12 ideias de conteúdos para postar no Instagram: dados, ferramentas e dicas para aproveitar a rede social de forma estratégica

O que postar no Instagram? Essa dúvida habita a cabeça de muita gente, pode apostar. Você não está sozinho(a) nessa!

A boa notícia é que o simples fato de ter essa inquietação significa que você está no caminho certo. E o motivo disso é simples: ignorar as redes sociais não é uma opção para quem tem algum tipo de negócio na internet. 

E por que pensar em conteúdos para postar no Instagram é importante? Bem, poderíamos fazer um longo texto apenas respondendo a essa pergunta, mas vamos nos contentar em listar alguns dados que mostram o poder dessa rede social. 

Um resumo de por que você precisa estar no Instagram:

  • O Brasil é o 3º país que mais usa o Instagram, com 82 milhões de usuários. Ficamos atrás apenas de Estados Unidos, com 120 milhões, e Índia, com 88 milhões (Fonte: Statista).
  • 3h31min. Esse é o tempo médio diário que os brasileiros investem nas redes sociais (Fonte: Hootsuite e We Are Social).
  • 83% dos usuários do Instagram seguem alguma empresa ou marca, 48% dizem já ter comprado produtos ou serviços conhecidos na rede social (Fonte: Opinion Box).
  • A quinta edição do NuvemCommerce (relatório anual da Nuvemshop) mostra que 22% das vendas na plataforma foram impulsionadas pelas redes sociais.

Algoritmo do Instagram: como fazer o seu conteúdo ser visto?

Entender como o algoritmo do Instagram funciona é importante para criar uma estratégia eficiente na rede social. 

Antes de começar a investir tempo e dinheiro produzindo conteúdo, você precisa saber quais são as regras do jogo.

Vamos resumir o funcionamento do algoritmo do Instagram em 3 frentes: distribuição de conteúdo no feed, fatores de engajamento e melhores horários para postar.

Não é porque você postou que todos os seus seguidores vão receber o seu conteúdo

O feed do Instagram (assim como o do Facebook) mostra conteúdos personalizados para cada usuário com base em seu histórico de preferências na plataforma. Isso significa que, além de não ser cronológico, o feed do Instagram nem sempre vai “entregar” os seus posts para todos os seguidores.

Curtidas chamam curtidas

O Instagram é uma rede social, correto? Pense nos significados dessas duas palavras. Redes sociais existem para que pessoas possam partilhar interesses e experiências de forma conectada. 

👉Ou seja: quanto mais pessoas demonstram interesse em um post, mais o Instagram “entende” aquele conteúdo como relevante e o “entrega” para mais pessoas. 

Você já deve ter ouvido aquela frase clássica: “dinheiro chama dinheiro”, né? A lógica aqui é a mesma. Curtidas chamam curtidas. Mas não fica só nisso: as curtidas não são a única métrica levada em consideração pelo Instagram.

O número de comentários, a quantidade de vezes que aquele post foi salvo ou enviado para outros usuários, tudo isso conta (e muito) para definir a relevância de uma publicação.

Quanto mais gente engajada com o seu conteúdo, melhor para você.

Sim, existe um melhor horário para postar no Instagram

E não, ele não é o mesmo para todo mundo. 

A discussão sobre qual é o melhor horário para postar nesta ou naquela rede social é tão antiga quanto as redes sociais em si. 

O fato é que isso varia bastante e depende muito mais do comportamento do seu público do que de uma “fórmula mágica”.

Para encontrar qual é o SEU melhor horário para postar, recomendamos que você acesse o menu Informações do seu Instagram e depois selecione a aba Público. 

Com isso, você consegue descobrir em quais horários o seu público está mais ativo no Instagram. Esses serão os melhores horários para VOCÊ postar. 

12 ideias de conteúdos para postar no Instagram

OBS: é necessário ter conta comercial para acessar o menu Informações. Clique aqui se quiser saber como fazer isso.

Mas, se você quiser se basear na experiência de outros negócios, a imagem abaixo pode te dar algumas informações úteis. Ela é de uma pesquisa realizada pelo Sprout Social.

