7 plataformas para criar uma loja virtual grátis

Criar uma loja virtual grátis é uma maneira de começar a vender pela internet sem precisar realizar grandes investimentos logo no começo do negócio

Quantos sites de e-commerce você acha que o Brasil tem? Vamos lá, arrisque um palpite! Pensou em um número? Então vamos pra resposta: segundo uma pesquisa realizada por BigData e PayPal, nosso país tinha cerca de 930 mil sites dedicados ao comércio eletrônico em 2019 — um crescimento de 37,5% em relação a 2018. Ou seja: o número de empreendedores interessados em vender pela internet está crescendo!

Você é um deles? Um bom jeito de ingressar no e-commerce é procurar plataformas gratuitas para criar a sua loja virtual. Neste post, vamos citar 7 sites que permitem a criação de uma loja virtual grátis. Depois de comparar os pontos positivos e negativos de cada um deles, você poderá escolher uma opção para começar suas vendas pela internet. 

Ah, uma coisa: não vamos falar de plataformas que oferecem período de testes gratuito. A ideia é listar sites que você possa usar indefinidamente sem pagar nada —apesar de poder fazer upgrades ao longo do tempo, se desejar — ou que cobrem apenas taxa sobre as vendas. 

Strikingly

O Strikingly é um construtor de sites com diversas funcionalidades. Ele é bem intuitivo e fácil de usar, mas apresenta limitações no plano gratuito — a principal delas é que você só pode vender um produto. Apesar disso, a plataforma tem integração com meios de pagamento. Ou seja: é viável para começar a testar o seu negócio.

Pontos positivos:

  • Templates responsivos ao mobile
  • 5 GB de largura de banda por mês
  • Tem integração com PayPal ou Stripe
  • Não cobra comissão pelas vendas

Pontos negativos:

  • Não tem domínio personalizado (sualoja.strikingly.com)
  • Apenas 1 produto por site (você precisa assinar planos pagos para vender mais)
  • Pouca variedade de templates para loja virtual

Comece seu teste grátis: www.strikingly.com  

Loja Integrada

loja integrada

A Loja Integrada é uma plataforma voltada especificamente para a venda de produtos na internet. Com mais de 980 mil lojas criadas e 20 milhões de produtos vendidos, a Loja Integrada com certeza é uma das melhores opções gratuitas para começar a vender pela internet.

Pontos positivos:

  • Cadastro de 50 produtos
  • Templates responsivos ao mobile
  • SSL incluído no plano gratuito
  • Permite a configuração de domínio próprio (nomedasualoja.com.br)
  • Possibilita a geração de cupons de desconto para seus clientes
  • Tem função para recuperar carrinhos abandonados 
  • Crie campanhas de frete grátis
  • Inclui banner de captação de leads para newsletter 
  • Acesso ao código-fonte

Pontos negativos:

  • Não integra com ERPs
  • O único meio de pagamento disponível no plano gratuito é o Mercado Pago
  • Os templates são pagos
  • Limite de 5.000 visitas mensais (não é um problema para quem está começando, mas é um limitador de crescimento)

Comece a testar: www.lojaintegrada.com.br 

Webstarts

webstarts

O Webstarts é um serviço para construção de sites bastante personalizável e com uma boa variedade de recursos. A ferramenta conta com o sistema “drag and drop” (arrastar e soltar) de edição, ou seja, é bem intuitiva de usar. Apesar dessa facilidade, a interface do Webstarts é toda em inglês, o que pode ser complicado para quem não domina o idioma. 

Pontos positivos:

  • Permite o cadastro de 10 produtos
  • 1 GB de armazenamento
  • Boa variedade de templates
  • Compatível com opções de pagamento como PayPal e Stripe

Pontos negativos:

  • Limite de 20 vendas por dia (pode não interferir no começo do seu negócio, mas com o tempo será um problema)
  • Totalmente em inglês
  • Não tem otimização para mobile
  • Não tem domínio personalizado (sualoja.webstarts.com) 
  • Mostra anúncios discretos em todas as páginas
  • Não permite otimização para SEO (ruim para quem quer ser encontrado no Google)

Comece a testar: www.webstarts.com

Jimdo

jimdo

Mais de 20 milhões de websites já foram construídos com a ajuda do Jimdo. Assim como os outros exemplos citados neste post, ele é bem fácil de usar — desde que você entenda alguma coisa de inglês.

Pontos positivos:

  • Permite o cadastro de 5 produtos
  • 500 MB de armazenamento
  • 2 GB de tráfego 

Pontos negativos:

  • Não disponibiliza domínio personalizado (sualoja.jimdosite.com)
  • Não dá acesso a dados estatísticos sobre o tráfego do site
  • Não permite a otimização para SEO

Comece a testar: www.jimdo.com 

Minestore

criar loja virtual grátis com minestore

É possível colocar uma loja virtual no ar em poucos minutos com a ajuda da Minestore. E sem pagar nada! Essa plataforma funciona de uma forma um pouco diferente das já citadas neste post. O plano mais básico da Minestore não cobra mensalidade, mas sim uma taxa de 2,99% por pedido efetuado. 

