5 dicas práticas para combater o abandono de carrinho

Para o leigo não passa de uma desistência, mas para o gestor o abandono de carrinho é uma dor de cabeça muito real, que atinge lojas virtuais no mundo todo. Alguns setores como o de eletrodomésticos, saúde e beleza costumam sofrer ainda mais com este fenômeno, pois é comum os clientes encherem os carrinhos apenas para compararem preços e analisarem valores de frete.

Cada carrinho abandonado representa uma venda não concluída e a frustração de todo um investimento em marketing, tecnologia e produção. Muitos são os fatores que levam o cliente a tomar esta atitude e cada vez mais estudos estão sendo conduzidos para mitigar este problema. Com isso é possível analisar o comportamento do consumidor e tomar medidas que ajudam a concluir as vendas.

Baseados nestes estudos, separamos para você cinco medidas fáceis que podem diminuir o abandono de carrinho no seu e-commerce:

1) Já vai embora?

Usar um alerta oferecendo benefícios como descontos especiais quando o cliente indica que vai sair da página é uma boa estratégia para fazê-lo mudar de ideia e ficar um pouco mais. Caso ele esteja abandonando o carrinho, o alerta deve indicar urgência para concluir a compra como, por exemplo, afirmar que há poucas unidades do produto em estoque.

2) Oi, sumido. Lembra de mim?

Retargeting é uma técnica que consiste em abordar novamente o usuário com conteúdos referentes a produtos que ele já buscou na sua loja. Isso funciona pois identifica os produtos nos quais o clente já tem interesse e dá um novo incentivo para que a compra seja concluída. O envio automático de email marketing em até 3 horas após o abandono do carrinho, oferecendo novamente o produto e com algum benefício como um pequeno desconto, aumenta em muito as chances de converter a venda.

3) Trago seu carrinho de volta em 2 cliques.

Não adianta nada usar todas as técnicas disponíveis para trazer o seu cliente de volta para a loja se ele tiver que refazer todo o processo de compra. A loja virtual deve facilitar ao máximo a recuperação do carrinho, de preferencia já com os valores e frete calculados.

4) Checkout fácil e pagamento flexível

Não faça o seu cliente perder tempo preenchendo longos formulários toda vez que for finalizar uma compra. Cadastrando login e senha na sua loja o processo fica muito mais rápido e dinâmico. Além disso, disponibilize mais de uma forma de pagamento para o seu cliente como boleto bancário, depósito em conta e muitas bandeiras de cartão de crédito. Capriche nas condições de parcelamento para aumentar as chances da venda ser concluída com sucesso para vocês dois.

5) Aprendendo com os seus erros.

Tente utilizar ferramentas para identificar em qual momento o seu cliente abandona o carrinho. Se você perceber que é após o cálculo do frete, por exemplo, então é provável que o valor esteja muito alto. Use esta informação para buscar alternativas mais baratas e melhorar a taxa de abandono neste momento como, por exemplo, fazer um cadastro grátis no www.melhorenvio.com.br/cadastre-se para ter acesso a um frete mais barato.

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Por 14 de fevereiro de 2018 às 3:18

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  • Jose Francisco CassalhaRovere (15/02/2018 às 10:28)

    Sugestões inteligentes e eficientes, sem dúvida alguma.
    Como comprador, nível profissional do Mercado Livre, tenho certeza que medidas como estas, facilitariam muito os procedimentos..

Por 14 de fevereiro de 2018 às 3:18