A plataforma de gestão de redes sociais analisou os dados de seus clientes para definir quais eram os horários de maior engajamento no Instagram. O resultado foi o gráfico abaixo: 

Quanto mais clara a tonalidade, menor o engajamento. Quanto mais escura, maior o engajamento. Imagem: Sprout Social (reprodução).

Horários com mais engajamento segundo a Sprout Social:

Segunda: 9h – 17h 

Terça: 8h – 18h, 19h*

Quarta: 5h, 11h* – 15h

Quinta: 5h, 11h* – 16h

Sexta: 5h*, 9h – 10h, 11h* – 13h, 14h – 16h

Sábado: 9h – 11h

Domingo: 10h – 14h

* =  altas taxas de engajamento

Tamanhos de imagens e vídeos no Instagram

Prestar atenção aos formatos aceitos pelo Instagram é importante para produzir conteúdos adequados à rede social.

Existem basicamente 3 formas de compartilhar conteúdo na rede: feed, stories e IGTV. Cada uma delas tem diferentes especificações no que diz respeito ao tamanho dos arquivos de imagem e vídeo. 

  • Imagens no feed: 1080 x 1080 pixels (quadrada), 1080 x 608 pixels (paisagem), 1080 x 1350 pixels (vertical)
  • Stories: 1080 x 1920 pixels
  • IGTV: vídeos verticais com dimensão mínima de 4:5 e máxima de 9:16; vídeos horizontais com dimensão mínima de 5:4 e máxima de 16:9

O Instagram não te impede de postar imagens e vídeos que não cumpram os requisitos acima. 

Nesses casos, a rede social dá um jeito de adaptar a publicação para o formato usual, e isso pode acarretar problemas na exibição do seu conteúdo. Um post no feed pode aparecer cortado, por exemplo. 

Limite de caracteres do Instagram

Você pode inserir até 2.200 caracteres nas legendas das suas publicações do Instagram. Qualquer texto que ultrapassar esse limite será cortado pela rede social.

Outro ponto importante: não adianta colocar links nas legendas das suas publicações. O Instagram não permite que eles sejam clicáveis. 

No Instagram, só é possível inserir links na bio do perfil. Quem tem mais de 10.000 seguidores também consegue adicionar links diretamente aos stories, um recurso não disponível para contas menores.

As hashtags contam como caracteres?

Sim! O Instagram contabiliza as hashtags como caracteres em uma legenda de publicação. Se você precisar “poupar espaço” na legenda, insira as hashtags nos comentários do post. 

Só tome cuidado para não exagerar. O Instagram permite até 30 hashtags por publicação. Inserir mais de 30 hashtags vai fazer a rede social enxergar o seu post como um spam — e isso não é bom.

O recomendável é usar cerca de 5 hashtags por publicação. 

12 ideias de conteúdos para postar no Instagram

Ok, agora que já falamos sobre alguns aspectos técnicos do Instagram é hora de colocar a mão na massa. 

Confira 12 dicas para nunca mais ficar sem ideia do que postar no Instagram. 

1) Sempre poste stories (mas sempre mesmo!)

Os stories foram adicionados ao Instagram em 2016. Se pensarmos que a rede social existe desde 2010, dá para dizer que essa função é relativamente antiga na plataforma.

E a popularidade dos stories é inegável. Você provavelmente utiliza o recurso de alguma forma. De acordo com dados da Opinion Box, 77% dos usuários do Instagram assistem stories diariamente. 

É muita gente, né?

O recomendável é que você faça stories todos os dias, pois eles impulsionam a interação dos usuários com o seu perfil. Quando o assunto é engajamento, os stickers de enquetes, perguntas e testes são ferramentas inestimáveis para quem quer bombar e ganhar seguidores no Instagram.

Esses stickers promovem muita interação entre marcas e clientes. E você nem precisa investir tanto tempo assim para aproveitá-las, basta ser criativo e usar os recursos do próprio Instagram, que oferece várias opções de texto, imagens de fundo e até GIFs para personalizar o seu conteúdo.

Stories publicados no perfil do Melhor Envio no Instagram (@melhor_envio)

2) Faça perguntas pessoais com o sticker “Perguntas”

Apesar de parecer estranho, as pessoas gostam de compartilhar esse tipo de informação. Não queremos dizer para você sair perguntando tudo sobre a vida dos clientes, mas sim fazer aquelas perguntas clássicas que geram conversação.

