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Para o dia dos namorados

Homem dando presente para namorada.

Como preparar seu e-commerce para o Dia dos Namorados

Você vende pela internet e quer saber quando é o Dia dos Namorados para planejar suas estratégias e se preparar para uma das datas sazonais mais importantes do comércio? Então, este artigo é para você!

Se você quer fazer a sua loja virtual bombar no Dia dos Namorados, confira as 10 dicas que preparamos para criar a melhor estratégia de promoção de vendas, elaborar uma campanha apaixonante e lucrar muito. Vamos lá?

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Casal idoso.

Afinal, qual a origem do Dia dos Namorados?

Aposto que em algum momento você já deve ter pensado: porque o Dia dos Namorados no Brasil é em junho e nos Estados Unidos (e resto do mundo) em fevereiro?

Enquanto a Europa e os Estados Unidos comemoram o famoso Valentine’s Day ou Dia de São Valentim, em 14 de fevereiro, — por aqui no Brasil — o feriado do romance é celebrado no dia 12 de junho.

E o motivo é exclusivamente comercial. 

Afinal de contas, as datas comemorativas funcionam como uma espécie de gatilhos de vendas. Muitas vezes, as pessoas aguardam a data para comprar — seja um item para se auto presentear ou agradar aquela pessoa querida.

Junho foi escolhido porque era justamente o mês de desaquecimento das vendas e o dia 12 por ser véspera da celebração de Santo Antônio, que já era famoso no Brasil por ser o santo casamenteiro.

A ideia veio do publicitário João Doria. Ele foi contratado pela loja Exposição Clipper com o objetivo de melhorar o resultado das vendas em junho, que eram sempre fracas.

Casal se abraçando.

A importância do Dia dos Namorados para o e-commerce

Junho marca uma das mais importantes datas no calendário do comércio: o Dia dos Namorados. Com as pessoas cada vez mais atarefadas e sem tempo para buscarem presentes em lojas físicas, o e-commerce é uma alternativa muito usada neste período

🗣️ O Dia dos Namorados é a terceira data mais movimentada no varejo e lojas virtuais, ficando atrás apenas do Dia das Mães e das festas de final do ano —  como o Natal.

O e-Bit, empresa referência nacional em informações sobre o comércio virtual, apurou que em 2021, as compras online feitas entre os dias 15 de maio e 12 de junho tiveram um crescimento de 292,6% em receita e de 166,2% em ticket médio para o e-commerce. 

Para você ter uma ideia do potencial do Dia dos Namorados 2021, as compras feitas no cartão de crédito renderam mais de R$ 3,3 bilhões em faturamento, representando um aumento de 28% em relação ao mesmo período de 2020, segundo pesquisa da All In | Social Miner em parceria com a Clearsale e Octadesk.

Os apaixonados ficam felizes com seus presentes nessa data comemorativa, mas vamos combinar que os e-commerces também têm motivos para celebrar as vendas. 

Tudo isso por um simples motivo: datas temáticas são uma excelente oportunidade para criar ações que gerem conexão com o seu público, expandir o seu alcance e impulsionar as vendas.

O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o comércio online. Todos os anos, a celebração movimenta bilhões de reais e gera milhares de pedidos. Neste ano, não será diferente.

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Dia dos Namorados: nichos e tendências para ficar de olho

Seja em loja física ou loja virtual, o apelo emocional é importante para aproveitar a época da melhor maneira possível e o mais legal é que esse período movimenta diversos nichos de mercado.

Diferentemente do Dia das Mães, voltado para o público feminino, o Dia dos Namorados garante vendas para todos os gêneros. Então, é significativo o aumento no faturamento de empresas que atuam nos nichos de produtos: 

  • Esportivos
  • Automotivos
  • Eletrônicos
  • Beleza
  • Flores
  • Joias
  • Relógios 
  • Chocolates

Se você quer saber o que vender no Dia dos Namorados e lucrar ainda mais nessa data comemorativa aproveite a diversidade de casais no Brasil e adapte as dicas para o que fizer mais sentido para o seu negócio. E não esqueça de começar a preparar o seu e-commerce o quanto antes!

Imagem/Reprodução: Unsplash

 

Casal se abraçando

Dicas para vender mais no Dia dos Namorados

Agora que você já está por dentro de uma das maiores data do varejo, vamos às dicas de como preparar o seu e-commerce para o Dia dos Namorados:

Como preparar seu e-commerce para o Dia dos Namorados

Preparar a sua loja virtual para aproveitar esta data não é complicado. Não existe uma fórmula mágica para gerar vendas, mas existem algumas boas práticas e dicas infalíveis para ser sucesso de vendas no Dia dos Namorados. Vem com a gente!

