40
Fonte:  pesquisa Webshoppers 40

No e-commerce, toda a oportunidade que pode ser transformada em uma vitrine precisa ser aproveitada, por isso as redes sociais são excelentes aliadas nessa hora. 

Sem falar que você precisa estar onde a concorrência está, e acredite, ela está nas redes sociais!

Outro fator importante de canais como o Instagram, por exemplo, é que além de ser mais um lugar para expor promoções é também um ambiente de engajamento

Ou seja, as pessoas comentam, fazem elogios (ou reclamações, por isso é importante ficar atento e respondê-las) e também avaliam as experiências de compra positivas. Sua loja pode usar essa propensão dos clientes para indicar seu e-commerce e, assim, ganhar notoriedade. 

Além disso, se o seu orçamento ainda está um pouco enxuto e não permite investir em mídia paga sempre que você gostaria, esse momento, porém, é uma boa pedida. 

Portanto, programe-se para recorrer a anúncios patrocinados nas redes sociais e coloque ofertas e produtos em evidência para uma quantidade ainda maior de pessoas.

De olho na qualidade das vendas

Os consumidores estão atentos e são implacáveis na hora de avaliar a experiência de compra. Prova disso é que em 2018, de 21 de novembro até o dia oficial do evento, o site Reclame Aqui registrou mais de 5,6 mil queixas de clientes insatisfeitos com a Black Friday. 

As reclamações, entretanto, foram computadas até 31 de janeiro de 2019 e chegaram à marca de 97,2 mil reclamações.

No “Dia D”, as reivindicações mais comuns eram por propaganda enganosa, problemas para concluir a compra e maquiagem de preço. Já no balanço geral, o atraso na entrega assumiu a liderança dos motivos relatados pelos clientes descontentes. 

A dica é utilizar o levantamento a seguir como um indicativo para reforçar, principalmente, a logística da entrega de encomendas. Confira o balanço no quadro abaixo:

Reclamações chegaram à marca de 97 mil na edição da Black Friday 2018
Reclamações chegaram à marca de 97 mil na edição da Black Friday 2018

Engaje o público e converta leads na Black Friday 2019

Empregue esta tática na fase de consideração, ou seja, a etapa da jornada de compra na qual os consumidores sabem que possuem uma necessidade, mas ainda não conhecem o que precisam para solucionar isso.

Uma sugestão é fazer campanhas para atrair esse público com bastante antecedência, pois é possível engajá-lo antes e depois da data. 

Investir em ferramentas de cadastro ajuda a monitorar  o comportamento de navegação do público. Além de, é claro, reforçar sua base para um pós-venda. 

Como a expectativa para a  febre de vendas é grande por parte do público, ele se encontra mais receptivo a se inscrever nos sites de interesse para receber as ofertas em primeira mão. Use isso a seu favor!

Invista em ferramentas de cadastro para captar leads e engajar o público na Black Friday 2019 
Invista em ferramentas de cadastro para captar leads e engajar o público na Black Friday 2019

Aumente suas chances de converter esses leads em clientes com o oferecimento de promoções para engajá-los logo após o cadastro em sua loja. 

Abra novos canais de comunicação e utilize o e-mail marketing para se colocar à disposição. Nessa hora,  solucione eventuais dúvidas enquanto oferece produtos de interesse do consumidor.

Conteúdo relevante para alavancar o seu negócio

Ficou empolgado para colocar em prática a estratégia mais assertiva de Black Friday que o seu e-commerce já teve? Esperamos ter aguçado ainda mais o seu empreendedorismo e incentivado o seu negócio a se destacar nesta temporada de vendas!

Se você curtiu este post, fique ligado no blog Melhor Envio! Além dos conteúdos para solucionar as principais dúvidas sobre o e-commerce, vamos oferecer ainda mais informação relevante para a Black Friday 2019!

Para não correr o risco de perder algum desses posts, inscreva-se em nossa newsletter e garanta a leitura direto no seu e-mail. Até a próxima e boas vendas!

Posts relacionados

Deixe um comentário