O tipo de pergunta vai depender muito do nicho com o qual você trabalha. No Instagram do Melhor Envio, podemos criar perguntas que se relacionem com o mundo do frete, como na imagem abaixo:

Da mesma forma, um lojista de artigos esportivos pode promover interação perguntando para qual time os seguidores torcem, por exemplo.

Já alguém que vende roupas pode perguntar qual peça não pode faltar no armário. Entendeu o espírito? 😉

3) Peça a opinião dos seus clientes com o sticker “Enquete”

As enquetes do Instagram são valiosas por dois aspectos: promovem o engajamento e geram informações úteis para o seu negócio. Pense nelas como pesquisas de mercado simplificadas. 

Uma tática muito boa para criar interação é pedir a opinião dos seus clientes sobre os assuntos mais variados. Como as enquetes permitem apenas duas respostas, você pode utilizá-las para perguntas cujas respostas sejam A ou B. 

Quando os usuários permanecem mais tempo no seu story e respondem a uma enquete, o algoritmo do Instagram começa a entender aquele conteúdo como relevante. E aí já sabe: a rede social o “entrega” para mais pessoas. 

4) Promova engajamento com o sticker “Teste”

O sticker Teste é um dos mais recentes do Instagram. Ele permite que você faça perguntas com várias alternativas de resposta. Nem precisamos falar que ele é perfeito para criar interação com os seguidores, né?

Assim como os outros stickers, a forma de utilização vai depender muito do seu nicho, mas tenha em mente que vale a pena abusar da criatividade. 

Se quiser se inspirar em conteúdos para redes sociais, recomendamos que você dê uma olhada no Instagram da Netflix Brasil. Eles são mestres em promover engajamento, como você pode ver na imagem abaixo:

Imagem: Instagram da Netflix (reprodução)

5) Faça lives (mas com moderação)

Toda vez que alguém começa uma live, o Instagram envia uma notificação para todos os seguidores daquela pessoa para avisar que uma transmissão ao vivo está acontecendo. 

Esse tipo de visibilidade pode ser bastante interessante para quem tem um negócio na internet. Apesar disso, é recomendável não “abusar” das lives para não correr o risco de espantar seguidores.

Antes de fazer uma live, é importante definir qual será o tema abordado e organizar uma linha de raciocínio coerente. A boa notícia é que agora você não precisa ficar falando sozinho com a câmera, pois o Instagram permite que uma segunda pessoa seja adicionada à sua transmissão.

Convidar outras pessoas para falar com você é uma ótima forma de estabelecer relações e fazer o seu perfil alcançar um público que ainda não te conhece.

Imagem da internet (reprodução)

Acaba funcionando de forma parecida com o famoso “boca a boca”. Você convida alguém para falar com você, essa pessoa divulga nas redes dela que vai participar de uma live e acontece uma troca natural de seguidores entre ambos os perfis.

Clique aqui se quiser saber como fazer live com duas pessoas.

6) Poste dados e novidades sobre o seu mercado

Nem sempre você vai ter grandes novidades sobre o seu negócio para compartilhar nas redes sociais. Isso é normal. Nessas horas, aposte em produzir conteúdo que fale sobre o seu mercado como um todo.

Use dados de pesquisas e notícias para divulgar para os seus seguidores o que está acontecendo no setor. Novamente, o tipo de conteúdo vai variar muito de acordo com o seu nicho, mas vamos tentar dar um exemplo:

Imagine que você tem uma loja de alimentos veganos.

Certo dia, uma notícia anuncia o desenvolvimento de um hambúrguer com gosto e textura de carne. Você não vende aquele produto ainda, porém sabe que essa notícia é relevante para o seu público. Por que não divulgá-la nas suas redes sociais?

Além de te ajudar a não ficar sem postar nada (o que é ruim), esse tipo de conteúdo contribui para demonstrar autoridade na sua área de atuação (o que é ótimo). 

