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Aproveite o Dia das Mães para fidelizar clientes

Otimize o seu planejamento para o Dia das Mães investindo também na fidelização do seu público a partir desta data comemorativa

 

Em 2018, o Dia das Mães atingiu mais de R$ 2,1 bilhões em vendas e para este ano a expectativa é ainda maior. Por isso, o apelo da data já é um velho conhecido dos vendedores. Principalmente, por estar no mesmo patamar de outros dois gigantes do calendário varejista: a Black Friday e o Natal.

E é graças ao forte potencial  de faturamento que o período se destaca como ideal para traçar estratégias para fidelizar clientes!

Pensando em pegar uma carona neste momento de aquecimento do mercado, nosso objetivo hoje é ajudá-lo a pensar em como atrair as pessoas de volta à sua loja virtual. Continue esta leitura e veja como!

 

Use e abuse do Dia das Mães

 

Você já deve ter percebido que o consumidor está cada vez mais exigente. O que praticamente obriga o e-commerce a oferecer uma experiência de qualidade, do começo ao fim da jornada de compra. Ou seja, é preciso encantar os compradores desde a intenção dele em adquirir o produto até o atendimento das expectativas no pós-venda.

Para tornar isso possível é necessário nutrir um relacionamento com o público, elaborando formas de estreitar laços e estar à disposição dos consumidores.

É exatamente essa busca que demonstra como o Dia das Mães se encaixa como uma luva nesse contexto, pois envolverá um alto fluxo de visitantes em seu site.

Então, o que você está esperando para incluir a fidelização das pessoas que chegarem agora ao seu site em sua estratégia de vendas?

 

Construindo sua reputação

 

A NeoAssist, plataforma de atendimento, e a MindMiners, empresa de pesquisa de mercado digital, mapearam o comportamento do consumidor. O objetivo do estudo era conhecer melhor a importância do atendimento ao cliente para a experiência de compra.

Entre os insights coletados, o levantamento demonstra que a experiência está no topo dos fatores fundamentais para a fidelização. Prova disso, é que as pessoas estariam mais propensas até a pagar mais quando bem atendidas. Confira:

Aproveite o Dia das Mães para fidelizar clientes

 

Fonte: Pesquisa NeoAssist e MindMiners

 

Evite erros no Dia das Mães e no restante do ano

 

Uma das maneiras de evitar as primeiras frustrações do público, e que podem minar seu relacionamento rumo à fidelização, está na atenção que você dá às pessoas.

Portanto, esteja preparado para responder às dúvidas sobre os produtos disponíveis. Esclareça até mesmo as questões mais básicas ou que já foram respondidas em outros comentários junto ao item na página.

Pense na pessoa que ainda está indecisa sobre a escolha do produto. Ela também pode estar se perguntando sobre qual a loja ideal para finalizar a compra. Nessa hora, o mínimo que ela espera para colocar o artigo no carrinho é ter suas dúvidas respondidas.

Desse modo, aproveitamos para deixar um alerta. O cuidado com a atenção vale, inclusive, no pós-venda: os questionamentos também podem aparecer após o fechamento do pedido! Assim, você ainda tem chances de perder essa venda. E o cliente também. Invista em um bom atendimento e conquiste o público.

Lembre-se que o consumidor tem assegurado o direito de arrependimento e pode desistir da compra em até sete dias após a entrega. Esta é uma das razões pelas quais a omissão representa um grande tiro no pé no e-commerce.

Por outro lado, quem se empenha em conferir a devida atenção ao comprador só tem a ganhar, se destacando da concorrência e se tornando confiável.

 

O peso da atenção na jornada de compra

 

Pode não parecer à primeira vista, mas o silêncio do vendedor responde também. Da pior maneira possível! Afinal, quem vai comprar de alguém que sequer se dá ao trabalho de dar detalhes adicionais sobre o produto?

Fica muito difícil confiar em um e-commerce que não demonstra disponibilidade para ouvir e responder seu público. Então, não importa se você descreveu detalhadamente as características na descrição do item.

Se o consumidor solicitar a sua atenção, ele deve ser atendido. Pense neste momento de interação como uma oportunidade, para demonstrar o seu preparo, profissionalismo e seriedade.

Seja atencioso, disponível e simpático para falar com as pessoas que chegam até você. Elas lembrarão disso quando forem fazer uma nova compra e a sua loja estará entre as primeiras opções de pesquisa daquele consumidor bem atendido.

 

A arte de nutrir a lealdade do público

 

Na cabeça do consumidor a lógica é bastante simples: se eu já sou cliente, tenho que ter mais benefícios, ganhar mais, pagando menos. Parece ser uma visão bem simplista, mas que não deixa de ter seu fundo de verdade.

Não basta pensar em promoções gerais nas datas sazonais e querer ter sucesso na fidelização sem criar ações segmentadas. Sua loja não pode deixar de continuar a encantar o público depois da primeira venda. Pelo contrário.

É preciso oferecer algo mais em troca para torná-lo fiel à sua marca. E persistir nesse caminho para mantê-lo. A seguir, vamos apresentar alguns exemplos de estratégias diferenciadas que você pode incluir em seu planejamento para o Dia das Mães.

 

Invista em atrativos e promoções

 

Pense em ações distintas para atingir quem voltou ao seu e-commerce. Faça essa pessoa ver que acertou em abrir uma de suas páginas. Seu objetivo é reforçar que ali ela vai encontrar o que procura com condições melhores do que a concorrência.

Vale investir em um sistema de pontuação, no qual seus consumidores ganham pontos a cada pedido e podem atingir um valor para frete grátis. Acumular descontos para as próximas compras também desponta como uma boa forma de convidar as pessoas a voltarem para a sua vitrine.

Use o histórico do cliente para direcionar novos produtos, relacionados às aquisições recentes. Mostre que você o conhece, que sabe suas preferências e torne essa relação mais próxima e efetiva.

 

Use o frete como isca

 

Outra tática interessante para segmentar suas promoções é investir no frete como um chamariz. Neste sentido, você pode ser ainda mais assertivo ao pensar em uma estratégia específica para fidelização do público que retorna à sua loja virtual.

Ofereça entregas sem custos, ou mais em conta, a quem já comprou com você anteriormente. E mais: deixe claro que esta é uma oportunidade exclusiva só para aqueles que já adquiriram produtos em sua loja em outras ocasiões.

Uma das sacadas aqui é motivar a pessoa a fazer uma nova compra lembrando-a que repetir a dose em seu e-commerce trará benefícios extras.

Se você já optou por oferecer frete grátis para impulsionar as vendas do Dia das Mães como um todo, complemente a estratégia.

Para explicar melhor, digamos que você tenha fixado R$ 400 como um valor mínimo para contar com frete grátis. Baixe esse limite para R$ 200 para quem já for cliente.

De um modo geral, a ideia é valorizar o comprador que fechou pedidos com você em outras visitas e oferecer recursos para ele voltar mais vezes.

 

Acerte no frete e conquiste os clientes do Dia das Mães

 

Esperamos que nossas dicas o ajudem a tornar seu planejamento para o Dia das Mães ainda mais assertivo. E para contribuir ainda mais para o seu sucesso na fidelização dos clientes neste período, apresentamos a você o Melhor Envio.

Garantir entregas de qualidade para o público e com diferenciais mais competitivos para o seu negócio também é importante para o seu e-commerce.

Por isso, você deve conhecer a tecnologia Melhor Envio e conferir como tornar seus fretes mais práticos e simples.

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