6 dicas imperdíveis para criar promoções em sua loja virtual

Fique por dentro dos principais elementos que não podem faltar na hora de elaborar as estratégias para turbinar as vendas da sua loja virtual



Você tem uma loja virtual, quer fazer ações de marketing, mas ainda não sabe como iniciar? Leia esse artigo até o final e saiba como engajar e encantar seus clientes através de promoções.

 

O que é promoção?

 

A promoção faz parte do seu mix de marketing. Através dela é possível fazer ações para divulgar sua marca, seu produto, seu serviço e suas novidades. 

Dentro do planejamento, você pode utilizar estratégias como publicidade, propaganda, assessoria de imprensa e campanha de vendas, por exemplo. Nós poderíamos citar inúmeras formas de realizar estas ações, mas para focarmos mais rapidamente, criamos 6 dicas para ajudá-lo a sair do zero.

 

1 – Tenha um objetivo, saiba onde quer chegar!

 

Acredite, você não vai querer fazer um planejamento completo sem foco. É necessário que você tenha objetivos, metas e submetas. Desta forma será mais fácil a tangibilização do seu projeto. 

Algumas perguntas que precisamos fazer antes de iniciar o plano de uma campanha promocional:

 

  • Qual a finalidade desta ação promocional? (Vender os produtos que estão no estoque por um tempo / Engajar clientes / Atrair novos clientes / Lançar uma nova coleção)
  • Há mercado e demanda para esta ação?
  • Qual é o meu orçamento para este projeto?
  • Para qual público estou destinando esta campanha?

 

Respondendo a estas perguntas, você já poderá desenhar sua ação de forma mais assertiva, saberá qual seu objetivo, como está o mercado, o orçamento pertinente a esta promoção e para quem ela está destinada. 

 

2 – Divulgue sua promoção

 

Se você criar uma promoção, mas não divulgá-la em seus canais como Facebook, Instagram, E-mail Marketing, SMS Marketing, colocar um banner em sua loja virtual ou fazer uma sessão especial para ela, sua campanha pode ter uma performance negativa. Então pegue o “megafone” digital e divulgue ela.

Faça um planejamento de quais canais utilizará e comunique seu cliente. Se fizer parte do seu objetivo, inclusive, você pode patrocinar e fazer anúncios sobre a sua ação.

 

3 – Ofereça experiência ao seu cliente

 

Um coisa nós podemos ter certeza: o cliente espera muito mais do que um produto ou serviço, ele busca experiências. Invista em uma embalagem atrativa, escreva uma cartinha para enviar junto com o produto ou faça um cartão personalizado. Atenda o seu cliente, dê atenção e tire suas dúvidas. Esteja presente!

Até 50% da jornada de compra de um cliente envolve busca na internet. Nesta pesquisa, sua loja pode ser o grande alvo e ele parar por alí, comprar o seu produto, contratar o seu serviço e isso se dará a experiência que gerou durante a compra e pós-venda também!

 

4 – Esteja atento ao calendário de varejo

 

Ano Novo, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal estão entre as principais datas do varejo e, a cada ano, essas datas ganham mais espaço via e-commerce. Só no primeiro semestre, por exemplo, os pedidos via e-commerce aumentaram em 20%. O que nos deixa com uma margem mais favorável para realizar ações e campanhas.

O que você pode fazer também é criar suas próprias datas. Aniversário da loja, semana especial, troca de coleção, queima de estoque. Seja criativo, planeje suas ações, confira sua margem de lucro e destaque-se!

 

5 – Pense no seu cliente

 

Além das datas citadas acima, você ainda pode fazer promoções voltadas ao seu cliente seletivo. Quanto mais você conhecer o seu cliente, mais ações você pode oferecer em sua loja virtual. Dados como aniversário e os produtos que seu público levou na última compra podem ser subsídios perfeitos para você agradá-lo e preparar aquela surpresa.

Outra dica legal é fazer promoções focadas apenas para um canal. Assim você pode testar a efetividade de cada mídia e pensar no cliente que segue você, como Facebook e Instagram. Ações como a escolha entre frete grátis ou desconto em compras podem ser uma boa pedida para sua loja virtual. Que tal?

 

6 – Tenha um prazo

 

Toda promoção precisa ter um prazo e ser divulgada ao cliente. Chamadas como “Faltam 3 dias para acabar nossa promoção”, “Só hoje”, “Nas próximas duas horas”, são naturais de serem encontradas em ações de marketing e vendas dentro das lojas virtuais.

Porém, mais importante que divulgar essas datas, é você planejar o começo e o fim da sua ação. Olhe o estoque, o retorno financeiro, a logística e a satisfação do cliente. Acompanhe todos os dados e a sua promoção será um sucesso!

 

Dica extra: seja transparente com o seu cliente

 

Se você tiver qualquer problema no meio da sua promoção, seja em logística, estoque, qualidade do produto, atendimento, compreensão do pedido ou erro na informação da campanha, comunique o seu cliente! Seja transparente. Se for para errar, que seja rápido e que o cliente não se sinta lesado diante os imprevistos.

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