View this post on Instagram

😷 🌪 A pandemia de coronavírus mudou muita coisa no nosso cotidiano. E alguns novos hábitos devem continuar, mesmo depois.⁣ ⁣ Por isso nós listamos 5 tendências de consumo pós-coronavírus. 🖐🛍⁣ ⁣ 1 – Shopstreaming 🛒⁣ Com o isolamento social, as transmissões ao vivo nas redes sociais se tornaram mania.⁣ E estão sendo muito usadas também para vendas. É o shopstreaming. Com ele, a câmera vira a vitrine do lojista. É possível mostrar detalhes do produto e interagir ao vivo com os clientes que acompanham online.⁣ ⁣ 2 – Conforto com o digital 📲⁣ Por conta do isolamento, muitas pessoas estão experimentando pela primeira vez o conforto do digital: comprar o que precisa pela internet e receber na porta de casa. Isso se reflete no número de novos consumidores no e-commerce brasileiro, que cresceu 32%.⁣ ⁣ 3 – Preocupação com a saúde e o bem-estar 💪⁣ Durante a pandemia de coronavírus, as pessoas aumentaram os cuidados pessoais. E para isso, recorreram ao comércio eletrônico. Houve então um crescimento dos e-commerces de autosserviço, como alimentos, bebidas, produtos de higiene e limpeza. E se espera que o hábito de comprar esses produtos pela internet continue, mesmo depois da pandemia.⁣ ⁣ 4 – Colaboração e desenvolvimento 🤝⁣ Agora, mais do que nunca, é hora da gente pensar no coletivo. Por isso o espírito de colaboração está mais presente e empresas que valorizam isso tem sido as preferidas pelos consumidores. Um exemplo: se você tem uma loja de produtos orgânicos, pode usar as redes sociais para ensinar receitas com esses produtos.⁣ ⁣ 5 – A-commerce 🤖⁣ Assim mesmo, com “a”. A-commerce é o comércio automatizado. É o uso de inteligência artificial para melhorar toda a jornada do cliente. Vai da pesquisa, passa pelo atendimento, até a entrega do produto. Os chatbots e o próprio Melhor Envio são exemplos de ferramentas importantes para o a-commerce.⁣ ⁣ 📦✅ Então, conheça o Melhor Envio e simplifique o frete do seu e-commerce!

A post shared by Melhor Envio (@melhor_envio) on

7) Crie tutoriais, reviews e conteúdos informativos para os seus clientes

Às vezes, algo que parece óbvio para você não é tão óbvio assim para o seu cliente. Por isso, publicar tutoriais, reviews e qualquer tipo de conteúdo informativo pode ser muito útil para o seu público. 

A estratégia não é aplicável por todos os nichos da mesma forma, é claro. Mas basta você acessar as redes de grandes empresas para ver como elas dedicam uma parte do conteúdo a dar dicas sobre os produtos com os quais elas trabalham. 

Você pode mostrar qual é o jeito correto de usar determinado item, pode falar sobre as especificações técnicas, citar curiosidades… Enfim, vai depender do seu nicho e da sua criatividade. 

O perfil da Magazine Luiza é um excelente exemplo nesse sentido. A marca aproveita muito bem o seu perfil no Instagram para tirar dúvidas e dar dicas:

Outro exemplo é a Natura, marca que aproveita o Instagram para criar conteúdos em formato de tutorial. Na postagem abaixo, o perfil da empresa mostra como fazer uma maquiagem em menos de 1 minuto:

8) Mostre detalhes do seu dia a dia

Inicialmente, as redes sociais surgiram para conectar pessoas com outras pessoas. Com o passar do tempo, elas se profissionalizaram e as empresas também entraram no jogo. 

Apesar disso, as redes mantêm a característica humana. As pessoas querem ver publicações feitas por outras pessoas. Por isso, não hesite em compartilhar atualizações do seu dia a dia. 

Além de ajudar a criar proximidade entre você e os seus clientes, conteúdos desse tipo são relativamente fáceis de produzir — o que é ótimo para quem tem uma rotina já cheia de outras tarefas, né?

Quais momentos da rotina você pode postar no Instagram?

Algumas dicas rápidas:

  • O momento de embalar e postar as encomendas pode ser registrado nos stories.
  • As mensagens trocadas com clientes satisfeitos podem ser compartilhadas no feed. Isso ativa o gatilho mental da prova social. Só não esqueça de pedir autorização para os clientes antes, ok? 🙂 
  • A chegada de mais produtos ao estoque pode ser registrada nos stories ou no feed. 
  • Fatos curiosos/históricos sobre o negócio também podem render posts. Por exemplo: você pode comentar que determinado produto é campeão de vendas na cidade X ou compartilhar uma foto antiga da sua empresa.