Casal beijando

1. Prepare o estoque e negocie com fornecedores

Essa dica parece muito óbvia, eu sei, mas você deve prestar bastante atenção nela. Isso porque é a principal dica caso sua demanda cresça bastante no Dia dos Namorados. 

Para conseguir entregar os produtos com prazos de entrega competitivos, é importante ficar de olho na quantidade de produtos que você separou no seu estoque.

Se a demanda for muito maior que a oferta, você perderá dinheiro! (E a gente sabe que você não quer isso, certo?)

Mas cuidado! Esse cenário deve ser avaliado com cautela, pois, caso você planeje um certo número de vendas para esse período, e ele, por algum motivo, seja bem mais baixo que o planejado, você pode acabar tendo prejuízo também, com produtos encalhados no estoque.

Em relação à negociação com os fornecedores, é muito importante que você faça isso bem antes da data (quem sabe você ainda garante descontos na hora de comprar).

É bem provável que seus fornecedores produzam em massa para várias outras lojas. Por isso, para evitar atrasos, programe o fornecimento para dias antes do Dia dos Namorados. E não esqueça de retirar os anúncios se o estoque terminar. 

2. Kits e presentes para o Dia dos Namorados

Uma dúvida que incomoda muitas pessoas é o que dar de presente no Dia dos Namorados. E aposto que a sua pesquisa no Google está repleta de buscas por presente para a pessoa amada.

Isso também pode ser um desafio para quem vende pela internet e procura por  ideias para vender no Dia dos Namorados, afinal é preciso escolher quais produtos destacar nas campanhas promocionais durante a data comemorativa.

Casais existem aos montes e cada um tem suas particularidades. Alguns são mais aventureiros, outros preferem um bom filme e um lugar sossegado… Tem casal para todo tipo de produto. 

Que tal oferecer uma experiência única para cada estilo de casal?

Monte kits românticos de acordo com os perfis de seus clientes que agradem tanto uma quanto a outra parte do casal.

Por exemplo, imagine que você irá vender uma cesta de café da manhã. Para evitar falar apenas dos itens que fazem parte do presente, é importante que você foque também nos sentimentos que serão expressados ao surpreender a pessoa querida com esse item.

Ou ainda, se você tem uma loja do nicho de beleza, por exemplo, crie listas e indique kits de produtos para dar mais confiança e bem-estar ao consumidor. 

Dá para colocar nesses kits os produtos mais procurados com aqueles mais difíceis de serem vendidos ou até brindes simples, mas que fazem toda a diferença.

Capriche na produção, nas fotos, divulgue nas redes sociais e não se esqueça de sempre responder às perguntas de quem te acompanha por lá.

 

Casal no carro

3. Use as redes sociais para divulgar

Com divulgação orgânica, fotos personalizadas e postagens com o tema Dia dos Namorados, seu conteúdo pode ter um bom alcance, acredite. 

Incentive consumidores a postarem a abertura das caixinhas nas redes sociais. Isso ajuda a gerar divulgação gratuita.

Para aumentar o engajamento, crie hashtags temáticas para cada ação de unboxing do Dia dos Namorados e reposte os conteúdos na sua página oficial do Instagram ou Facebook, por exemplo.

Patrocinar o conteúdo é outra opção para impulsionar o alcance do conteúdo e acelerar os resultados.

Ao anunciar nas redes sociais, lembre-se de segmentar bem o seu público para aproveitar melhor o investimento. O Instagram é uma boa aposta para uma campanha de mídia paga para o Dia dos Namorados. 

4. Proporcione uma experiência incrível 

Uma estratégia poderosa para encantar clientes é focar na experiência de quem compra na sua loja. Isso significa cuidar de todos os detalhes para que essa pessoa tenha uma boa jornada de compra, desde o atendimento até o pós-venda.

Para oferecer uma boa experiência ao usuário, é preciso bem mais do que apenas ter um site ou aplicativo bonito. A boa notícia é que várias ações simples ajudam a tornar este momento memorável. Por exemplo:

  • Enriquecer o presente com mimos
  • Embalar os produtos em caixas personalizadas
  • Escrever uma cartinha ou enviar uma mensagem especial para os apaixonados
  • Garantir entregas seguras, de qualidade e em tempo hábil
  • Trabalhar com embalagens e materiais sustentáveis, assim você contribui com o meio ambiente e surpreende os consumidores engajados com a causa
Casal andando de skate

5. Crie ofertas especiais

Em um momento de incertezas sobre o futuro da pandemia e estabilidade da economia, muitas pessoas podem querer economizar no presente de Dia dos Namorados

Para encantar seus clientes, ofereça ofertas atrativas, dentro das suas possibilidades. Você pode, por exemplo, criar promoções na compra do segundo item, incentivando o cliente a também “se presentear”.

