6 dicas práticas para aumentar o engajamento do e-commerce!

Que tal aumentar o engajamento do seu e-commerce, seja na própria loja ou nas redes sociais? Nutra o relacionamento com seus clientes!

 

Ter clientes interessados, que interagem e participam da construção de relacionamento com a marca, é incrível. Principalmente nos tempos atuais, em que os consumidores têm um poder de impacto muito maior, compartilhando sua opinião e impressões sobre uma empresa no meio online de forma fácil e rápida. Por isso, no texto de hoje, reunimos algumas dicas que podem ser aplicadas hoje mesmo para aumentar o engajamento no seu e-commerce.

 

O que é engajamento?

 

Engajamento é o ato de participar, interagir e dedicar energia para algo ou alguém. No cenário de marketing digital, engajamento é o compromisso de um consumidor com uma marca, para relacionar-se com ela e envolver-se com suas ações.

No entanto, para que isso aconteça, é importante que a empresa, por sua vez, também se empenhe na tarefa de oferecer a melhor experiência possível para o usuário. Isso significa nutrir o relacionamento com o cliente e criar oportunidades para que ele demonstre o seu engajamento com a marca.

 

6 dicas práticas para aumentar o engajamento

 

Para facilitar, vamos dividir as nossas dicas práticas para aumentar o engajamento da seguinte forma: aquelas que podem ser aplicadas à loja virtual — e à sua estratégia de comunicação de forma geral — e aquelas que são direcionadas para as redes sociais.

 

3 dicas para loja virtual e comunicação geral

 

6 dicas práticas para aumentar o engajamento do e-commerce!

 

1. Produza conteúdo relevante

 

Conheça seu público a fundo: saiba exatamente quais são os temas que o agrada, escolha os formatos mais atraentes e faça testes. Dessa forma, você saberá o tipo de conteúdo que deve postar para encantá-lo.

Conteúdos relevantes são ótimos para aumentar o engajamento quase instantaneamente. Afinal, na era da informação, quem resiste a saber mais sobre um tema de que gosta?

 

2. Traga o usuário para dentro da empresa

 

Seja transparente e mostre o dia a dia da empresa. Geralmente, as empresas focam muito em mostrar campanhas publicitárias lindas para o consumidor, mas a realidade dos bastidores é algo diferente, “real” e desperta muita curiosidade.

Pessoas se identificam com pessoas, por isso, mostre o lado “humano” da sua empresa. Publique um conteúdo sobre um lançamento de produto, a sua fabricação ou a forma como ele é embalado, por exemplo.

 

3. Acerte no tom de voz

 

A comunicação com o seu público precisa soar como uma conversa entre pares. Por isso, é tão importante acertar no tom de voz. Ao ver que a marca fala a mesma língua que a sua, o cliente sente-se mais à vontade e encorajado a se engajar.

 

3 dicas para as redes sociais

 

6 dicas práticas para aumentar o engajamento do e-commerce!

 

1. Chame o usuário para interagir

 

Ao escrever o texto de um post ou fazer o roteiro de um vídeo, faça perguntas, peça para marcar os amigos e/ou mostre que você deseja saber a opinião do seu usuário. Dessa forma, ele se sentirá convidado a interagir e poderá inclusive compartilhar com mais pessoas, ampliando o alcance da loja. Esta é uma ótima forma de aumentar o engajamento.

Exemplo 1: uma loja de biquínis posta uma foto de duas garotas usando os produtos da marca na piscina. O texto que acompanha pode dizer “Marque aqui aquela amiga com quem você gostaria de estar na piscina agora”.

Exemplo 2: uma loja de artigos para bebê posta um vídeo de um andador. Tanto o narrador/ator ou a legenda pode dizer “O andador pode auxiliar o bebê que está começando a dar os seus primeiros passos. Conta pra gente! Seu bebê já começou a caminhar?”

 

2. Faça sorteios

 

Quer forma melhor de convidar os seus seguidores a comentar publicação, marcar amigos e seguir o seu perfil que fazendo sorteios? Eles são ótimos para chamar público de forma rápida.

No entanto, é importante seguir alimentando as suas redes sociais com conteúdo relevante para que eles vejam valor em continuar seguindo a marca, interagindo e se engajando com as publicações.

 

3. Tenha frequência nas postagens

 

Se o seu usuário perceber que você só posta de vez em quando, dificilmente terá vontade de interagir com você. Lembre-se de que, muito provavelmente, ele visualiza uma grande quantidade de postagens diariamente e é fácil a sua marca se perder.

Então, para aumentar o engajamento, faça alguns testes e acerte na frequência de postagem ideal.


Se você está interessado em aumentar o engajamento do seu e-commerce, saiba que esse assunto está diretamente vinculado ao relacionamento com o cliente. Confira mais sobre o tema no texto Marketing de relacionamento: o que é e como fazer.

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