9) Faça ações exclusivas para os seus seguidores

Por que você segue alguém em uma rede social? Ou melhor: por que os seus clientes seguem você? 

Na maioria dos casos, as pessoas seguem perfis que compartilham conteúdos de seu interesse ou publicam informações úteis. 

Esses aspectos são importantes, mas não são as únicas coisas que fazem alguém continuar seguindo um perfil. Existe outra motivação poderosa:

Receber vantagens. 

Se o seu cliente souber que pode receber vantagens apenas por seguir o seu Instagram, você acha que ele deixaria de te seguir? 

Por isso, faça sorteios e compartilhe cupons de desconto exclusivos para os seus seguidores na rede. 

Além de te ajudar a ganhar novos seguidores, isso vai contribuir para reter quem já te segue.

O post abaixo mostra um sorteio realizado exclusivamente no Instagram do Melhor Envio (para você ver que nós colocamos nossas dicas em prática!):

10) Replique posts de clientes

Os seus clientes podem ajudar a produzir posts para o seu negócio. Pois é! Sempre que alguém compartilhar uma atualização que envolva a sua empresa, é interessante replicá-la para os seus seguidores — desde que com autorização prévia.

O hábito de inserir conteúdos de clientes no seu Instagram é interessante por basicamente dois motivos: 

  1. Reduz a pressão de estar sempre criando novos posts 
  2. A maioria dos clientes vai gostar de aparecer no seu perfil, o que vai incentivar mais gente a fazer posts sobre o seu negócio na esperança de ser replicado 

Apps como Regrann e Repost for Instagram possibilitam republicar o conteúdo de outras contas.

11) Crie destaques no seu perfil

Os destaques do Instagram são ótimos para fixar de forma permanente os conteúdos mais importantes para quem acessa o seu perfil. Com eles, você pode criar um tipo de catálogo rápido de produtos ou até mesmo um FAQ para responder às dúvidas mais frequentes. 

Passo a passo para adicionar destaques ao seu Instagram:

  • Vá na tela principal do seu perfil (onde ficam a sua foto e bio).
  • Toque na opção “Novo”. Uma lista com os stories que você já postou vai aparecer. 
  • Selecione os stories que deseja adicionar, escolha um título e uma imagem de capa para o seu destaque. 
12 ideias de conteúdos para postar no Instagram
12 ideias de conteúdos para postar no Instagram
12 ideias de conteúdos para postar no Instagram
  • Quando quiser acrescentar ou remover stories de um destaque, basta abri-lo, tocar nos 3 pontinhos que ficam no canto inferior direito e depois em “Editar destaque”. 
  • Use a aba “Adicionar” para inserir novos stories ao destaque e a aba “Selecionado” para conferir quais stories já fazem parte daquele destaque. Você pode remover os que desejar apenas pressionando o dedo sobre a imagem. 
12 ideias de conteúdos para postar no Instagram
12 ideias de conteúdos para postar no Instagram

12) Aproveite os memes (quando fizer sentido)

Demonstrar seriedade é importante, mas cuidado para não exagerar. Em essência, as redes sociais são ambientes descontraídos onde a informalidade reina e os memes surgem (e somem) dia após dia.

Por isso, esteja sempre atento ao surgimento de novos memes. Você pode utilizá-los para criar posts engraçados no Instagram, engajando os seus clientes e “quebrando” um pouco o clima de formalidade empresarial.

Uma coisa é certa: não dá para fazer isso com TODOS os memes. Alguns deles simplesmente não vão fazer sentido para o seu negócio — e aí não adianta forçar a barra.

Outro ponto importante é o timing. Os memes entram e saem de circulação muito rápido. É importante aproveitá-los enquanto eles estão no auge, porque quando a “febre passa” ninguém mais vai prestar atenção.

Ferramentas úteis para o dia a dia

Para concluir as dicas deste texto, queremos te apresentar algumas ferramentas gratuitas que vão facilitar o seu dia a dia no Instagram. 

Postar no Instagram pelo PC com o Estúdio de Criação

“Tem como postar no Instagram pelo PC?”