Pontos positivos:

  • Número ilimitado de produtos
  • Temas gratuitos e responsivos ao mobile
  • Conta com certificado SSL
  • Permite o uso de domínio próprio (sualoja.com.br)
  • Possui otimização para SEO

Pontos negativos:

  • Quando levamos em consideração as diversas funcionalidades do plano sem mensalidade da Minestore, a taxa de 2,99% não é alta, mas pode não ser a melhor opção para quem está começando. Vale analisar com cuidado.

Comece a testar: www.minestore.com.br 

Mozello

site mozello ajuda a criar loja virtual gratuita

A Mozello é um serviço bastante similar a outros que já citamos aqui neste post. Seu diferencial está na possibilidade de criar sites em vários idiomas, o que pode ser interessante se você pretende vender para fora do país.

Pontos positivos:

  • Permite o cadastro de 5 produtos
  • 500 MB de armazenamento
  • Integrado ao PayPal
  • Templates gratuitos e responsivos ao mobile
  • Oferece recursos de marketing
  • É possível cadastrar variedade de produtos disponíveis. Por exemplo: camisetas em diferentes cores e tamanhos. 

Pontos negativos:

  • Não tem SSL
  • Exibe anúncio da plataforma
  • Não tem domínio personalizado (sualoja.mozello.com) 

Comece a testar: www.mozello.com

Nloja

nloja tem planos acessíveis para criação de loja virtual

Além do plano gratuito, a Nloja possui modalidades bastante acessíveis para quem está começando — o plano mais caro do serviço custa R$ 10 por mês. Pode ser uma opção interessante para um negócio em estágio inicial.

Pontos positivos:

  • Número ilimitado de produtos
  • Não cobra comissão por venda
  • 500 MB de armazenamento
  • Integração com sistemas de pagamento

Pontos negativos:

  • Exibe anúncio da plataforma
  • Não é otimizada para SEO
  • Não mostra estatísticas do site
  • Não oferece certificado SSL

Comece a testar: www.nloja.com

Qual é a melhor plataforma para criar minha loja virtual grátis?

A lista abaixo contém um resumo das principais funcionalidades das plataformas citadas neste texto. Compare as características de cada uma e escolha a que faz mais sentido para o seu negócio!

PlataformaNúmero de produtosResponsividade ao mobileConfiguração de domínio próprio
Strikingly1Sim ✓Não informado
Loja Integrada50Sim ✓Sim ✓
Webstarts10NãoNão 
Jimdo5Não informadoNão 
MinestoreIlimitadoSim ✓Sim ✓
Mozello5Sim ✓Não
NlojaIlimitadoNãoNão

Conclusão: criar loja virtual grátis vale a pena?

E afinal, criar uma loja virtual grátis vale a pena? Sim e não! Calma lá, a gente explica. As plataformas gratuitas são boas para testar um modelo de vendas pela internet, mas suas limitações dificultam a escalabilidade do negócio. Com o tempo, sua loja vai começar a crescer e será inevitável migrá-la para um plano pago. 

Além da limitação no cadastro de produtos, a maioria das plataformas gratuitas não permite a configuração de domínios próprios — algo extremamente ruim para o SEO. Lojas sem domínio próprio têm dificuldade de atrair tráfego de clientes via Google, por exemplo. 

Em resumo, vale a pena criar uma loja virtual grátis se o seu objetivo for testar um negócio de vendas pela internet. Mas é preciso ter em mente que isso não é uma solução permanente. Para crescer, você precisará investir em estrutura — e isso inclui o pagamento de uma plataforma de e-commerce robusta.

Toda loja virtual grátis (ou não) precisa pensar em uma estratégia de frete

Não interessa se o seu e-commerce usa um plano grátis ou pago para estar no ar. Toda loja virtual precisa entregar os pedidos para os clientes. E o jeito mais fácil de fazer isso é aproveitar as vantagens da tecnologia! Atualmente, plataformas como o Melhor Envio permitem que você simule os fretes da sua loja pela internet. É possível comparar condições entre transportadoras (inclusive Correios) e gerar o frete na hora!

Mas não é só isso. Como tem um grande volume de fretes, o Melhor Envio consegue negociar condições mais competitivas com as transportadoras e repassá-las para os usuários da plataforma. Já são mais de 150 mil lojistas cadastrados e aproveitando a tecnologia do Melhor Envio para economizar tempo e dinheiro. Junte-se a eles!

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Comentários (2)

Registrei meu dominio hoje para não ter problemas em ficar sem meu nome caso alguem resolva copiar ou agir de má fé e comecei a pensar se nao poderia aproveitar esse dominio de alguma forma ja q não tenho loja virtual por ser muito caro pra mim e esse artigo me ajudou e me animou a pelo menos testar algo ja q paguei o dominio kkkk. Vlw!

😂😂😂 bom saber isso, Glaucia! Boa sorte nos seus testes =)

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