Artigo produzido pelo time de redação do Blog Yampi
A internet está cheia de possibilidades para quem quer começar um negócio online e o e-commerce é, definitivamente, uma dessas alternativas. Mas você sabe exatamente como criar uma loja virtual de alta conversão? Pois a internet, apesar de ser um terreno extremamente fértil, também é um território altamente competitivo.
Então, se você quer ter uma loja que realmente vende, mas não sabe por onde começar, continue a leitura e veja alguns dos benefícios das vendas online e quais recursos são fundamentais para ter uma loja de alta conversão.
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4 benefícios de montar uma loja virtual do zero
As lojas virtuais são uma boa oportunidade para quem quer ter um negócio lucrativo, com grande alcance e alta flexibilidade. Afinal, o e-commerce é um setor que vem crescendo ano após ano, de acordo com o estudo The Global Payments Report, e, por este motivo, vem atraindo cada vez mais interessados em ingressar nesse mercado.
Na hora de montar uma loja virtual do zero, é normal sentir aquele friozinho na barriga. Será que vai dar certo? Vale a pena começar um negócio online? E se a loja não conseguir alcançar os concorrentes?
Se você está pensando em montar uma loja virtual, mas não sabe bem se esse investimento vale a pena, veja 4 benefícios de começar no e-commerce:
1. Possibilidade de vender mais
Uma loja virtual funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia e não fecha nos feriados. Isso significa que você tem a possibilidade de vender mais e conquistar altos faturamentos.
Claro, não se esqueça de que é preciso criar estratégias de vendas e marketing para conseguir atrair e converter clientes.
2. Maior alcance de público
“Se não está no Google, não existe”. Quem nunca pesquisou um restaurante na internet antes de fazer uma reserva, por exemplo?
Pois a verdade é que 73% dos consumidores pesquisam na internet antes de comprar algo. O que isso significa? Que a internet é uma grande vitrine e a sua loja virtual pode se destacar nesse meio para alcançar mais pessoas.
Além disso, através de estratégias de marketing digital, é possível impactar as pessoas certas, aumentando as chances de conversão.
3. Baixo custo inicial
A grande vantagem de começar uma loja virtual do zero é que não é preciso desembolsar uma grana para colocar o negócio no ar. Algumas plataformas, como a Yampi, permitem criar uma loja virtual totalmente grátis.
Este benefício pode ser determinante, principalmente nos primeiros momentos, quando talvez seja necessário aplicar um preço mais agressivo nos produtos para conseguir penetrar mercados que estejam mais saturados.
4. Envio de pedidos para qualquer lugar
No e-commerce não há limites geográficos: seus clientes podem estar em qualquer canto do mundo. Hoje, com as facilidades de frete e logística, é possível atender consumidores de forma rápida e ágil, independente de onde estejam.
Lojas virtuais que contam com o Melhor Envio, por exemplo, podem contratar as principais transportadoras para garantir que os produtos cheguem rapidamente, com baixo custo.
Contar com uma plataforma de gestão logística também é uma vantagem na hora de aumentar as vendas: quem nunca deixou de comprar algo porque o frete era mais caro que o produto?
Como montar uma loja virtual de alta conversão? Veja tutorial
O crescimento exponencial do e-commerce não deixa dúvidas: esse é um segmento para quem quer ter um negócio lucrativo. Para você ter ideia, a expectativa é que o setor movimente algo em torno de R$ 185 bilhões em 2023, de acordo com a ABComm Forekast.
Se você também quer tirar uma casquinha dessa fatia e fazer parte dos lojistas que vão processar 395 milhões de pedidos só esse ano, é importante saber como montar uma loja virtual de alta conversão.
Confira aqui o tutorial de como criar uma loja que vende mais:
1. Escolha bem o seu nicho de atuação
O primeiro passo para ter uma loja virtual de alta conversão é fazer uma análise do mercado e identificar oportunidades. Existe alguma demanda de um determinado público que não é atendida?
Escolher um nicho para e-commerce voltado para um grupo de pessoas com gostos e interesses similares pode ser uma boa estratégia para vender mais.
Dessa forma, é possível suprir as necessidades de uma pequena fatia do mercado, ao invés de querer vender para todos.
Isso traz mais autoridade para a sua loja virtual, maiores chances de fidelização de clientes e campanhas de marketing mais assertivas.
2. Conheça seu público-alvo
Para aumentar as taxas de conversão, é preciso conhecer bem o seu público-alvo. Quando você conhece bem quem consome os seus produtos, fica mais fácil suprir suas necessidades, resolver suas dores, oferecer os produtos certos e precificar seus produtos da forma correta.
Mais do que conhecer seu público-alvo, é importante definir bem uma persona para a sua loja virtual – isto é, criar uma representação fictícia do que seria o seu cliente ideal. Para isso, vale observar aspectos demográficos, culturais e geográficos, além de hábitos e costumes dos seus clientes.
