Guest Post – Artigo produzido pelo time do Ideris
No Brasil, o setor de marketplaces tem um peso fundamental sobre o sucesso e crescimento das vendas online, com cerca de 80% de participação do comércio eletrônico B2C, conforme a NielsenIQ Ebit. O sucesso pode ser explicado de diferentes formas, mas há um especial: esses locais de venda representam uma grande vitrine virtual, tanto para quem vende quanto para quem compra.
Os brasileiros confiam em marketplaces. Entre os maiores do Brasil estão Amazon, Americanas, Magalu, Mercado Livre e Shopee, entre outras. O que talvez poucos saibam é que estes marketplaces representam o modelo out, com vantagens e desvantagens se comparado ao marketplace in. Apesar de ambos terem o mesmo objetivo – expor e vender produtos por meio de uma grande vitrine virtual -, a gestão e as estratégias são completamente distintas.
Neste artigo, entenda o que cada modelo representa e suas principais diferenças.
O que é Marketplace out?
Como você pode imaginar, é o modelo mais adotado pelos sellers no comércio eletrônico. Afinal, entre as vantagens, podem contar com a relevância de grandes nomes do e-commerce – como as empresas citadas anteriormente. Nessa modalidade, em resumo, o vendedor expõe e comercializa seus produtos em sites de terceiros, de acordo com as regras de cada local de venda.
No Brasil, a vantagem de estar em grandes marketplaces está no tráfego que atraem, devido principalmente à confiabilidade e relevância que construíram ao longo do tempo. Também é a melhor escolha para empresas pequenas ou que ainda estão iniciando suas vendas porque a estrutura está montada, ou seja, não existe um investimento pesado em tecnologia e na construção da plataforma. Basta realizar o cadastro e subir os primeiros anúncios para dar início à operação.
Outro ponto bastante relevante para quem opta pelo modelo de marketplace out é a possibilidade de diversificar os canais de venda e, consequentemente, atingir diferentes públicos. O mesmo seller pode estar cadastrado em vários marketplaces para vender os mesmos produtos. No mercado atualmente não faltam ferramentas para auxiliar nessa gestão de múltiplos canais de venda.
A resposta para essa necessidade é um integrador de marketplaces que, de forma prática, automatiza toda a operação de e-commerce. Conectando uma ou mais contas a diferentes canais de venda, a gestão fica concentrada no mesmo lugar, unificando inclusive o estoque. O Ideris é um exemplo de integrador certificado pelos principais marketplaces do Brasil – e com integração nativa ao Melhor Envio, o que deixa seu processo de entregas mais prático e com preços mais vantajosos.
Entre os pontos negativos do modelo marketplace out está a grande concorrência com outros sellers e as comissões e taxas cobradas, que variam conforme o canal de venda. Para superar essa dificuldade, os vendedores precisam produzir anúncios com mais qualidade, caprichar nas imagens e gerir a operação de modo a conquistar avaliações positivas dos compradores, além de seguir as recomendações de cada marketplace para ser não eventualmente penalizado.
O que é Marketplace in?
Se a operação de e-commerce é maior, especialmente com marcas bem estabelecidas e validadas pela prova social fornecida por clientes reais, será capaz de atrair tráfego. Portanto, está potencialmente preparada para construir uma estratégia em torno do modelo marketplace in. Ou seja, em vez de vender seus produtos em plataformas de terceiros, será capaz de construir a própria plataforma de venda – inclusive para atrair outros vendedores.
Por envolver a própria plataforma, os custos iniciais podem ser altos demais para a maioria das operações de e-commerce. É necessário estar um patamar acima para avançar nesse sentido, na construção e manutenção de uma plataforma própria. Além do tráfego em si, que precisa ser suficiente para sua operacionalização, outras preocupações vão estar presentes, tais como o atendimento ao cliente e a gestão de pagamento.
É uma alternativa para marcas que querem gerar receita adicional, especialmente com a atração de outros vendedores para sua plataforma – ampliando o leque de produtos disponíveis, até mesmo de categorias distintas da sua. Outras possibilidades também entram em cena, como partir para uma abordagem omnichannel, que converge todos canais de venda e oferece ao cliente uma experiência de compra unificada, mesclando mundo físico ao online.
Como gerenciar múltiplos canais de venda?
Como mencionado anteriormente neste artigo, a ferramenta ideal para gerenciar diferentes marketplaces ao mesmo tempo é um integrador (também chamado de hub de marketplaces). Dessa forma, o seller pode administrar uma ou mais contas conectadas a diferentes canais de venda, sem a necessidade de abrir diferentes painéis para criar e gerenciar anúncios e pedidos, gerar notas fiscais, entre outras necessidades do dia a dia.
O Ideris é um dos mais conhecidos hubs de marketplace do Brasil. Além de fazer parte da Locaweb Company, seu motor de integração gerencia atualmente mais de 68 milhões de anúncios e é certificado pelas principais empresas do e-commerce, como Mercado Livre, Amazon, Magalu e Shopee. Solicite uma demonstração do Ideris hub e conheça as possibilidades oferecidas pela tecnologia.