6. Mimos e cupom de desconto pra que te quero!

Que tal oferecer um cupom de desconto ou frete grátis na próxima compra para incentivar clientes a voltarem na sua loja?

Você pode enviar um cupom de desconto para uma categoria do site e pode destacar os produtos que gostaria que as pessoas comprassem. É uma boa estratégia para zerar artigos parados no estoque e fazer capital de giro.

Homem dando presente para namorada.

7. Ofertas de última hora? Temos!

Comprar presentes de última hora: quem nunca, hein? 

Sabendo que muitas pessoas deixam essa tarefa para depois, você pode oferecer a solução para convertê-las em clientes: 

  • Criar listas com sugestões de presentes para quem está indeciso sobre o que comprar é uma excelente ideia.
  • Aproveite o Dia dos Namorados para estimular a venda de vale presentes. Essa é uma excelente alternativa para atrair quem está em dúvida ou que não quer errar na escolha do presente. Você pode vendê-los com o apelo da compra de última hora e dar um desconto para quem comprar na sua loja. 
  • Promoções por tempo limitado ou de última hora são bastante eficazes para direcionar tráfego para o e-commerce. Ações desse tipo despertam nos clientes o senso de urgência e são gatilhos mentais para a compra.
  • Outra ideia é avisar sobre o estoque baixo. Colocar a frase “Restam apenas xx unidades” na página do produto passa a mensagem de que se trata de uma oportunidade única.

Essas ações de vendas devem ser planejadas para conversarem entre si. Dessa forma, quem comprar na sua loja vai receber uma comunicação direcionada em diversos canais, aumentando a chance de você conseguir com que visitem o seu site.

8. Pop-ups diferenciados no e-commerce

Independente de qual seja a data comemorativa, os pop-ups são um recurso de marketing eficaz para coletar contatos qualificados para o seu negócio. Eles funcionam bem, mas é importante não atrapalhar a experiência do usuário no site.

Para ampliar o número de pessoas interessadas nos seus produtos, programe pop-ups para as semanas antes do Dia dos Namorados e ofereça acesso antecipado a alguma coleção ou promoção, um cupom de desconto, frete grátis, entre outros benefícios. Transforme seus produtos em experiências!

O Dia dos Namorados é uma data de afeto e você precisa manter este apelo na hora de divulgar sua loja virtual e vender.

Use uma comunicação mais sensível e, de certa forma persuasiva, para transformar os seus produtos em experiências. Romantize no uso das palavras!

9. Vale lembrar de quem não namora

Você ainda pode expandir sua audiência e vender mais ao criar promoções para quem está solteiro. 

Afinal, esta parcela da população também curte aproveitar preços competitivos. A dica, neste caso, é incentivar o amor-próprio e o ato de se auto presentear. 

Nesse conteúdo fora da caixinha feito pela Lacta Bis eles foram ousados e aproveitaram a data comemorativa para lembrar que namorando ou não este dia pode ser um momento de se amar. Que tal apostar nisso aí no seu e-commerce?

10. Fique de olho no pós-venda

Você não quer que seus clientes comprem na sua loja somente nesta data, certo? Então, o pós-venda será um dos seus grandes aliados para aumentar as chances de fidelização.

Vale enviar e-mail marketing ou mensagens no WhatsApp e até fazer o envio do produto em  embalagens especiais e personalizadas, para saber como foi a experiência de compra. Essa ação demonstra que você se preocupa com o cliente e ainda te ajuda com informações interessantes para melhorar a experiência do consumidor.

 

Como o Melhor Envio pode te ajudar a potencializar o Dia dos Namorados

Por fim, a cereja do bolo! Apresente uma vantagem especial aos seus clientes. Que tal um frete com preço irresistível? 

Mesmo com tantas novidades, algumas coisas não mudam: o envio dos pedidos continua como um dos pontos mais importantes no e-commerce. A agilidade e o preço das entregas são fatores determinantes para o sucesso do empreendimento.

Dessa forma, o Melhor Envio surge como uma excelente alternativa para quem tem um negócio online. 

O Melhor Envio é uma plataforma 100% gratuita de cotação e compra de etiquetas de frete com diversas transportadoras, disponibilizamos diferentes modais (aéreo, rodoviário) e modalidades de frete (econômico, expresso). 

Dessa forma, lojistas têm muito mais liberdade na hora de definir as campanhas de frete da sua loja virtual.

Para usar o Melhor Envio é necessário criar uma conta, preencher os dados de envio na Calculadora de Fretes e, em segundos, receber diversas opções de frete com transportadoras que atendem aquele trecho.

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