Muita gente tem essa dúvida! A resposta é SIM! E o melhor: você não precisa gastar nada para fazer isso. 

O Estúdio de Criação é uma ferramenta gratuita que permite programar publicações no feed e no IGTV do Instagram.

Chega de passar trabalho postando pelo celular! Com esse recurso, você pode agendar todas as suas publicações da semana (ou até do mês!) de uma única vez.

12 ideias de conteúdos para postar no Instagram

Temos um tutorial que ensina como usar o Estúdio de Criação. Clique aqui para acessar!

Colocar vários links na sua bio com Linktree

Como já falamos neste texto, o Instagram só permite que você divulgue um único link na bio do seu perfil. Isso é muito pouco!

O Linktree resolve essa limitação facilmente. Ele funciona como um centralizador de links. A ferramenta tem planos pagos, mas a versão gratuita já resolve a vida da maioria das pessoas.

Você faz a sua conta no Linktree, insere os links que quer divulgar clicando no botão “Add New Link” e todos eles vão aparecer em uma página única. Poderíamos dizer que é como uma landing page de links. 

12 ideias de conteúdos para postar no Instagram

O resultado final é um link único (linktr.ee/suaURLaqui) que direciona para vários outros links. Depois é só colá-lo na sua bio do Instagram e ser feliz! 🙂

Exemplo de página centralizadora de links criada com o Linktree

Editar fotos com o Snapseed

O Snapseed é um aplicativo gratuito de edição de imagem desenvolvido por ninguém menos que… O Google!

Com ele, você consegue dar um acabamento mais profissional para as suas fotos. Dá para corrigir a iluminação, cortar, adicionar efeitos, inserir texto… Enfim, a lista de recursos é longa.

O app está disponível para Android e iOS 

12 ideias de conteúdos para postar no Instagram

Criar posts bonitos com Canva e Fotor

Foi-se o tempo em que as pessoas precisavam saber usar programas complexos para criar posts para redes sociais. 

Ferramentas gratuitas como Canva e Fotor facilitam a criação de imagens para os mais diversos formatos.

Os dois sites têm uma interface totalmente drag-and-drop, que quer dizer “arrastar e soltar” em português. 

Você escolhe o formato do seu post e começa a arrastar elementos para compor a imagem. O vídeo abaixo exemplifica como isso acontece no Canva:

Tanto o Canva como o Fotor podem ser acessados pelo computador. As duas ferramentas também possuem aplicativos, ou seja, você pode criar seus designs para o Instagram no próprio celular.

Elas não substituem o trabalho de um designer profissional, é claro, mas podem ser bastante úteis para o dia a dia de quem gerencia um negócio por conta própria.

Como pular linha no Instagram com Pretty Caption 

O Instagram já “bagunçou” as legendas das suas publicações alguma vez? Isso acontece com frequência! Na hora de inserir o texto, os espaçamentos aparecem certinhos… Mas basta apertar o botão de publicar para o texto aparecer amontoado em um único bloco.

Por mais que você aperte enter e tente separar o “blocão” de texto em parágrafos menores, o aplicativo teima em não fazer as quebras de linha! 😠

Por sorte, tem um jeito bem fácil de resolver isso sem estresse. Basta usar o Pretty Caption. A imagem abaixo mostra uma legenda antes e depois de passar pela ferramenta. Dá uma olhada: 

Imagem: Pretty Caption (reprodução)

Você provavelmente concorda que a imagem da direita é bem mais organizada e fácil de ler, né? 

E bom, o Pretty Caption é bem simples de usar: antes de postar, você cola o texto da legenda na área branca e aperta em “Generate & Copy”.

12 ideias de conteúdos para postar no Instagram

Depois é só colar no Instagram (ou no Estúdio de Criação, caso você esteja usando a ferramenta) e postar. Os espaçamentos vão ficar certinhos!

Já que você chegou até aqui…

Que tal assinar a nossa newsletter? Como você chegou até aqui, imaginamos que o conteúdo tenha sido útil de alguma forma.

Por isso, se quiser receber outros posts como este no seu e-mail, inscreva-se no formulário abaixo! 

Prometemos não lotar a sua caixa de entrada, ok? Pode assinar sem medo de spam! 😉

Posts relacionados

Deixe um comentário