3. Escolha uma boa plataforma para a sua loja virtual
Grande parte do sucesso nas vendas está na escolha da plataforma de loja virtual na hora de montar o negócio. Isso porque muitas plataformas não oferecem funcionalidades que ajudam a converter clientes e automatizam partes do processo de vendas.
Portanto, vale reservar algum tempo para a escolha da plataforma e se certificar de que recursos essenciais para vender mais, como recuperação de carrinho abandonado, são oferecidos de forma gratuita. Afinal, uma das grandes vantagens de começar uma loja virtual é justamente o baixo investimento inicial.
Outros aspectos para ficar de olho são a personalização das páginas e o cadastro de produtos: verifique se a plataforma que você está considerando permite que você monte sua loja virtual como desejar e se há algum limite para o cadastro de produtos. Caso contrário, esses dois fatores podem prejudicar a performance do seu negócio.
4. Monte e personalize sua loja virtual
Uma vez escolhida a plataforma, é hora de montar e personalizar a sua loja virtual. Esta é uma etapa muito importante para que o seu e-commerce tenha boas taxas de conversão: atente-se à facilidade de navegação e à usabilidade.
Isso faz com que o seu cliente tenha uma boa experiência no site e não encontre obstáculos para finalizar o pedido. Uma dica para turbinar as taxas de conversão é personalizar os banners de destaque – tanto aqueles que aparecem na página inicial da sua loja, como os que ficam no cabeçalho.
Você pode utilizar esses espaços, por exemplo, para criar campanhas atrativas, oferecer descontos e utilizar gatilhos mentais para convencer os usuários a adquirirem determinados produtos.
E mais, personalize sua loja sempre que houver necessidade! Datas comemorativas, queima de estoque, novas coleções: mudar a identidade visual do site em ocasiões especiais mostra aos visitantes que a sua loja está em clima de comemoração e impulsiona a conversão.
5. Utilize recursos para impulsionar a conversão
Não existe mágica para ter uma loja virtual de alta conversão: existem técnicas, estratégias e, principalmente, recursos.
Pois é, algumas funcionalidades são fundamentais para garantir que o cliente coloque um item no carrinho, finalize o pedido e prossiga para o pagamento. Por isso é tão importante prestar atenção na hora de escolher uma plataforma para montar a loja virtual.
Por exemplo: vale optar por uma solução que ofereça o envio automático de e-mails marketing para clientes que colocaram itens no carrinho, mas não finalizaram a compra (a famosa recuperação de carrinhos abandonados).
Outra funcionalidade fundamental para impulsionar as vendas é o design responsivo, isto é, criar uma loja virtual que se adapta a diferentes tamanhos de tela, afinal, 52% dos brasileiros fazem compras através do celular.
E como faço para montar uma loja virtual grátis?
Ter uma loja virtual com altas taxas de conversão é o sonho de qualquer empreendedor. Mas você sabe exatamente quais recursos precisa ficar de olho na hora de criar a sua? E, principalmente, como montar um site que vende mais desde o primeiro momento?
Um dos segredos para ter bons números de conversão é contar com os recursos certos: soluções que podem automatizar ações e incrementar a jornada de compra do cliente, oferecendo exatamente o que o consumidor está buscando no momento certo.
Algumas funcionalidades, inclusive, podem impulsionar a tomada de decisão e ajudar a sua loja virtual a ter mais clientes que chegam até a última etapa da compra. Na Yampi, por exemplo, você conta com recursos nativos – isto é, não é preciso pagar nada a mais para aumentar as taxas de conversão.
Algumas das funcionalidades que você deve ficar de olho para aumentar as vendas são:
Compre Junto
Recurso que permite oferecer, na página do produto, um item complementar do
mesmo universo que o cliente está buscando. Por exemplo, se o usuário está visitando a página de um notebook, a sua loja virtual pode sugerir que ele também adquira um kit de mouse e teclado.
Recuperação de Carrinho Abandonado
Envie automaticamente e-mails e mensagens de texto para lembrar o cliente de um produto que ele colocou no carrinho, mas não finalizou a compra.
Order Bump
Semelhante ao ‘Compre Junto’, o Order Bump é um recurso que também permite oferecer um item relacionado ao que o cliente deseja comprar, mas no momento do Checkout.
Retentativa Transparente
Uma das grandes dores de cabeça de quem tem loja virtual é as recusas de cartão de crédito na etapa do pagamento. Além de frustrar o cliente, isso impede que a sua loja tenha poucas vendas concretizadas e acarreta em uma queda no faturamento.
Uma das soluções para isso é a Retentativa Transparente, funcionalidade do Checkout da Yampi, que realiza novas tentativas de pagamento em gateways secundários, quando o primeiro é recusado. Para você ter ideia, esse recurso é capaz de recuperar até 20% de pedidos que seriam recusados.
Quer saber mais sobre a Retentativa e outros recursos que podem aumentar a conversão da sua loja virtual? Conheça o Checkout Transparente líder em vendas no Brasil