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A importância do transporte no e-commerce

Andressa Barbosa Por
24 de dezembro de 2018
Em E-commerce e Marketplace
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Home E-commerce e Marketplace
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Veja o que considerar na escolha da empresa que vai enviar suas encomendas e como isso impacta na satisfação do cliente

 

O transporte dos produtos vendidos pela internet é um dos grandes desafios do e-commerce. No caso das pequenas e médias lojas virtuais, a dificuldade em encontrar transportadoras com abrangência nacional e condições competitivas se torna ainda maior.

 

A pesquisa Webshoppers, da Ebit/Nielsen (empresa especializada em relatórios com as tendências do e-commerce) consultou mais de sete mil pessoas para identificar os principais canais de entrega do Brasil.

 

O estudo revelou que as transportadoras privadas ocupam uma fatia de 53% do segmento, enquanto Correios participam com 37% do volume de pedidos do comércio eletrônico. A retirada das compras em lojas físicas compreende 10% do setor.

 

O levantamento também demonstrou a importância da escolha do prestador desse serviço como um dos fatores determinantes para a satisfação do cliente.

 

Navegação rápida

  • 1 O que considerar na escolha do melhor transporte?
  • 2 Contratando transportadoras pelo Melhor Envio
  • 3 Qualidade na logística reversa
  • 4 Rastreabilidade das entregas
  • 5 Otimize a contratação de seus fretes

O que considerar na escolha do melhor transporte?

 

O envio das encomendas originadas pelas plataformas virtuais possui peculiaridades que devem ser atendidas, já que as transportadoras consideram variáveis como peso, volume, distância e quantidade de entregas, por exemplo.

 

Por outro lado, o fluxo do comércio eletrônico reúne características de operação que variam de acordo com cada segmento de vendas. Listamos algumas transportadoras presentes no mercado e os requisitos básicos de cada uma para você fazer um comparativo inicial e verificar quais correspondem melhor ao seu e-commerce.

 

Contratando transportadoras pelo Melhor Envio

 

Correios

Para contratar este meio é preciso obedecer os limites do sistema que suporta envios de até 30 kg e com dimensões 105 x 105 x 105 cm, contanto que a soma não ultrapasse 200 cm.

Os Correios trabalham com dois tipos de envio: PAC – para encomendas com valor declarado (quantia correspondente ao seguro do produto transportado) até R$ 3 mil – ou Sedex, que permite o transporte de artigos de até R$ 10 mil.

 

Jadlog

Ao optar pela Jadlog, você poderá destinar pacotes até 120 kg, em embalagens com dimensões máximas de 80 x 80 x 80 cm. A faixa de valores declarados permitida é ampla, indo até R$ 30 mil.

Assim como os Correios, a Jadlog também aceita pedidos com declaração de conteúdo para objetos que dispensam a nota fiscal. Ou seja, ao informar o teor da encomenda, itens que não possuam nota fiscal também podem ser transportados.

 

Via Brasil

Caso seus produtos sejam de tamanho maior ou de valor mais alto, a Via Brasil pode estar alinhada com a sua demanda. A transportadora trabalha com o envio de remessas com dimensões de até 200 x 200 x 240 cm, até 200 kg e valores declarados de até R$ 50 mil.

 

Qualidade na logística reversa

 

Tão importante quanto garantir a entrega do seu produto no endereço do destinatário está ter uma boa estratégia para realizar o caminho inverso: o retorno do item da casa do consumidor ao lojista.

 

Os motivos para isso acontecer são os mais diversos, como o cancelamento da compra ou a troca do objeto. Essas e outras situações são comuns no e-commerce e você deve se antecipar a elas.  Por isso, estabelecer uma política de logística reversa eficiente é fundamental.

 

Sua loja terá que arcar com os custos do retorno deste frete, mas veja isso como outro pequeno investimento na satisfação do cliente. Primeiro, defina com clareza seu processo de troca e retorno de encomendas. Outra dica válida é atentar às possibilidades de rastreamento de seus produtos.

 

Rastreabilidade das entregas

 

Diferentemente das lojas físicas onde o consumidor pode sair com o produto em mãos, para a maioria das lojas virtuais não há como eliminar o transporte até o cliente da jornada de compra. Dessa forma, priorize sistemas que permitam o acompanhamento do status do envio.

 

O ideal são empresas com um processo automatizado que atualize os registros das etapas concluídas desde a emissão da encomenda até a concretização da entrega.

 

As ocorrências envolvidas no transporte devem ser reportadas para mostrar, inclusive, se o destinatário estava ausente ou o endereço não foi localizado. Certifique-se de garantir o acompanhamento das informações para possibilitar a solução de eventuais problemas como o extravio do produto, para citar um deles.

 

Otimize a contratação de seus fretes

 

Contar com uma plataforma capaz de otimizar a contratação de serviços de transporte para o envio de encomendas com qualidade desponta entre as soluções mais assertivas para o seu negócio.

 

O Melhor Envio tem contratos com as maiores transportadoras do país e oferece gratuitamente a intermediação do frete de produtos com condições mais competitivas para sua loja virtual.

 

O serviço reúne mais de 50 mil usuários que contam com vantagens exclusivas e que se encaixam na realidade de vários empreendedores do e-commerce.

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Tags: dicas para e-commercedicas para lojas virtuaise-commercefretemelhor enviotransportadora
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