Descubra como atrair clientes com as dicas selecionadas pelo especialista em e-commerce Gilmar Theobald
No quinto episódio do programa Caixa Postal, o podcast do Melhor Envio com temas relacionados ao mundo do e-commerce e empreendedorismo, Gilmar Theobald, CEO do Grupo Academia do E-commerce, bateu um papo com a gente sobre aquisição e manutenção de clientes no mundo virtual.
Confira algumas dicas que são abordadas neste episódio especial.
Comprar bem com os fornecedores
Vender pela internet faz com que o seu negócio atinja novos públicos, tendo um alcance que vai muito além das fronteiras da sua cidade. Contudo, ter acesso a um público amplo e variado exige dessa operação desafios proporcionais ao seu tamanho.
É isso que ressalta Gilmar Theobald, destacando que “na internet você consegue escalar para o Brasil inteiro, só que também terá concorrentes do Brasil todo”. O empreendedor também revelou um fator muitas vezes ignorado por quem trabalha com e-commerce e é categórico: “não dá para você querer vender mais caro do que a concorrência”.
Uma das soluções apontada por Theobald para vencer a concorrência e atrair mais clientes no mundo digital é conseguir adquirir os produtos da sua loja com um bom preço de custo junto ao fornecedor. Nesse sentido, ele alerta que a diferenciação não é vender mais caro, e sim comprar melhor para oferecer o mesmo preço que a concorrência ou até mais barato.
Produção de conteúdo
Produzir conteúdos relacionados ao universo dos produtos vendidos em um e-commerce é uma excelente forma de atração de tráfego. Essa é uma estratégia que pode (e deve!) ser aplicada por pequenos e médios lojistas.
Ao longo do papo são dados alguns exemplos de como a produção de conteúdo relacionados aos produtos geram vendas orgânicas com a audiência e ainda como o marketing de conteúdo pode reforçar a autoridade da sua marca dentro do nicho de atuação.
Entender quem compõe e como se comporta a base de clientes
Apesar da aquisição de novos clientes ser importante, Gilmar reforça a importância de utilizar a base de dados com inteligência para vender mais para quem já é cliente do negócio: “custa muito mais barato uma segunda venda para uma pessoa que já comprou de você”.
Além dessas dicas, Gilmar Theobald revelou outras estratégias de aquisição de clientes para marketplaces e lojas virtuais, além de contar sua história pessoal de empreendedorismo, abandonando um emprego estável para investir em vendas pela internet e se tornar um dos principais referências de sucesso do e-commerce nacional.
Confira tudo isso, e muito mais, nesse conteúdo exclusivo: